Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

ASTROLOGIA E AS PROFISSÕES (PARTE I) - O CAMINHO DA CARREIRA PROFISSIONAL





Para aprender a gerar um mapa astral utilizando o astro.com basta entrar no link: AQUI


De modo geral, o signo original ou arquétipo da casa na qual o Sol estiver definirá em qual profissão a pessoa melhor se encaixará. Por exemplo, alguém com o Sol na casa 01 naturalmente se encaixará melhor em profissões arianas (signo que rege naturalmente a casa 01), alguém com Sol na casa 07 nas profissões librianas (signo que naturalmente rege a casa 07 e assim por diante).


Da mesma forma, o aspecto mais favorável em relação ao Meio Céu definirá de qual forma a pessoa deve buscar exercer essa profissão ou carreira, se do jeito lunar, jupteriano, netuniano e assim por diante.


Com essas duas pistas em um mapa astral fica mais fácil compreender em qual profissão ou carreira a pessoa terá maior chance de desenvolver seu potencial, assim como ter maior satisfação pessoal. Uma análise do mapa completo e de outros elementos trará mais detalhes e, porventura, a importância de outro ou outros signos e sobre isso o segundo post da série trará maiores informações.


Áries:Atração por novidade e aventura. Seu trabalho não pode ser monótono. Está sempre envolvido com as profissões mais recentes que são ainda novidade no mercado de trabalho. Sua atividade deve exigir ímpeto, muito movimento. Envolvimento com máquinas, animais, pessoas e metal. O ariano sai-se bem como automobilista, esportes radicais ou de alto nível competitivo, artesão de metal, camponês, cirurgião, dentista, diretor de cinema e televisão, engenheiro, explorador, fazendeiro, ferroviário, industriário, jardineiro, metalúrgico, militar, oculista, publicitário, repórter, veterinário.


Touro:Apaixonado pela beleza, pelo poder econômico e pela natureza. O taurino aprecia atividades automáticas e monótonas. Sua persistência é muito grande e ele acaba conseguindo uma excelente posição financeira. Aliás, a possibilidade de enriquecer é geralmente decisiva na escolha de sua profissão. Sua atividade deve envolver sensações físicas, (tocar, provar), a natureza (terra, madeira, alimentos) e se desenvolver em ambientes naturais (campo, jardim). O taurino é um bom agricultor ou profissional do campo, arquiteto, artista, bancário, cabeleireiro, caixa, cantor, cozinheiro, economista, engenheiro, esteticista, fazendeiro, financista, florista, jardineiro, jornalista, latifundiário, locutor, marceneiro, modista, músico, otorrinolaringologista, pintor, profissional da indústria alimentícia.


Gêmeos:Dinamismo intelectual e grande poder de comunicação, que pode ser pela via falada ou escrita. A melhor atividade para o geminiano é aquela relacionada a algum tipo de comunicação. Sua grande curiosidade faz com que esteja sempre querendo aprender mais a respeito de tudo. Muda constantemente de atividade, não tolerando a rotina. Sua atividade de exigir movimento, mudança, comunicação em todos os sentidos. O geminiano adapta-se bem como agenciador, comissário de bordo (aeromoça, para as geminianas), atividades que envolvam turismo e viagens, carteiro, conferencista, editor, escritor, diplomata, esportista, gráfico, impressor, jornalista, livreiro, locutor, pintor, político, porteiro, professor, secretário, telefonista, vendedor.


Câncer:Sensibilidade para ajudar a todos. Costuma envolver-se em empresas cujos sócios sejam membros de sua família ou dá continuidade a um negócio já construído pela família. Evita competições para não se sentir magoado com possíveis perdas. Se o canceriano se envolver excessivamente com seus sonhos não se fixará no mesmo emprego por muito tempo. Sua atividade deve exigir tranqüilidade e ocasião em que possa receber elogios. Sua melhor atuação é com alimentos, roupas, animais, crianças e água. As seguintes profissões são adequadas ao canceriano, antiquário, arqueólogo, astrônomo, atividades relacionadas a restaurantes, comerciante, corretor de imóveis, cozinheiro, enfermeiro, fornecedor de alimentos, fotógrafo, historiador, hoteleiro, marinheiro, mergulhador, músico, pedagogo, pediatra, pescador, poeta, escritor, ator, político, professor, religioso, veterinário.


Leão:Gosta de liderar e comandar. O leonino só é empregado enquanto aguarda uma chance para se tornar o chefe ou pelo menos conseguir um cargo melhor do que aquele que se encontre. Procura atividades que lhe traga prestígio, que vale, para ele, mais que dinheiro. É um bom organizador, mas não é o melhor dos executores. Sua melhor atividade é como autônomo, onde será o chefe de si mesmo. Precisa exercer um trabalho ativo, onde sua energia possa ser extravasada. Atividades para o leonino: advogado, antiquário, serviço ligado às diversões e jogos, ator, bailarino, banqueiro, cardiologista, comércio exterior, desenhista, diretor de teatro, cinema e televisão, empresário, joalheiro, gerente, ginasta, ourives, organizador, patrão, piloto, político, professor universitário, relações públicas, tenista.


Virgem:Responsabilidade e qualificação. O virginiano tem grande habilidade para o trabalho artesanal ou especializado. Possui inteligência prática, muita organização, espírito de pesquisa, o que fazem dele um trabalhador completo. Para ele o trabalho é muito importante, e ele não entende a vida sem uma tarefa para desempenhar. Sua atividade deve exigir disciplina, análise, muitos detalhes a serem considerados. O virginiano será um ótimo empregado: como advogado, analista, arquivista, artesão, bibliotecário, ciclista, comerciante, contador, costureiro, nutricionista, enfermeiro, escriturário, funcionário público, médico, modista, professor, relojoeiro, secretário, cientista, pesquisador


Libra:Beleza e harmonia. O trabalho que exige esforço físico não foi feito para o libriano. Sua tendência vocacional é para os ramos profissionais que exigem o tato, a compreensão, o julgamento. Sempre tem que haver a presença de pessoas em harmonia no seu trabalho, não gosta nem um pouco de críticas. Precisa sentir que seus colegas e superiores o aprovam totalmente. Sua atividade deve contar com a associação, a comunicação, a beleza, a harmonia. Para o libriano, é bom ser acrobata, advogado (área jurídica em geral), árbitro, arquiteto ou decorador, avaliador em geral, avaliador de pedras preciosas e minérios, cabeleireiro, corretor de vendas, costureiro, dançarino, desenhista, designer, diplomata, escritor, esteticista, florista, joalheiro, funcionário público, juiz, pintor, manequim, militar, modista, urologista ou relações públicas.


Escorpião: Pesquisa, poder e força mental. A pesquisa profunda e o poder de comandar os outros são as tendências do escorpiano. Comércio não é o seu ponto forte. Sai-se bem em qualquer trabalho que lhe exija uma profunda análise e uma estratégia bem arquitetada. Suas atividades devem ser de natureza polêmica, contestadora, dando condições de destruir e recomeçar, de mostrar seu poder. O escorpiano tem tudo a ver com as atividades de administrador, agente funerário, astrólogo, cirurgião, dentista, detetive, engenheiro, mecânico, escrivão, esportista, investigador, juiz, marinheiro, médico, policial, psicanalista, psiquiatra, químico, reformador, sexólogo, teatrólogo, vendedor, agente da bolsa de valores, "headhunter", executivos de grandes corporações, espião.


Sagitário:Liberdade e agilidade. O sagitariano aprecia trabalhos que não lhe tolham a liberdade. Não suporta a burocracia, as minúcias do dia a dia. O tipo superior faz de tudo e muito bem, O tipo inferior também faz de tudo, mas nada sai direito. Só se torna responsável profissionalmente na idade madura. Suas atividades devem estar ligadas à independência e solidariedade, a pessoas, à expansão. O sagitariano estará feliz se for advogado, comissário/aeromoça, agricultor, astronauta, bookmaker, diplomata, escritor, esportista, explorador fazendeiro, filósofo, interprete, inventor, jardineiro, jóquei, juiz, guia turístico, legislador, oculista, piloto de avião, professor, psicóloga, religioso.


