Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

terça-feira, 20 de março de 2012

SOFIA: A ETERNA SABEDORIA...


Sofia - a Eterna Sabedoria

Neste mês em que se homenageiam as mulheres, gostaria de relembrar alguns fatos que permeiam nossa atual realidade e que cada vez mais relevam a importância do feminino para um mundo melhor. Eu disse feminino e não mulheres...
Sofia (a sabedoria) está entrando na cultura ocidental como mais que um arquétipo. Para muitos ela cada vez mais se evidencia como o aspecto feminino de Deus. Mulheres que cresceram em meio à cultura judaico-cristã em meio aos mitos do  Deus do Velho testamento, a trindade cristã masculina e o patriarcado monoteísta, , por vezes não percebem referências às Deusas "escondidas " no Velho Testamento então è bom lembrar :
1}não há palavra em hebreu que signifique "deusa", por isso ela não aparece. No entanto, ela aparece no Livro dos Provérbios sob a denominação "Chockmah", que se tornou Sofia (sabedoria) em Grego. Diz Sofia " a mim pertencem o conselho e a equidade, a prudência a e fortaleza". Michelangelo ao pintar a criação , no teto da Capela Sistina, colocou Sofia
ao lado de Deus , quando ele estende mão e toca o dedo de Adão: ainda assim, a imagem que sempre vem à mente é das duas figuras masculinas... Sofia está bem à vista, contudo nós vemos somente Deus e Adão.
Desta forma Deus pode ser apreendido por visão do Logos (masculina) ou gnóstica (feminina e intuitiva). Não que o homem (macho) não possa ter essa gnose, porem regatar esse feminino é mais difícil.Em geral não há tempo de se cultivar Sofia (sendo homem ou mulher)  até que se amadureça como ser humano. A receptividade do espírito, a capacidade de ouvir e dar valor à experiência mística, nos faz saber que a gnose estava por trás das maiores escolhas e criam um espaço para conter a Sabedoria de Sofia. Lembrando ainda que no "sabat" são as mulheres que acendem as velas cerimonias da ceia.
Paz e Luz.

FATIM RAMOS FEITOSA

Imagem: Imagem mediunicamente feito pela artista ROSA  TEUBL (minha LINDA  CIGANA  RAINHA  DO  ORIENTE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário