Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

LIXO ESPACIAL: SONDA PHOBOS - GRUNT PRESTES A REENTRAR NA ATMOSFERA...

Lixo Espacial: Sonda Phobos-Grunt prestes a reentrar na atmosfera

2 jan 2012

Lixo Espacial: Sonda Phobos-Grunt prestes a reentrar na atmosfera


Ao que tudo indica, a sonda russa Phobos-Grunt deverá reentrar na atmosfera na segunda semana de janeiro, criando uma gigantesca bola de fogo de 13500 quilos.

Os controladores não conseguiram fazer contato com a sonda e não existem meios de impedir a reentrada descontrolada da nave.

Cálculos de reentrada feitos pelo Apolo11-Satview mostram que a Phobos-Grunt deverá reentrar na atmosfera terrestre no dia 15 de janeiro, provavelmente no período noturno próximo às 21 horas.


Neste dia, a Phobos fará duas passagens pelo Brasil. A primeira será entre 15h09 e 15h15, quando cruzará a costa sul, sudeste e nordeste do país. A segunda ocorrerá entre 16h42 e 16h49, sobrevoando o interior do Brasil. Como as reentradas descontroladas são bastante imprevisíveis, a possibilidade da Phobos reentrar sobre o território brasileiro não pode ser descartada.


Atualmente, a sonda descreve uma órbita elíptica quase circular a cada 88.7 minutos, com perigeu de 183 km de altitude e apogeu de 236 km de altitude. Assim, a cada dia a Phobos-Grunt completa 16.2 voltas ao redor da Terra, a uma velocidade de 28 mil km/h.


Vendo a Phobos
Nesta segunda-feira (02/01), a espaçonave russa poderá ser vista nas regiões sul, sudeste e nordeste. Em São Paulo, o melhor momento para ver a sonda será entre 21h01 e 21h06, com ápice da passagem às 21h03. O interessado deve olhar para o quadrante leste, aquele em que nasce o Sol. A máxima elevação será de 50 graus, no azimute 54 graus.


Na terça-feira a passagem se repete, com elevação de 79 graus acima do azimute de 308, ou seja, no quadrante oposto.
Para rastrear a Phobos-Grunt e saber como como observar a nave russa, acesse o SatView. Clique aqui
Para saber tudo sobre a missão Phobos-Grunt, clique aqui

Arte: Gráfico mostra como será a passagem da sonda Phobos-Grunt sobre o território brasileiro, em 15 de janeiro de 2012. Como as reentradas descontroladas são bastante imprevisíveis, a possibilidade da Phobos cair em território brasileiro não pode ser descartada. Crédito: Apolo11.com/Satview.


Apolo11.com - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário