Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

domingo, 6 de outubro de 2013

O DOCE AROMA DO JASMIM:



Kamadeva - Hindu god of love

O aroma doce e delicado do jasmim é uma das marcas registradas da Índia, onde a planta se originou, para depois invadir a Europa no séc. XVI. O povo desse país tem uma explicação para sua origem. Dizem que Kama, deus hindu do amor, costumava fixar a flor na ponta de suas flechas para encher de afeto o coração das pessoas.(*)
São conhecidas 537 espécies de jasmim. Dentre as mais populares destacam-se:
Jasminum multiflorum - Jasmim indiano


Jasminum azoricum, ou Jasmim-dos-açores

Jasminum mesnyi, ou Jasmim-amarelo (sem aroma)

Jasminum nitidum, ou Jasmim-estrela

Jasminum officinale, ou Jasmim-verdadeiro

Jasminum polyanthum, ou Jasmim-dos-poetas



Curiosidades

O óleo essencial de jasmim é um dos mais caros do mercado.
Para que seja fabricado, são necessários 600 kg de flores que equivalem a 5 milhões de unidades, para que seja extraído apenas 1 litro.(*)



A flor nacional do Paquistão (**)

State emblem of Pakistan

O emblema do estado paquistanês foi adotado em 1954 simbolizando a fundação do Paquistão, a base de sua economia, o seu patrimônio cultural e os seus princípios orientadores.

Os componentes do emblema são: a cor verde, a estrela e o crescente; todos acima de um escudo, que está cercado por uma coroa de flores, abaixo da qual está um pergaminho.

A cor verde, a estrela e o crescente no topo do emblema são os símbolos do Islã, a religião majoritária do país.

O escudo dividido em quatro partes iguais, simboliza as quatro principais culturas que são a base da economia do Paquistão à época de sua independência: o algodão, a juta, o chá e o trigo.

A coroa de flores em torno do escudo, é de jasmim (Jasminum officinale), a flor nacional do Paquistão, representando ainda os desenhos florais utilizados ​​na arte tradicional Mughal (Império Mogol) que enfatiza a herança cultural do país.

O pergaminho na parte de baixo contém o lema nacional em urdu, criado por Muhammad Ali Jinnah, que se lê da direita para a esquerda: ایمان ، اتحاد ، نظم ) Iman, Ittehad, Nazm, traduzido como "Fé, Unidade, Disciplina". (**)
Vale conferir também - A História do Jasmim

Jasminum officinale (1787) - Botanical Magazine






http://setasparaoinfinito.blogspot.pt/2013/09/o-doce-aroma-do-jasmi...