Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

LUA AZUL EM 31 DE JULHO:




A LUA AZUL é a expressão usada para designar a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Isto ocorre em intervalos de dois anos devido a diferença no tempo de uma lua cheia até a próxima, de 29,5 dias e a duração dos meses que possuem de 28 a 31 dias. Esta é a definição mais difundida, mas já houve outras.

Neste mês de julho teremos duas luas cheias, a primeira ocorreu dia 1º de Julho, às 23:19 e a segunda lua cheia (a LUA AZUL) acontecera no final do mês, dia 31, às 07:41 horas.



Edição e imagens: Thoth3126@gmail.com

A LUA AZUL EM 31 de JULHO

http://www.zenite.nu/blue-moon/ e https://pt.wikipedia.org/wiki/Lua_azul

“Once in a Blue Moon…” significa: “Era uma vez, numa Lua Azul”. A tradução literal sugere que a Lua adquiriu essa bela cor, por algum motivo qualquer. Mas não é bem assim. Essa expressão recorda uma história quase cômica contada nos países anglo-saxões no século XVI.

Quando um cavaleiro queria ser gentil com sua dama, mas sem assumir um compromisso mais sério, simplesmente dizia — Eu me casarei contigo numa noite de Lua Azul. Apesar da proposta romântica, a ideia era que esse momento nunca chegasse, o que adiaria a cerimônia indefinidamente não fosse por um detalhe: a Lua pode mesmo ficar azul.


Apesar da coloração azul da Lua acima, não será nesse tom que ela será vista no dia 31 de JULHO. Uma Lua Azul é somente o nome que se dá para a segunda Lua Cheia que acontece no mesmo mês.

Lua do amor impossível

É VERDADE QUE O FALSO PRETENDENTE sempre levava vantagem. A Lua só fica realmente azul em situações muito particulares, raras mesmo, quando a atmosfera terrestre colabora de um jeito muito especial. Foi o que aconteceu aos indonésios durante a erupção do vulcão Krakatoa em 1883, quando foram vistas muitas luas azuis naquele ano, para desespero dos rapazes.

Em outras palavras, Blue Moon significa algo muito raro, como sugere a expressão em inglês que abre este texto, comum em livros infantis de língua inglesa, e cuja possível tradução seria algo do tipo “era uma vez, como nunca…”.

Blue Moon é um termo popular na Inglaterra e Estados Unidos, sendo usado com frequência em poesias e canções. Aliás, apesar da tradução tentadora, neste caso o melhor mesmo é usar o termo original, já que a expressão Lua Azul não tem relação com nenhuma lenda do folclore nacional.

A primeira ocasião em que a expressão Blue Moon apareceu na literatura foi em 1528, num poema pertencente a ninguém menos que o dramaturgo inglês William Shakespeare. Começar uma história dizendo que tudo aconteceu numa noite de Blue Moon pode significar uma lenda fantasiosa ou algo extremamente difícil de acontecer.



Aliás, Blue Moon tem diferentes conotações no idioma inglês. A música com esse mesmo título exprime solidão, melancolia. E para os que anseiam por um compromisso sério, a noite de Blue Moon é uma data mais que especial para iniciar um romance. Talvez um amor impossível.

Duas luas cheias num mês

MAS O FATO É QUE AO NORTE da linha do equador – não se sabe ao certo quando nem porquê – Blue Moon também passou a denominar a segunda Lua Cheia que acontece num mês.

Normalmente os meses têm apenas uma Lua Cheia, pois o período que separa duas fases iguais é de aproximadamente 29,5 dias. Mas todos os meses, exceto fevereiro, são mais longos que isso. Assim, com um pouco de sorte é possível que a natureza encaixe duas luas cheias num único mês. E isso acontece 7 vezes a cada 19 anos, em média.

O azul que vem do fogo

Um luar realmente azul é ainda mais raro que uma noite de Blue Moon. Quando o satélite muda de cor é sempre por conta de algum fenômeno atmosférico e, portanto, observado apenas localmente, por certas populações do globo. Além disso, muito mais frequentemente a Lua fica vermelha ou alaranjada. É o que costuma acontecer durante os eclipses lunares totais.



Especialistas afirmam que para a Lua ficar azulada é preciso que o ar contenha apenas partículas em suspensão maiores que o comprimento de onda da luz vermelha (menos de um milésimo de milímetro). Só assim essa cor é completamente absorvida, deixando passar o azul. Isso é muito difícil de acontecer, mas erupções vulcânicas e incêndios florestais podem produzir tais nuvens de partículas.

Há relatos de que a lua foi vista em tons de azul no ano de 1883 quando ocorreu a erupção do vulcão Krakatoa . As cinzas do vulcão provocavam a dispersão da luz vermelha, permitindo a passagem apenas dos tons azuis e verdes. A quantidade de cinzas que foram dispersadas na atmosfera foi tão grande que a coloração persistiu por anos. Há ainda outros relatos relacionados a erupções de vulcões como o Monte Santa Helena em 1980, El Chichon em 1983 e o Monte Pinatubo em 1991 .

Embora não seja de interesse dos astrônomos, a Blue Moon serve ao nobre propósito de atrair a atenção das pessoas para as belezas do Universo, possibilitando, por exemplo, textos de divulgação científica como este. Mas se a sua ideia for mesmo fugir de um compromisso, pense duas vezes – e verifique (abaixo) quando será a próxima Blue Moon. Repare que se depender da Lua, você não tem como escapar…

Estas são as ocorrências de duas luas cheias em um mesmo mês previstas para ocorrer entre os anos de 2015 e 2040, no horário UTC:
2 de julho e 31 de julho de 2015
2 de janeiro e 31 de janeiro de 2018
2 de março e 31 de março de 2018
1 de outubro e 31 de outubro de 2020
1 de maio e 31 de maio de 2026
2 de dezembro e 31 de dezembro de 2028
1 de setembro e 30 de setembro de 2031
1 de julho e 31 de julho de 2034
2 de janeiro e 31 de janeiro de 2037
2 de março e 31 de março de 2037
2 de outubro e 31 de outubro de 2039



A cadência entre a passagem dos meses do ano que duram de 28 a 31 dias e a sequência de ciclos lunares, o tempo entre luas cheias, que dura 29,5 dias em geral leva a ocorrência de uma lua cheia a cada mês. Entretanto como o ciclo lunar tem duração menor que os meses de 30 e 31 dias é possível que ocorram duas luas cheias em um mesmo mês.

Considerando a duração do ano solar de 365 dias dividido pelo tempo médio dos ciclos lunares de 29,53 dias observamos que ocorrem 12,36 ciclos ao ano, portanto um ciclo a cada mês. Todavia a sobra desta divisão que equivale a aproximadamente onze dias acumula-se até que haja um ciclo extra levando a ocorrência de uma lua cheia a mais no ano.

Fevereiro é o único mês no qual não pode ocorrer uma lua azul pois mesmo nos anos bissextos o mês é mais curto que a duração de um ciclo lunar. Inclusive é possível que o mês de fevereiro não possua luas cheias, o que leva a ocorrência de duas luas azuis no mesmo ano. Uma ocorre no mês de janeiro e outra novamente em março .

Publicação em mídia impressa:
• Costa, J. R. V. Lua Azul. Tribuna de Santos, Santos, 19 jul. 2004. Caderno de Ciência e Meio Ambiente, p. D-2

Mais informações em:
http://thoth3126.com.br/conjuncao-entre-jupiter-e-venus-com-a-lua-e-regulus-muito-proximos/
http://thoth3126.com.br/conjuncao-de-venus-e-jupiter-um-show-no-ceu/
http://thoth3126.com.br/conjuncao-venus-e-jupiter-e-a-estrela-de-belem/
http://thoth3126.com.br/conjuncao-venus-regulus-jupiter-e-a-lua-crescente/

Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

www.thoth3126.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário