Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

VIDAS PASSADAS - ESTUDOS BÁSICOS:


Vidas Passadas – Estudos básicos


Muitas pessoas escrevem para a direção do GnosisOnline com inúmeras perguntas acerca dos ensinamentos sobre Vidas Passadas, Reencarnação, Alma etc. Estamos postando, aqui, perguntas básicas sobre esses e outros temas, como uma espécie de bê-a-bá para que ao lerem outros textos gnósticos, se tenha pleno conhecimento dos fundamentos da Gnose.

A seguir, vai uma entrevista, no formato pergunta-resposta, com o mestre gnóstico VM Samael Aun Weor sobre reencarnação, vidas passadas e outros temas correlatos. Vale a pena ler este texto e aprofundar nossos estudos de autoconhecimento.

Pergunta: Que se entende por reencarnação?
Samael Aun Weor: As pessoas comuns e correntes entendem por reencarnação o regresso a uma nova matriz. Isso significa que nós podemos reincorporar em um novo organismo humano. Não será demais acrescentar que ao regressar voltamos a nascer e a viver na mesma forma e do mesmo modo vivido na existência precedente.

P: Por que não recordamos nada de nossas vidas passadas?
SAW: As pessoas não recordam suas vidas anteriores porque têm a consciência adormecida. Se a tivessem desperta, logicamente se lembrariam de suas vidas anteriores.

P: Quem se reencarna?
SAW: Enquanto alguém tiver possibilidade de salvação, poderá regressar a uma nova matriz para se revestir com um outro corpo físico. Porém, quando o caso já for perdido, quando o sujeito se tornou um malvado definitivamente, quando nenhum castigo produz mais resultados úteis, então não volta mais, não lhe é dado mais outro corpo e assim ele entra nos mundos infernais onde somente se ouvem o pranto e o ranger de dentes.

P: Como podemos comprovar que regressamos a este mundo outra vez?
SAW: O retorno a este mundo depois da morte para uns é uma teoria, para outros um dogma, uma anedota, uma superstição ou uma crença. No entanto, para aqueles que recordam suas vidas passadas, o retorno é um fato. Isto significa que somente se lembrando de suas vidas anteriores é que alguém poderá evidenciar a crua realidade da reincorporação ou regresso a este Vale de Lágrimas. Porém, repetimos: só é possível se recordar as existências anteriores quando se desperta a consciência.

P: Para que voltamos a este mundo?
SAW: Voltamos a este mundo com o propósito de nos aperfeiçoar, pois, infelizmente, somos pecadores e precisamos acabar com nossos erros.

P: O que é que regressa a este mundo dos seres humanos?
SAW: O que retorna a este mundo é a alma do falecido.

P: Os animais e as plantas também regressam a este mundo?
SAW: As almas das plantas, dos animais e das pedras são os elementais da natureza. Eles retornam a este mundo de maneira contínua. Por exemplo, se uma planta seca e morre, o elemental desse vegetal renasce em outra planta. Se um animal morre, o elemental dessa criatura regressa a um novo organismo animal etc.

P: Existe a predestinação?
SAW: Cada alma é o artífice de seu próprio destino. Se alguém pratica o bem, ganha uma boa sorte. Faz-se o mal, renasce neste mundo para sofrer e para pagar tudo o que deve. Assim se explica porque uns nascem em um leito de plumas e outros na desgraça.

P: Gostaria de recordar as minhas vidas passadas, mas como tenho a consciência adormecida, que devo fazer para despertá-la?
SAW: Seguindo a senda da santidade. Eis o caminho para se despertar a consciência. Acaba com teus erros, arrepende-te de tuas más ações, torna-te puro em pensamento, palavra e obra e eu te garanto que quando houveres alcançado a verdadeira santidade, terás despertado a consciência.

P: Por que muitos não creem que tiveram vidas anteriores?
SAW: Alguns não creem simplesmente porque não recordam suas vidas passadas e de fato não se lembram porque tem a consciência adormecida.

