Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

quinta-feira, 1 de março de 2012

FLORAIS: REMÉDIOS PARA A ALMA:

Florais: remédios para a alma

O grande legado do Dr. Bach

terapia com florais de bach
Dr Edward Bach criador da terapia dos florais de bach
Ninguém pode falar de florais sem mencionar, em primeiro lugar, o Dr. Edward Bach, médico inglês que explorou diferentes abordagens da medicina em busca de um sistema de cura que conseguisse chegar à origem da doença.
Ele começou trabalhando como bacteriologista e descobriu a relação de algumas bactérias intestinais com doenças crônicas. Mais tarde, interessado na doutrina de Hahnemann, passou a preparar as suas vacinas de forma homeopática e criou os nosódios intestinais, que utilizou com resultados extraordinários na Grã-Bretanha e em vários outros países.
Apesar de já ser considerado naquela época um médico bem sucedido, o Dr. Bach ainda não estava satisfeito. Intrigado com as diferentes reações das pessoas aos mesmos medicamentos, começou a separá-las por semelhanças de comportamento. Foi nesse ponto da sua brilhante trajetória que o respeitado médico inglês resolveu procurar na natureza remédios que aliviassem o sofrimento de cada um desses grupos.
Entre o final dos anos 20 e o início dos anos 30, depois de abandonar o conforto e o status que tinha conquistado na sociedade médica londrina, o Dr. Bach foi buscar no País de Gales, terra dos seus ancestrais, as três primeiras flores de uma coleção muito especial e que iria revolucionar o conceito de saúde: Impatiens, Mimulus e Clematis.
O Dr. Bach descobriu que o líquido extraído das plantas depois que o sol incidia sobre as gotas de orvalho que recobriam suas pétalas , podia ser usado como um remédio para todos os males que afligiam as pessoas.
Aperfeiçoando rapidamente a sua pesquisa, o Dr. Bach começou a experimentar nele mesmo as propriedades terapêuticas das flores que ia descobrindo e atendeu muitas pessoas que buscavam os seus remédios, que ficaram conhecidos pelos excelentes resultados que traziam.
Preparou primeiro uma série de 12 essências florais, Os Doze Remédios Curadores. Depois enriqueceu a sua coleção de remédios com mais 7 flores, as quais chamou de Os Sete Auxiliares. Nos últimos seis meses de vida trabalhou exaustivamente na preparação das essências extraídas das últimas 19 flores terapêuticas que descobriu.
O Dr. Bach descreveu os 38 “estados da alma” correspondentes às 38 essências florais que preparou, de uma forma bem simples para que qualquer pessoa pudesse entender.
Com base na sua profunda observação, o Dr. Bach comprovou com a sua prática que a mesma doença afeta as pessoas de maneiras diferentes porque cada indivíduo é um universo específico, com características únicas. Por isso, afirmou muitas vezes que o importante era tratar a pessoa e não a doença.
A doença, segundo o Dr. Bach, acontece quando essas duas partes inseparáveis que nos compõem, o corpo físico (a nossa parte material) e a Alma (a nossa parte sutil), estão em desarmonia. Ou seja, quando não ouvimos o coração, quando contrariamos a nossa voz interior, nós ficamos doentes. Simples assim.
O Dr. Bach descobriu os poderes terapêuticos das flores e nos deixou como legado não apenas um sistema de cura simples, eficiente e accessível a todas as pessoas, mas um novo entendimento sobre saúde no seu sentido mais profundo.

Mas, afinal, o que são essências florais?

As essências florais, remédios florais ou simplesmente florais são preparações feitas com extratos de flores terapêuticas, água pura e um conservante, que pode ser conhaque, álcool homeopático ou glicerina vegetal. As essências florais não são medicamentos, preparações homeopáticas, fitoterápicas nem óleos essenciais.
Cada fórmula floral carrega a impressão dos padrões vibracionais de cada uma das flores curativas com as quais é composta. Na maioria das vezes, uma fórmula floral é composta por várias flores.

Como agem os florais?

A flor é a mais alta expressão de uma planta, que libera toda a energia concentrada durante a reprodução através da sua florada. A flor é o que a planta tem de melhor, é um presente, e, também um remédio para a própria planta. Imagine remédios que são preparados com as dádivas do reino vegetal, o mais benevolente de todos os reinos da natureza.
Segundo o Dr. Bach, a doença e o mal não devem ser vencidos pelo confronto direto, mas sim pelo fortalecimento do bem. Segundo ele, a escuridão só é vencida pela luz e não por mais escuridão. Cada flor curativa vai iluminar a virtude a qual, por sua vez, vai dissolver a escuridão da falha de personalidade, que é a causa verdadeira do desequilíbrio.
Impatiens
Florais de Bach, Impatiens
Para as pessoas agitadas, por exemplo, que têm raciocínio rápido, um ritmo super acelerado, que querem tudo feito “pra ontem” e são intolerantes com pessoas mais lentas que elas, indica-se a essência floral (do sistema Bach) chamada Impatiens. Essas pessoas acabam manifestando desequilíbrios ao longo do tempo, como hipertensão, insônia, dores de cabeça e uma constante irritação. Se observarmos a Impatiens, planta da família Balsaminae, vamos entender um pouco mais o efeito do remédio feito com a sua flor. A planta cresce numa rapidez espantosa e se apodera de tudo ao seu redor como um rolo compressor. As folhas têm formato de lanças, com bordos serrilhados, o que caracteriza agressividade. Os galhos, de cor verde intensa com marcas vermelhas são firmes, porém frágeis e se quebram facilmente por causa do estresse acentuado. As sementes ficam dentro de gomos que explodem e as jogam a grandes distâncias, espalhando-as por todo lado. Na primavera, florescem antes de todas as outras plantas, porque precisam sempre andar na frente. A flor da Impatiens, conhecida no Brasil como Beijo, porém, é delicada e floresce em perfeito equilíbrio. O remédio feito da flor dá equilíbrio às pessoas do tipo Impatiens, para que tenham calma e delicadeza suficientes para compreenderem e perdoarem os outros. Ao fortalecer a virtude da compaixão, a delicada flor da Impatiens dissolve a falha da impaciência, que é a causa original de todo o mal. Faz todo sentido, não faz?

Tem floral pra tudo!

Em tempos de tanto estresse, quando somos bombardeados com problemas de todos os tipos que vão desde a falta de tempo até a violência urbana, alto custo de vida, problemas em quase todos os tipos de relacionamento, falta de estacionamento, engarrafamentos de trânsito angustiantes, manifestamos desequilíbrios emocionais e mentais, que acabam por desencadear doenças físicas.
É neste cenário de múltiplas tensões, cada vez mais comum nos dias de hoje, que os florais se tornam nossos aliados indispensáveis, nos trazendo alívio e nos ajudando a recolocar as emoções e os pensamentos em ordem, além de prevenir doenças e até curar desequilíbrios já instalados. Tem floral pra tudo!
Florais de Bach, Mimulus
Florais de Bach, Mimulus
A essência feita com a flor do Mimulus (sistema Bach) nos ajuda a aliviar aqueles medos conhecidos, como medo de altura, medo de assalto e medo de andar de avião, por exemplo. Tomar o Mimulus é uma mão na roda!
Para situações impactantes como a perda súbita do emprego ou a notícia da morte de uma pessoa próxima, podemos tomar o Star of Bethlehem(Estrela-de-Belém) do sistema Bach. Essa essência reorganiza o nosso interior profundamente, é impressionante.
Quando não sabemos que rumo profissional tomar, quando não conseguimos manter o foco ou desistimos dos nossos objetivos ao encontrarmos o primeiro obstáculo, é o Wild Oat (sistema Bach) que precisamos tomar.
Estrela de Belem
Florais de Bach, Star of Bethlehem
Quantos de nós não perdemos as estribeiras no trânsito, onde os longos engarrafamentos e as pressões das grandes cidades parecem transformar todos em combatentes prontos para o ataque? É numa hora dessas que usar um spray do maravilhoso Rescuedentro do carro pode fazer toda a diferença!
O Rescue é a fórmula emergencial do sistema do Dr. Bach, composta por cinco essências florais, a oitava maravilha do mundo, porque é “pau-pra-toda-obra”, podem acreditar. Pelo menos, para mim, o Rescue sempre foi uma bênção! Recentemente, fiz uma experiência com a minha cachorrinha usando o Rescue. Antigamente, quando a levava para vacinar, era um drama. A bichinha ficava chorosa, levava uns três dias pra voltar ao normal… um horror, coitadinha. Dessa última vez, dei Rescue para ela, antes e depois da vacina. Advinhem o que aconteceu? Pela primeira vez na vida, ela não teve nadica de nada. Foi uma mega surpresa legal! Isso pra dizer que os animais, assim como as plantas, também podem se beneficiar com o uso dos florais.
Os florais podem ser usados, inclusive, por gestantes e bebês, desde que com o conservante adequado. Não há contra indicações. A terapia floral já foi reconhecida e é recomendada pela Organização Mundial de Saúde como uma forma de terapia complementar aos tratamentos convencionais. Mas é importante ressaltar que os remédios florais não substituem os tratamentos médicos nem os medicamentos convencionais.
Os florais são usados no mundo inteiro em grande escala. São indicados por médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, terapeutas holísticos e terapeutas florais, por exemplo. Mas, as pessoas que não são especializadas também podem indicá-los. O próprio Dr. Bach disse: “Isto não requer ciência, apenas um pouco de conhecimento, compaixão e compreensão da natureza humana, coisa que todos nós possuímos”. Os florais podem ser preparados em farmácias especializadas, em consultórios, e nas casas de pessoas comuns interessadas.
O desejo do Dr. Bach que se desse continuidade ao seu trabalho se realizou. A pesquisa, sintonização e utilização dos florais expandiu-se de tal forma que existem atualmente mais de trinta sistemas de essências florais de vários países do mundo, inclusive do Brasil. A nossa prata da casa é farta e inclui, entre outros sistemas florais, os florais de Minas, da Amazônia, do Nordeste, o Filhas de Gaia, os de Saint Germain e os da Mata Atlântica.
Como dizia o Dr. Bach, Deus colocou belas flores terapêuticas entre as ervas do campo para que nós as utilizássemos quando nos sentíssemos doentes. Por que não utilizá-las? O nobre médico inglês nos presenteou com muito mais que a descoberta de um sistema natural de cura. O genial Dr. Bach nos mostrou um caminho para o entendimento de um sentido mais profundo da Vida.
Os florais são tudo de bom! São remédios pra alma. Vale a pena conferir, pessoal!
Muito obrigada, Dr. Bach!

Nenhum comentário:

Postar um comentário