Capricórnio:Empenho pelo sucesso profissional. O capricorniano pode escolher qualquer profissão. Seu empenho faz com que ele se saia bem em todas. Dono de uma persistência infinita, acaba conseguindo atingir seu objetivo, que tem sempre o sucesso financeiro envolvido. Sua maior capacidade está na organização. Suas atividades estão sempre ligadas ao seu modo bem individualizado, à terra, à estruturação. O capricorniano desempenhará melhor estas funções: agricultor, alpinista, antropólogo, comerciante, dentista, dermatologista, flautista, funcionário público, geólogo, gerente, inventor, ortopedista, pastor, pescador, político, reumatologista, profissões onde exista alto grau de competitividade.


Aquário:Uma visão do futuro. O aquariano sai-se bem em profissões que exijam criatividade. É atraído por áreas novas, que não tenham limites bem definidos. Não considera os riscos da novidade. Suas atividades devem afirmar sua independência, mas sempre junto de muitas pessoas, com tecnologia moderna e o ser humano como o centro de interesses. O aquariano será mais criativo se exercer a função de astrólogo, astronauta, aviador, ceramista, cientista, criador de animais, eletricista, escritor, esportista dedicado a atividades ousadas, jardineiro, filósofo, inventor, juiz, pescador, pintor, político, psicólogo, radiologista, técnico de computação, técnico de rádio e televisão.


Peixes:Dedicação e sensibilidade. O pisciano pode dedicar-se a duas atividades profissionais. O que norteia sua escolha é a capacidade de dedicação, a grande sensibilidade que coloca em tudo o que faz. De constituição física que normalmente não é das mais fortes, não costuma dedicar-se a trabalhos que exijam muito esforço físico. Suas atividades devem envolver muitas pessoas, e ele coloca seu coração em tudo o que faz, sendo capaz de grandes sacrifícios. O pisciano se sentirá mais realizado nestas profissões: anestesista, artista, assistente social, astrólogo, astrônomo, atividades ligadas à pesca, agricultor, bailarino, comércio de bebidas, cuidadora, enfermeiro, floricultura, geriatra, ginasta, indústria têxtil, laboratorista, marinheiro, mecânico, metereologista, mergulhador, místico, patologista, pedicuro, psicólogo, sapateiro.


Mais sobre os tipos "empregado", "chefe" e "colega", ver clicando: AQUI


Vamos agora analisar a questão do MC. Uma pessoa que tenha, por exemplo, no seu mapa o melhor aspecto do MC (um trógono, um sextil) em relação a Vênus, deverá exercer sua profissão dando ênfase aos valores de Vênus, pois como neste caso é ele o planeta que faz o melhor aspecto com o MC, os arquétipos ligados a esta energia planetária são os mais favoráveis para que a pessoa encontre sucesso e felicidade na profissão que seguir (de preferência observando o signo original ou arquétipo da casa na qual o Sol estiver, como foi mostrado a pouco no post).


Vejamos então os arquétipos de cada um das energias planetárias do mapa:


Sol — Autoconhecimento racional e analítico, figura paterna, autoridade, vitalidade, senso de identidade, o trabalho é uma ferramenta para conhecer e compreender a si mesmo, deve ajudar no sentido de autodeterminação e pró atividade.


Lua — Desenvolvimento emocional, figura materna, receptividade, fertilidade, alimentos, padrões de hábitos, o trabalho é uma ferramenta que a pessoa deve utilizar para sentir e trabalhar positivamente com as emoções das outras pessoas, para que assim possa melhorar seus próprios padrões emocionais, superando padrões emocionais infantis através do amaducerimento que deve buscar desenvolver nas relações dentro do trabalho.


Mercúrio— Capacidade de comunicação, movimento, razão, intelecto, percepções sensoriais. A comunicação e as sensações dos 5 sentidos (o toque, o cheiro) devem ser estimuladas no trabalho/carreira, como forma de canalizar positivamente toda a energia mental para objetivos práticos.


Vênus— Amor, valores pessoais e materiais, justiça, artes, busca do equilíbrio, harmonia, necessidade de ser belo. A beleza, a harmonia e o equilíbrio são os três principais valores que devem ser desenvolvidos, tanto no ambiente de trabalho como na própria obra ou trabalho a ser executado, pois sobre estes 3 pilares está a base de realização profissional da sua carreira.


Marte— Força, poder, liderança, energia sexual, luta, competição, inquietação, pressa, impulsividade. O trabalho será uma fonte importante para que você gaste suas energias físicas e mentais e encontre aquilo que de melhor existe dentro de você ao depositar todo o espírito guerreiro tipicamente marciano em cada trabalho que realizar.


Júpiter— Expansão, liberdade, crescimento, prosperidade, estudo superior, esportes, viagens longas, filosofia de vida. Aprender pela observação, pela experiência própria, pela comparação das diferentes faces de uma mesma realidade, essas são as formas jupterianas de buscar expandir ao máximo as próprias potencialidades.


Saturno— Conscientização, amadurecimento, responsabilidade, disciplina, organização, ambição, limite, profissão. Desenvolver a responsabilidade e a disciplina como forma de canalizar a vontade de superar limites é a forma saturnina de expandir ao máximo as suas potencialidades profissionais.


Planetas transpessoais: São os 3 planetas abaixo e indicam tradicionalmente na astrologia grandes períodos sociais pois são planetas com a órbita muito alongada. No sentido de como a pessoa deve exercer sua profissão ou carreira, apontam sempre um profundo sentido de transmutação, ou seja, o trabalho ou carreira que a pessoa seguir deverá agir como profundo mecanismo de transformações de padrões mentais e atitudes que estão presentes não apenas na personalidade, mas também latentes no inconsciente.


Urano— Uma maior compreensão dos acontecimentos, criatividade, eletricidade, futuro, mudanças rápidas, renovação. Criar, inovar e compreender os outros, impulsionar as pessoas próximas a enxergarem uma nova realidade e não ficarem tão apegadas a uma visão mais tradicional ou já consagrada, ajudar em processos de renovação coletiva que necessitem de muita energia e dinamismo, mas ao mesmo tempo muita tolerância. Todas essas ações canalizadas no trabalho irão refletir no seu interior como forma de vencer uma sensação ou sentimento inato de frustração ou violência, seja a nível mental ou físico.


Netuno— Sensibilidade, sonho, artes, mistério, ilusão, tendência a se fazer de vítima, nevoeiro, drogas e bebidas. Purificação emocional e espiritual é a palavra chave, utilizar o trabalho como forma de desenvolver e utilizar de forma positiva a sensibilidade e o genuíno amor ao gênero humano através de uma causa nobre, evitando padrões emocionais que possam levar a utilização de bebidas e drogas como válvula de escape da sensibilidade e da emoção mal trabalhada. Deve unificar os sentimentos, preencher com nobres propósitos e objetivos o trabalho que se propuser a realizar.


Plutão —Psiquê, transformações, regeneração, submundo, fobias, medo de ser rejeitado, manipulação, poder. Todo ser humano tem o seu lado sombra, seus padrões morais negativos que precisam ser purificados e Plutão mostra exatamente isso: um impulso inconsciente, inato, que visa mostra claramente para a pessoa em que parte da sua personalidade está essa sombra e como transmutar, levar a redenção e o início de um novo padrão, melhorado e purificado. No trabalho isso é mostrado através de um processo, muitas vezes doloroso, que nos coloca frente a frente com a sombra, os demônios interiores, ao mesmo tempo que traz um convite para que aquele padrão moral negativo não seja repetido nas ações junto as demais pessoas no círculo profissional de atuação, mostrando através de uma intensa provação uma grandiosa oportunidade de reintegração com o lado iluminado e positivo, que apenas pode vencer a sombra quando a própria pessoa escolhe o novo caminho, mesmo que a duras penas e provações.

Vamos mostrar um exemplo prático de alguém que explorou bem as potencialidades de trabalho no seu mapa:Ayrton Senna.





Senna nasceu em 21 de março de 1960 em São Paulo às 2h e 35m(horário obtido pela Folha de São Paulo na maternidade que Senna nasceu). No mapa de Senna o Sol está na casa 02 (tendo Touro regente por natureza) e o planeta que faz o melhor aspecto com o MC é Vênus (pois dentre os dois trígonos em relação ao MC, o de Vênus apresenta um aspecto maior, mais preciso se comparado a Mercúrio).


Senna, portanto, seria mais feliz em uma profissão taurina, que segundo o relato do post representa:


“Apaixonado pela beleza, pelo poder econômico e pela natureza. O taurino aprecia atividades automáticas e monótonas ( nada mais repetitivo do que treinar voltas e mais voltas). Sua persistência é muito grande e ele acaba conseguindo uma excelente posição financeira (a tenacidade foi uma das marcas de Senna). Aliás, a possibilidade de enriquecer é geralmente decisiva na escolha de sua profissão. Sua atividade deve envolver sensações físicas, (tocar, provar, Senna foi o piloto que primeiro explorou os limites físicos e institui a grande preparação física que os pilotos fazem atualmente), a natureza (terra, madeira, alimentos, não a toa Senna era o rei da chuva, conseguindo sua primeira vitória na F1 em pista molhada no Gp de Portugal em 1985) e se desenvolver em ambientes naturais (campo, jardim).”



Curiosamente Senna passava suas férias sempre em Angra dos Reis ou na fazenda da família em Tatuí e segundo sua irmã após parar de correr ele gostaria de ser "fiscal da natureza" em Angra dos reis. Nada mais taurino do que isso. A entrevista que ela fala sobre isso pode ser vista AQUI


Entre as profissões taurinas uma delas é de engenheiro, o que explica a fama de acertador de carros e de “telemetria humana” que Senna ostentava.


Como o planeta mais bem aspectado com o MC é Vênus, Senna deveria buscar do jeito “venusiano” exercer a profissão ou carreira que escolhesse. Vejamos o que diz o texto do post: “Amor, valores pessoais e materiais, justiça, artes, busca do equilíbrio, harmonia, necessidade de ser belo. A beleza, a harmonia e o equilíbrio são os três principais valores que devem ser desenvolvidos, tanto no ambiente de trabalho como na própria obra ou trabalho a ser executado, pois sobre estes 3 pilares está a base de realização profissional da sua carreira.”


Amor pela profissão, valores pessoais como o patriotismo, a busca pela justiça sobretudo a nível social simbolizada pela preocupação em desenvolver algum projeto que pudesse ajudar as crianças, o equilíbrio e harmonia perfeitas entre máquina e piloto e a necessidade de beleza catalizada pela necessidade de ser admirado como o maior piloto da história, sem dúvida os valores que Senna buscou canalizar para a sua profissão


Vamos agora analisar outro mapa, de alguém que tinha uma ótima configuração para ser um grande líder, mas utilizou negativamente as ferramentas que dispunha: Osama Bin Laden.





Osama nasceu em Riyad, Arábia Saudita às 6h e 30m de 15/02/1957, um aquariano duplo com Sol e Ascendente em Aquário. No mapa de Osama o Sol está na casa 01 (tendo Áries como regente por natureza) e o planeta que faz o melhor aspecto em relação ao MC é Urano (um trígono). Osama se encaixaria, portanto, em uma profissão tipicamente ariana. Vamos ver o que foi dito no post sobre as profissões arianas:


“Atração por novidade e aventura. Seu trabalho não pode ser monótono. Está sempre envolvido com as profissões mais recentes que são ainda novidade no mercado de trabalho. Sua atividade deve exigir ímpeto, muito movimento. Envolvimento com máquinas, animais, pessoas e metal. O ariano sai-se bem como automobilista, esportes radicais ou de alto nível competitivo, artesão de metal, camponês, cirurgião, dentista, diretor de cinema e televisão, engenheiro, explorador, fazendeiro, ferroviário, industriário, jardineiro, metalúrgico, militar, oculista, publicitário, repórter, veterinário.”



Encaixe perfeito com as atividades desenvolvidas pelo Osama. Inclusive o dia de nascimento e hora foram obtidos pela escritora do livro da vida de Bin Laden, Jean Sasson que entrevistou sua primeira esposa e seu filho. As informações podem ser vistas AQUI


O planeta em aspecto mais favorável mostra como a pessoa deve exercer a carreira e foi aqui no mapa que podemos detectar o ensinamento não aproveitado. Urano, como mostrado neste post diz o seguinte:


“Uma maior compreensão dos acontecimentos, criatividade, eletricidade, futuro, mudanças rápidas, renovação. Criar, inovar e compreender os outros, impulsionar as pessoas próximas a enxergarem uma nova realidade e não ficarem tão apegadas a uma visão mais tradicional ou já consagrada, ajudar em processos de renovação coletiva que necessitem de muita energia e dinamismo, mas ao mesmo tempo muita tolerância. Todas essas ações canalizadas no trabalho irão refletir no seu interior como forma de vencer uma sensação ou sentimento inato de frustração ou violência, seja a nível mental ou físico.”


Faltou tolerância, sobretudo para vencer o sentimento de violência em relação ao mundo ocidental.


Esses são apenas alguns exemplos com personalidades conhecidas que exemplificam o método apresentado neste post e que visa refinar, de forma simples e didática, a análise da questão profissional em um mapa astral, tradicionalmente analisado através do MC e de outras observações mais complexas que levam em conta o signo solar.


Outro exemplo bem interessante é o do atual presidente americano Barack Obama, que nasceu em 4 de agosto de 1961 em Honolulu as 19h e 11m.





Obama tem o Sol na sexta casa, que tem por natureza Virgem regendo esta casa e tem como aspecto mais favorável em relação ao Meio Céu um sextil entre Saturno e o MC.


Obama é advogado, foi professor de direito e atualmente é funcionário público eleito, nada poderia ser mais ligado ao arquétipo virginiano do que tais atributos.


O mapa de Obama é bem interessante pois mostra claramente todos os sérios problemas que ele vivenciou quando criança e adolescente (Lua próxima ao eixo da casa 4 e Kíron na casa 01 em Peixes explicando o uso de entorpecentes ainda criança). Ao mesmo tempo o mapa de Obama mostra alguém talhado para a vida pública, com dois planetas transpessoais na casa 07, o caput draconis não apenas no signo solar e na casa 07, mas também cravado em conjunção com Régulus. As boas posições de Marte e do ponto da fortuna apontam para alguém que apesar de dificuldades emocionais desde a juventude tenderia, pelo mapa, a usá-las para um rápido amadurecimento o que por certo explica o bom uso do jeito saturnino para exercer a profissão e a carreira.


“Saturno — Conscientização, amadurecimento, responsabilidade, disciplina, organização, ambição, limite, profissão. Desenvolver a responsabilidade e a disciplina como forma de canalizar a vontade de superar limites é a forma saturnina de expandir ao máximo as suas potencialidades profissionais.”


Outro dado curioso é que a casa 12 rege processos de cura, de transmutação até mesmo a nível inconsciente e também as prisões e hospitais e sendo assim, considerando o planeta mais forte do mapa de Obama exatamente Saturno em domínio (por estar no seu signo natural, Capricórnio) na casa 12 e fazendo o aspecto mais favorável ao MC mostra porque a sua luta pessoal para implementar o plano de saúde pública (Obama Care) nos Estados Unidos rompendo com a visão tradicional americana sobre tal assunto, uma característica vista no mapa de Obama pelo seu ascendente em Aquário, tendo Urano (planeta regente de Aquário) em conjunção com o caput draconis.



No segundo post que encerra essa série sobre a Astrologia e as Profissões, farei uma análise da importância do Ascendente e no caminho do desenvolvimento humano através do trabalho, em um mapa astral, para uma realização de questões ligadas a missão pessoal diretamente ligadas a carreira profissional


Fanpage Profecias o Ápice em 2036 no Facebook:
https://www.facebook.com/josemaria.alencastro2036