P: O senhor se lembra de suas vidas passadas? Constatou de fato que existe a reencarnação?
SAW: É claro que se não recordasse minhas vidas passadas não me atreveria a defender com tanta ênfase a doutrina da reencarnação. Felizmente, lembro-me com bastante clareza todas as vidas que tive no planeta Terra.

P: Quantas vezes alguém pode reencarnar nesta vida?
SAW: Está escrito com letras de ouro no livro da vida que se regressa 108 vezes a este mundo.

P: Por que uns reencarnam como homens e outros como mulheres?

SAW: Tudo depende dos acontecimentos da vida. Às vezes, temos que voltar em corpo feminino e outras vezes em corpo masculino. Sempre de acordo com as ações de nossas experiências anteriores.

P: Por que se diz que por tratar mal os animais pode alguém reencarnar como cavalo, cachorro ou gato?
SAW: As almas perdidas ingressam nos mundos infernais. Ali, como dizem as sagradas escrituras, passam pela Segunda Morte. Somente depois de tal morte é que as almas condenadas ficam limpas de toda mancha. Então podem voltar a este mundo. Evoluem como elementais minerais, ascendendo depois ao estado vegetal, a seguir reincorporam em organismos animais para finalmente reconquistar o estado humano que outrora perderam. Ao chegarem a estas alturas, se lhes concede 108 vidas a fim de que se façam perfeitas. Porém, se fracassam, voltam a repetir todo o processo de novo.

P: A que se deve o fato de alguém estar em certos lugares e ter a sensação de que já os conhece tão bem a ponto de poder descrevê-los com detalhes?
SAW: Esse fenômeno se deve ao fato de que em vidas anteriores já esteve nesses lugares.

P: Quantas vezes se pode reencarnar em corpo humano e quantas vezes em corpo animal, quantas em vegetal e quantas em mineral?
SAW: O retorno dos seres humanos já está devidamente calculado em 108 vezes, porém o Retorno em organismos animais, vegetais ou simplesmente minerais não tem um número exato.

P: Será possível se passar do reino vegetal ao humano ou do animal para o mineral?
SAW: Do reino vegetal se passa para o humano, mas através do reino animal. Isto significa que não podemos saltar porque a natureza não dá saltos. Se o elemental animal degenera, involui, retrocede para o estado mineral, passando antes, naturalmente, pelo estado vegetal.

P: Em que dimensão se encontram os elementais dos reinos vegetal e mineral?
SAW: As criaturas elementais vivem na quarta dimensão da natureza.

P: Somos nós os mesmos seres humanos dos tempos antigos que estamos a nos reencarnar ou alguns têm desaparecido definitivamente?
SAW: A Humanidade atual é muito velha. Está retornando a este mundo há muitos milhares de anos.

P: Quanto tempo um ser humano espera depois de morto para receber um novo corpo?
SAW: Isso depende do destino de cada um. Uns renascem imediatamente e outros levam muito tempo para voltar.

P: Um estudante que tenha começado a despertar sua consciência, ao morrer, pode dar-se conta do processo de reencarnação?
SAW: Quem desperta a consciência não precisa aguardar o momento da morte para recordar as vidas passadas. Ele pode recordá-las em vida, aqui e agora.

P: A Gnose considera justo o fato de que milhões de seres humanos vivam na mais completa ignorância sobre a evolução, a reencarnação, a realização e o despertar da consciência?
SAW: Nós, gnósticos, consideramos injusto que não haja pregadores suficientes, melhor diríamos, missionários em quantidade para levar estes ensinamentos a todas as partes, mas não temos culpa disso. Acontece que à Humanidade só lhe interessa se divertir, ganhar dinheiro e entregar-se aos prazeres. Se as pessoas fossem mais compreensivas, se preocupariam por estes ensinamentos e os divulgariam.

P: O que é a Segunda Morte e o que tem a ver com a reencarnação?
SAW: A Segunda Morte marca o fim de nossas paixões animais nos mundos infernais. Isto significa que no fim os condenados, os perdidos, chegam à pureza original. Quando isso acontece, saem dos abismos infernais que existem no interior da terra. Então, como já dissemos, tais almas tornam a evoluir da pedra até o homem.

