Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

sábado, 7 de janeiro de 2012

11 ACONTECIMENTOS CIÊNTÍFICOS DE 2.011:

Confira:
1 – O terremoto japonês e crise nuclear

O terremoto de magnitude 8,9, que atingiu o Japão em março, o qualifica no topo de qualquer escala, mas os furos na segurança da usina nuclear de Fukushima mostraram que a natureza consegue estragar os melhores planos dos engenheiros. Foi apenas há pouco tempo que o primeiro ministro japonês anunciou que o local estava em um estado estável “desativado”. Fukushima agora provavelmente será lembrada um “atraso” na indústria de energia nuclear por muitos anos.
2 – Progressos contra a AIDS

Um estudo internacional descobriu que aqueles que tomam medicamentos antirretrovirais – que enfraquecem o vírus HIV, causador da AIDS – não apenas se beneficiam do tratamento, mas apresentam menos chance de infectar seus parceiros sexuais. A descoberta foi tão importante que a revista Science classificou esse o melhor avanço do ano.
3 – Altos e baixos climáticos

Em dezembro, uma conferência climática das Nações Unidas chegou a um acordo para um novo plano de controle de emissão de gases do efeito estufa, mas ainda não é certo se isso realmente vai dar resultados. Enquanto isso, antigos céticos afirmam que não há mais dúvida da realidade do aquecimento global, o “Climategare 2.0” falha em ganhar atenção e o gelo do mar Ártico está perto do seu recorde mais baixo.
4 – Adeus, Tevatron. Olá, bóson de Higgs?

Após 28 anos de uso, o Colisor Tevatron fecha suas portas em setembro, deixando a missão de encontrar o bóson de Higgs apenas para o Grande Colisor de Hádrons. Essa descoberta poderia revelar como a massa surgiu no universo. Cientistas suspeitam ter conseguido sinais da partícula subatômica, mas a descoberta real (se é que o bóson existe mesmo) terá que ficar para esse ano.
5 – Neutrinos mais rápidos que luz?

Cientistas italianos afirmaram ter feito neutrinos viajarem a uma velocidade um pouco maior que a da luz – algo que a teoria da relatividade afirma ser impossível. Muitos especialistas afirmam que isso será provado como falso em 2012, devido a erros no experimento. Um segundo experimento, realizado em novembro, atingiu os mesmo resultados. Veremos o que esse ano revela.
6 – Watson ganha no “Jeopardy”

A IBM programou um supercomputador chamado Watson para dominar o programa de TV “Jeopardy”; e ele realmente fez isso. A ideia não era ganhar o prêmio de 2,8 milhões de reais, que foi doado para caridade, mas testar a tecnologia, que está sendo usado em diagnósticos médicos e outras aplicações. Mas o Watson não é infalível: no programa de perguntas e repostas, o computador pensou que Toronto fosse uma cidade americana.
7 – Árvore genealógica diferente

Em 2010, pesquisadores anunciaram ter encontrado formações estranhas em nosso DNA, que apontam para ramos desconhecidos de nossos ancestrais. Alguns de nossos ancestrais cruzaram com criaturas na Sibéria que não era como os humanos modernos e nem Neandertais, mas um ramo distinto, conhecido como os Denisovans. Em 2011, geneticistas afirmaram que o cruzamento entre Denisovans e Neandertais deu um gás a mais para o sistema imunológico de nossos ancestrais. Também há evidência de que nossos ancestrais trocaram genes com populações hoje extintas, antes mesmo de deixarem a África. “Em todo lugar que você olha agora, descobre um pouco de cruzamento”, afirma o geneticista Michael Hammer.
8 – Medicina personalizada realmente funciona

Os cientistas vêm dizendo há tempos que um dia nós teremos nosso genoma mapeado, e a análise dele vai abrir um novo mundo de medicina personalizada. Esse ano a coisa aconteceu mesmo. Médicos encontraram uma falha no código genético de uma menina americana, e isso os guiou para prescrever uma nova medicação para seus problemas de falta súbita de ar. O sucesso da história serve como “um novo guia do que virá, muito em breve”, afirma Francis Collins, do Instituto Nacional de Medicina.
9 – Antimatéria mais pesada já criada

Pesquisadores do Colisor Relativístico de Íons Pesados afirmaram ter visto traços do núcleo do antihélio-4, formado por dois antiprótons e dois antinêutrons. Esses são os pedaços mais pesados de antimatéria já detectados na Terra, e o recorde pelo jeito vai se manter por um bom tempo. Perdão Dan Brown, mas sua bomba de antimatéria, do livro “Anjos e Demônios”, vai permanecer no campo da ficção.
10 – Pintura a dedo, na escola pré-histórica

Aqui há algo bem diferente: pesquisadores mediram o tamanho das marcas de dedos para descobrir que crianças com cerca de dois anos de idade exercitavam sua veia artística em cavernas pré-históricas, com uma ajuda ocasional dos mais velhos. É incrível como a arqueologia pode trazer uma cultura de 13 mil anos de idade de volta à vida.
11 – Meros humanos contribuindo com a ciência

Jogadores se surpreenderam em 2011 ao descobrir a estrutura molecular de uma enzima chave em um vírus parecido com o da AIDS, que afeta macacos rhesus. A descoberta, atingida por pessoas em um jogo online chamado Foldit, serve como prova de que não cientistas podem ajudar a conduzir pesquisas científicas de valor, através de softwares colaborativos. As equipes no jogo conseguiram também novos algoritmos matemáticos, para resolver problemas bioquímicos com mais eficiência.[MSN]

Nenhum comentário:

Postar um comentário