Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

terça-feira, 23 de abril de 2013

RELIGIÕES UNIVERSAIS:

Religiões Universais



Sérgio Biagi Gregório

1) O que entende por religião?

Religião é sentimento divino que prende o ser humano ao Criador. É a ligação do crente com o seu objeto de adoração (pedras, árvores, Deus, Jeová etc.).

2) O que são religiões universais?

Religiões universais são aquelas que acreditam ter importância para todo o mundo e tentam, com maior ou menor intensidade, converter pessoas.

3) Quais são as grandes religiões da humanidade?

As grandes religiões da humanidade podem ser classificadas por meio de famílias: família semítica (Judaísmo, Cristianismo, Islamismo);família indiana (Hinduismo, Budismo, Jainismo); família do extremo oriente (Confucionismo, Taoísmo, Xintoísmo). (1)

4) Como caracterizar as religiões universais?

As religiões universais podem ser monoteístas, politeístas e mesmo ateias. O Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo são monoteístas. O Hinduísmo é politeísta. Umas crêem num Deus revelado; outras não. Confúcio, por exemplo, em sua doutrina, exclui toda especulação metafísica e não se ocupa dos mortos. Só se ocupa do homem e das coisas humanas. Prega o raciocinar e o expressar-se bem, numa moral que leve o homem a viver bem.

5) O que distingue as religiões primitivas das religiões universais?

As religiões primitivas tendem a ser locais, como é o caso da africana: seus praticantes não a consideram relevante para outros povos. Asreligiões universais acreditam ter importância para todo o mundo e tentam, com maior ou menor intensidade, converter pessoas. Nestas há uma escritura, como é o caso da Bíblia. (1)

6) O ecumenismo é possível?

Ecumenismo é o processo de busca da unidade. Não é tarefa fácil, porque todas as religiões fundamentam-se em dogmas e, como sabemos, é muito difícil de o ser humano deixar algo que está sedimentado há muito tempo em seu subconsciente.

7) É o Espiritismo uma religião?

O Espiritismo não pode ser considerado religião, quando empregamos esta palavra sob o ponto de vista de religião organizada, com dogmas e paramentos. Se tomarmos a palavra como uma ligação do homem com o Criador, não resta dúvida que é uma religião, a religião natural.

8) No futuro, o Espiritismo tornar-se-á uma religião universal?

Segundo comunicação de um Espírito, "O Espiritismo é chamado a desempenhar imenso papel na terra. Reformará a legislação, retificará os erros da História, restaurará a religião do Cristo, instituirá a verdadeira religião, a religião natural, a que parte do coração e vai direto a Deus, sem se deter nas franjas de uma sotaina, ou nos degraus de um altar". Extinguirá para sempre o ateísmo e o materialismo. (2)

(1) http://www.paijulioesteio.kit.net/o_que_e_religiao_4.htm, em 05/01/2010

(2) KARDEC, A. Obras Póstumas. 15. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1975, p. 299.

6/1/2010

Em forma de palestra:http://www.sergiobiagigregorio.com.br/filosofia/religioes-universai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário