Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

MARTE ESTÁ EM PERIGO?





Em vista de numerosas informações sobre as ameaças provenientes do espaço cósmico – passagem de um asteroide nas proximidades da Terra, a queda de meteoritos, – é pouco provável que uma notícia do mesmo gênero provoque preocupação do público.


Pois neste caso se trata não da Terra, mas de Marte: em outubro do ano que vem um grande cometa pode colidir com este planeta.




A fulguração do golpe será vista muito bem da Terra desde que a colisão se dê no lado de Marte que dá para a Terra. Neste caso no Planeta Vermelho vai ficar uma cicatriz – um cratera de uns 500 quilômetros de diâmetro.







O cometa C/2013 A1 foi descoberto em 3 de janeiro deste ano por um observatório australiano. A seguir, os americanos conseguiram encontrá-lo nas fotografias mais antigas, o que permitiu calcular com mais precisão a sua órbita.




Soube-se que o trajeto do cometa cruza com o trajeto de Marte. Na base da sua luminosidade foi calculado que o seu diâmetro deve superar várias vezes o diâmetro dos outros cometas – ele chega a 50 quilômetros e a colisão, – caso se realize, – será grandiosa.




Os astrônomos assistiram a um fenômeno semelhante em 1994, quando o cometa Shoemaker-Levy caiu na superfície do Júpiter. No momento da sua aproximação a gravitação forte deste planeta dilacerou o cometa em pedaços e a entrada de cada um deles na atmosfera provocava uma fulguração forte.




O momento do evento foi calculado de antemão, com precisão de segundos. Embora no momento da colisão podia ser visto da Terra apenas o lado oposto de Júpiter, todo o espetáculo foi gravado pelo aparelho Galileo da NASA que observava o planeta do lado.




Algumas horas depois o lado "ferido" do Júpiter virou para a Terra e todos viram gigantescas cicatrizes de cor vermelho-escura, que existiram durante várias semanas. Isto surpreendeu os cientistas pois se sabia que em Júpiter não existe a superfície firme.




A queda de um grande corpo sobre o Marte também seria muito interessante para a ciência, – afirma o chefe de um dos departamentos do instituto de astronomia da Academia de Ciências Russa Dmitri Vibe.




"A colisão permitira lançar luz sobre o enigma dos meteoritos marcianos. Pois, na Terra são encontrados meteoritos que quanto aos seus parâmetros fazem lembrar a substância marciana. Não se compreende, como esta substância podia sair voando da superfície de Marte. Se a colisão se der, poderemos assistir a este processo em ação. No plano de problemas de perigo, representado por asteroides e cometas, seria interessante ver, como se realizam semelhantes fenômenos num corpo, cuja massa difere pouco da massa da Terra".




Oleg Malkov, chefe de um dos departamentos do Instituto de Astronomia junto da Academia de Ciências Russa, chamou a atenção para o fato de que nos principais portais astronômicos, como, por exemplo, space.com não se fala nada sobre a futura colisão do cometa com Marte.




"Os portais sérios não se dedicam a ninharias. Desconfio que se trata de uma histeria antecipada, organizada não por círculos científicos, mas, sim, por pseudocientíficos".




Com efeito, os cálculos aproximados dos astrônomos revelam que o cometa vai passar a 109 mil quilômetros do centro do Marte e que a probabilidade da colisão é uma por 1060. Será que teremos a oportunidade de assistir a um show bonito?




É difícil de crer nisso. Mas está fora de dúvida que os portais de internet, que tinham publicado esta informação, – na sua maioria, russos, – irão ganhar bom dinheiro com os cliques e likes de propaganda.








Fonte: Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário