Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

COMO VOCÊ REAGE DIANTE DA INCERTEZA E DO MEDO?












Como você reage diante da incerteza e do medo?  
Como você reage diante da incerteza e do medo?
:: Graziella Marraccini ::

O homem, e ele sozinho, sente a necessidade de conhecer o seu futuro. O animal, regido pelos instintos, não precisa. Mas por que fazemos isso? Porque nos sentimos inseguros, pois temos medo de morrer. Apesar de saber que ela é inevitável, tememos a morte. Por essa razão queremos aproveitar a vida ao máximo mantendo nosso futuro sob controle. Fazemos uma poupança ou um seguro porque temos medo do futuro, para não falar do medo da pobreza, da solidão, do abandono, enfim, temos medo um pouco de tudo, não é mesmo?
Na realidade, não nascemos com a noção do medo, apesar de chorarmos assim que saimos do ventre acolhedor de nossa mãe. A medicina diz que é a dor do ar entrando e expandindo os nossos pulmões que nos faz chorar! Porém, os psicólogos afirmam que já no momento do corte do cordão experimentamos a noção do abandono e, consequentemente, criamos em nós o medo de morrer. Na medida em que crescemos, percebemos que nem sempre podemos contar com a proteção de nossos pais, já que percebemos que eles não poderão estar sempre presentes em nossa vida. Aliás, são eles mesmos que nos ensinam desde pequeninos a fugir dos perigos, ou seja, eles nos ensinam a ter medo.

É bem verdade que nem todo mundo assimila a noção do medo da mesma forma. Dependendo do seu temperamento, cada um de nós reagirá diferentemente a cada ocasião. Eu já escrevi outros artigos sobre os Quatro Temperamentos (vejam na seção de Astromedicina no meu site pessoal) básicos, mas vou lembrar as noções básicas para que possamos compreender melhor o meu raciocínio. A Astrologia dividiu o zodíaco em doze signos dos quais três pertencem a um mesmo elemento. Então, temos três signos de Fogo: Áries, Leão e Sagitário; três signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio; três signos de Ar: Gêmeos, Libra e Aquário, e três signos de Água: Câncer, Escorpião e Peixes. Cada um deles também possui uma qualidade diferente, iniciando com o Cardeal, o Fixo e o Mutável.

Basicamente serão os elementos a darem o tom às nossas características pessoais. A astrologia convenciona ensinar que os signos de Fogo possuem uma energia irradiante, excitável e entusiástica. Por isso, as pessoas que têm signos de Fogo predominantes no mapa são geralmente mais temerárias, arriscam-se mais e têm uma experiência de vida mais centralizada na sua identidade pessoal (eu sou) e por isso reagem positivamente diante do medo, lutando para afastá-lo de si, para derrotá-lo. Eles dependem principalmente do Sol e de Marte e também de Júpiter e se posicionam de forma ativa diante dos obstáculos. Seu temperamento é chamado de Bilioso e, por essa razão, a bíles é considerada seu ponto fraco no organismo, sendo o órgão onde eles armazenam a raiva quando contrariados.

As pessoas dos signos de Terra possuem um temperamento Nervoso, cujos dispositores são Mercúrio e Saturno e também Urano. Estes indivíduos estão conectados intimamente com o elemento físico de nosso planeta e com sua realidade. Os signos de Terra precisam de segurança e do "aqui e agora", confiando principalmente no seu raciocínio, mais do que em sensações ou em teorias abstratas. Quem pertence ao elemento Terra, é geralmente disciplinado e confiável, mas precisa sentir firmeza e, portanto, sofre muito diante da incerteza, reagindo com crises de ansiedade e de nervosismo. Quem tem o elemento Terra predominante no mapa tende a ser cauteloso e convencional, aceita dificilmente novos desafios que não tenham sido assimilados e analisados com antecedência, por isso reage com resistência a algo que ainda não aprendeu a conhecer. Esse elemento predispõe a pessoa a doenças de origem nervosa.

As pessoas do signo de Ar possuem a energia vital relacionada com a respiração, com o "prana". Mesmo invisível, ele é indispensável à vida! O domínio do Ar é aquele do intelecto, do mundo das idéias arquetípicas que se encontram alem do véu físico, por isso, esses signos possuem uma capacidade incrível de criar e realizar projetos, mesmo que não sejam capazes de realizá-los de forma prática. Podemos dizer que neste grupo encontraremos os inventores, que através de suas criações mudam as sociedades e também a humanidade. O temperamento dos signos de Ar é considerado Sangüíneo, e esses sujeitos têm tendência à apoplexia, alterações da pressão sangüínea, sendo geralmente muito ativos. Mercúrio, mas também Júpiter, irá conferir-lhes a aptidão para as atividades intelectuais e científicas mas também para a ação. Essas pessoas poderão reagir positivamente ao medo, encontrando soluções criativas para enfrentá-lo, mas nem sempre essas soluções serão capazes de lhes devolver a tranquilidade mental!

As pessoas que pertencem ao elemento Água são sensíveis ao meio-ambiente onde vivem e percebem, mais do que os outros signos, todas as sutilezas e nuanças que as emoções são capazes de expressar. O elemento Água representa o reino das emoções profundas e das reações sentimentais. Por essa razão, os natos dos signos de Água são muito sujeitos às magoas e às perturbações de ordem emocional. Geralmente, reagem muito mal ao medo e à ansiedade, podendo sofrer de instabilidade por causa de cismas e premonições, geralmente enganadoras. A predominância deste elemento confere o Temperamento Linfático cujos dispositores são principalmente a Lua, Vênus e Netuno. Aqueles que pertencem a este elemento terão tendência à hidropisia (retenção de líquido), à falta de glóbulos vermelhos no sangue e sofrerão de perturbações emocionais intensas que perturbarão seu sono. Mas não creiam que a Água seja um elemento fraco: ela carrega a Terra, apaga o Fogo, contorna o obstáculo e sabe até fazer furos em pedras!

Lembro aos meus leitores que não é somente o signo astrológico do Sol que determina o elemento predominante do seu mapa, mas a soma de vários fatores como o signo Lunar, o Meio do Céu, o signo Ascendente, ou um stellium de planetas num determinado signo. Astrologia é uma ciência muito complexa, mas é abrangente como nenhuma outra e pode auxiliar você no caminho do autoconhecimento lhe fornecendo as ferramentas necessárias para direcionar suas ações e superar os momentos de crise! E você, caro leitor, como reage diante da incerteza? Como enfrenta o medo?

Leia mais artigos no meu site pessoal www.astrosirius.com.br e entre em contato comigo para compartilhar suas experiências e também para marcar sua consulta que pode ser presencial, gravada e enviada por email ou via internet pelo Skype.

Obs: Estarei iniciando um Curso de Tarot em breve em São Paulo! Quem estiver interessado pode entrar em contato comigo via email do site info@astrosirius.com.br

Desejo a todos uma semana de Luz, Harmonia e Amor isenta de temores e medos!

Sao Paulo, 29 de agosto de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário