Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

7 IDÉIAS PARA TORNAR SUA CASA MAIS RELAXANTE:


Iluminação, aromas e até suas atividades podem tornar sua casa um refúgio do estresse


POR NATHALIE AYRES

A vida anda muito estressante, não é mesmo? Cada vez mais cobranças lotam nossa mente, seja do trabalho, família, parceiro... E o primeiro lugar que deveria ser um oásis de calma nessa rotina maluca é a nossa casa, certo? "A casa precisa ser um lugar em que a pessoa fuja do estresse. Se permitir ter um tempo livre e pessoal para experimentar o ócio construtivo é fundamental para a saúde e qualidade de vida das pessoas", comenta o psiquiatra Leonard Verea, especializado em Medicina Psicossomática e em Medicina do Trabalho. E para se criar esse espaço perfeito para relaxar, algumas mudanças precisam ser feitas. Se você nem sabe por onde começar, elaboramos um guia do que você pode mudar na sua casa para torná-la um verdadeiro spa.



Aposte na meia luz

Uma boa pedida é comprar lâmpadas com menor voltagem, ou mesmo colocar em casa interruptores com gradação de luz, isso porque, quanto mais iluminado um ambiente, maior a sensação de que ainda é dia. "A meia luz cria um ambiente escuro, que informa ao cérebro que é noite e isso estimulará a produção de melatonina, substância indutora do sono", explica o psiquiatra Leonard Verea, especializado em Medicina Psicossomática e em Medicina do Trabalho. E quando o corpo se prepara para dormir, ele naturalmente relaxa. "Damos ao corpo os indicativos que ele precisa para passar da fase ativa para a fase de descanso", define Allan Lopes, geobiólogo e fundador da Casa Saudável, consultoria em geobiologia que sugere melhorias em sua casa em prol da saúde.

Inspire relaxamento

Os cheiros da casa também podem ajudar no relaxamento, ainda mais quando lembram algo familiar. "Aromas familiares e intensos, como os da flores, florestas ou do mar, são reconhecidos pela emoção por trazerem boas sensações da juventude, diminuem a ansiedade", explica a psicóloga Samia Maluf, especialista em aromaterapia da clínica By Samia. De acordo com a especialista, o óleo mais usado para esses fins é a lavanda, que pode até trazer bons resultados para casos de insônia. "Ele pode ser utilizado num aromatizador de plug ou num réchaud, ou usado em sabonetes ou sprays, desde que tenham sido feitos com o óleo essencial", diferencia a especialista.

Troque de noticiário

Notícias ruins não tem uma boa repercussão no nosso corpo. Muito pelo contrário, elas ajudam a estressar ainda mais. "As situações limite contaminam a todos - mesmo que não sejam vítimas diretas - pois trazem à realidade uma cena dramática em um nível de destruição com o qual é muito difícil lidar", acredita Verea. Ou seja, ao invés de se informar de todos os crimes cometidos no dia, porque não mudar de canal? O mesmo vale para as notícias da internet, tente dar mais atenção a assuntos mais amenos quando chega em casa.

Escolha um bom sofá

E nada como descansar em um sofá bem confortável, não é o mesmo? O problema é que se o sofá é ruim, ou não nos sentamos ou mesmo deitamos de forma correta, é mais difícil relaxar. "Em geral a dor nas costas é causada pela má postura, pois algum musculo fica tenso ou não suporta a posição por longos períodos. Isso pode impedir as pessoas de descansarem", ensina o ortopedista Cássio Trevizani, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Não se preocupe, você pode deitar-se nele, desde que não seja por horas a fio! E ao sentar-se, procure sempre deixar as costas alinhadas e os pés encostados no chão. "Verifique ao comprar se ao sentar-se seus joelhos não ficam mais altos do que o bumbum, pois isso deixa os joelhos mais dobrados e desconfortáveis", explica o especialista. O material do sofá é algo importante: "quando for muito macio, é mais fácil esses desiquilíbrio acontecer, já que o peso do tronco fica sobre o bumbum, e isso faz que ele afunde", conclui.

O som da calma

Alguns tipos de música têm o poder de nos deixar mais calmos. Existem até pesquisadores que buscam montar rankings com músicas mais ou menos relaxantes... "O ideal é que sejam músicas calmas e sem letras, só sons, como de mar, vento", define o psiquiatra Verea. Mas o problema é que nem sempre isso funcionará com todas as pessoas! Alguns podem acabar ficando mais inquietos com esse tipo de som, justamente por não gostarem. "Cada pessoa relaxa de acordo com o seu estilo de vida e estilo musical, portanto não há problemas em relaxar ouvindo heavy metal, desde que seja o gosto da pessoa. Se a música te faz esquecer dos problemas, relaxar e acalmar, ela pode ser utilizada com esse fim", conclui o especialista. Portanto, tente ver qual a música te ajuda a se desconectar do mundo e do estresse do dia e aproveite.

Invista em plantas

Estar em contato com a natureza ajuda a acalmar os ânimos e até traz ganhos ao corpo. Um estudo publicado em 2013 mostrou que cidades com mais áreas verdes tinham indicadores de saúde melhores. Mas se você não consegue esses espaços na sua cidade, que tal investir em um na sua casa? Fazer um canto com plantas pode ser uma boa pedida para relaxar. "As plantas de interior possuem a capacidade de filtrar o ar da casa, absorvendo toxinas e gás carbônico e liberando oxigênio para o ambiente", comenta o geobiólogo Allan Lopes. Ele nos conta que a NASA separou algumas espécies de plantas que tem maior capacidade de limpar o ar. São elas: babosa, antúrio, areca, bambuzinho, agalonema, flor de maio, dracena, cíclame, orquídea, comigo ninguém pode, azaleia anã, bananeirinha, palmeirinha, gérbera, crisântemo, filodendro, jiboia, calanchoe, ráfis, lírio da paz, espada de São Jorge, tulipa e begônia. "Mas para tornar o lugar aconchegante, depende muito do gosto das pessoas que o habitam e também do tipo de espaço que se tem", pondera o especialista.

Banho "no stress"

Que tal lavar os problemas junto com a sujeira do corpo? Um banho relaxante pode ser a melhor forma de aproveitar bem de entrar no clima de descanso. "Muitas vezes o estresse se configura por acúmulo de tensão no corpo. Esta tensão pode ser liberada através de um banho morno, pois a temperatura irá estimular a circulação sanguínea", comenta o geobiólogo Lopes. O contrário, porém, também é verdadeiro, já que o corpo se ativa com a água mais fria e também pode liberar suas tensões. Portanto, a temperatura depende de você. "É importante que cada um faça testes de como se sente melhor após um banho morno e após um banho mais frio", conclui o especialista.

Cantar no banho também pode ser terapêutico para quem gosta. "Escolha, de preferencia uma música que conheça a letra para cantar junto no único lugar que temos direito a sermos, todos, cantores!", ressalta Lopes. Afinal, tudo que nos faz esquecer um pouco das dificuldades do dia a dia é válido!