P: Quando a Humanidade irá entender o porquê das reencarnações?
SAW: A Humanidade somente poderá entender o porquê das reencarnações no dia em que conseguir despertar a consciência.

P: Por que as pessoas nascem, morrem e voltam sempre a repetir o mesmo disco?
SAW: De fato, as pessoas repetem, como você disse, sempre o mesmo disco. Refiro-me à Lei de Recorrência. Em cada vida, tornamos a repetir tudo o que fizemos na anterior, sofrendo as consequências do bom e do mau praticados na vida passada. Isto é um círculo vicioso: repetição de dramas, de cenas, de amores, reencontro com as mesmas pessoas etc.

P: Como faremos para sair de tanta repetição?
SAW: Conseguimos nos livrar da lei da Recorrência somente através da santificação.

P: Quem nos obriga a tomar um novo corpo físico?
SAW: A este mundo nos mandam os Anjos do Destino. Eles têm anotado em seus livros as nossas boas e más ações.

P: Se depois de morto o corpo, a alma vai para o céu, como afirmam muitas religiões, por que não ficam lá então?
SAW: O céu é um prêmio, uma recompensa pelas nossas boas ações, mas quando a recompensa se esgota, temos de voltar para este mundo.

P: Será certo que existe o inferno?
SAW: O inferno com chamas, aquele fosso com carvões em brasa viva e diabos com garfos, é um símbolo que corresponde a uma tremenda realidade. Existem os mundos infernais, ou mundos inferiores, regiões de amargura no interior do planeta Terra. Nesses abismos vivem as almas perdidas.

P: Se algumas almas vão para o inferno, que poderão fazer para se livrar dessas chamas?
SAW: Ensinar a doutrina para tais almas é nosso dever e seria injusto, como já disse em uma pergunta anterior, não levar o ensinamento gnóstico a todas as regiões do mundo.

P: É verdade que as almas caem em um poço cheio de chamas e não se queimam?
SAW: No interior da terra existe fogo e água. As almas fracassadas se identificam com esses elementos da natureza e sofrem, mas o fogo não pode queimá-las, nem a água afogá-las, porque as almas são incorpóreas, sutis. Olhando de outro ângulo esse assunto de chamas, quero lhe dizer que tais flamas simbolizam nossas paixões animais.

P: Quem viu essas almas e se deu conta de que ali havia almas?
SAW: Qualquer pessoa inteligente sabe que no interior da terra existe fogo líquido. Os vulcões assim o indicam. Não se necessita ser sábio para ver as chamas. Qualquer um pode vê-las nas crateras misturadas com lavas e gases inflamáveis.

P: O que é a região purgatorial?
SAW: As religiões falam do Purgatório e da região purgatorial. Na realidade, existem zonas moleculares inferiores, submersas, situadas além da quarta dimensão. Em tais zonas, muitas almas que aspiram à luz se purificam, eliminando seus pecados.

P: Será verdade que acreditando em Deus se pode escapar do inferno?
SAW: Muitas pessoas acreditam em Deus e não escapam do inferno. Se alguém quiser escapar da região das trevas, terá de tornar-se santo.

P: Será verdade que alguém, aprendendo de memória os capítulos da Bíblia, consegue se livrar do inferno?
SAW: No inferno há muita gente que conhece a Bíblia de cor com pontos e vírgulas.

P: Poderia alguém se salvar apenas acreditando no que está escrito na Bíblia?
SAW: A fé sem obras é fé morta. Precisamos de uma fé viva e esta deve se fundamentar nas boas obras. Urge que vivamos de acordo com os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

P: É obrigatória a reencarnação?
SAW: Enquanto não atingirmos a perfeição, os Anjos do Destino nos mandarão para este mundo.

P: A reencarnação favorece a que paguemos por nossas más ações?
SAW: Todos os sofrimentos que temos neste mundo são devidos às más ações de nossas vidas passadas.

P: Sempre regressamos na mesma família?
SAW: O Eu continua em sua própria semente. Isso significa que continuamos em nossos descendentes, isto é, regressamos à mesma família.

FONTE: GNOSISONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário