Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

RESUMO DE TERAPIA DE VIDAS PASSADAS:


RESUMO DE TERAPIA DE VIDAS PASSADAS

Autor: Hugo Lapa (atendimento com terapia de vidas passadas)

A Terapia de Vidas Passadas tem vários nomes:


Terapia de Vivências Passadas (TVP)


Terapia de Regressão a Vivências Passadas (TRVP)


Terapia de Regressão a Vidas Passadas (TRVP)


Ou simplesmente Terapia de Regressão (TR)


Na Parapsicologia é chamada de Retrocognição.


As supostas Vidas Passadas, algumas vezes, aparecem espontaneamente na regressão de memória no consultório de alguns hipnotizadores. Alguns atribuem a fantasia, chamando de memórias estranhas. O próprio Freud pode ter encontrado vidas passadas em suas regressões. Terapeutas como Brian Weiss, Lívio Túlio Picherle, Fernando Rabelo, e outros descobriram espontaneamente o fenômeno das vidas passadas dentro da hipnose.


Terapia de Vidas Passadas é, antes de tudo, uma prática terapêutica.


Terapia de Vidas Passadas é uma abordagem terapêutica, e não apenas uma técnica. Ela é um sistema de terapia, e não apenas um método isolado de um contexto ou de uma abordagem de intervenção. Não se pode conceber a TVP como um método separado de um abordagem que lhe dá sustentação teórica. Dessa forma, a Terapia de Vidas Passadas é uma abordagem em si mesma, e não apenas uma técnica.


A TVP não tem vínculo oficial com a Psicologia, a Medicina ou qualquer ciência humana. Trata-se de um conhecimento independente.


Alguns terapeutas usam a hipnose sugestiva; outros, no entanto, usam apenas técnica de indução não-hipnótica, baseada no relaxamento, concentração e visualização de imagens.


A TVP funciona de forma semelhante a uma psicoterapia, com meses de duração e um trabalho seqüencial estruturado e progressivo de métodos para se alcançar os conteúdos mentais latentes e as experiências traumáticas de vidas passadas.


Na TVP não vamos apenas lembrar o passado, como se fosse apenas uma informação a mais que temos sobre nós. Nós vamos, isso sim, revive-lo, reexperimenta-lo, reatualizado, e sentir toda a carga do passado no presente, no aqui e agora. TVP não é mera recordação, mas experiência.


TVP se baseia na hipótese do resgate de uma memória recente ou remota, desconhecida.


A TVP tem como meta regressar no tempo até os primeiros períodos da vida atual – como infância, nascimento e vida intrauterina. A TVP, por sua vez, declara ser possível conduzir o ser humano a estados de consciência anteriores ao nascimento físico e a fase intra-uterina; estados que transcendem a perspectiva de sua personalidade atual.


A Terapia de Vidas Passadas trabalha com a hipótese da reencarnação. A reencarnação é apenas uma dentre outras hipóteses que tentam explicar as visões, sensações e emoções que surgem durante a regressão. A reencarnação, no entanto, é a hipótese mais aceita.


Um dos princípios básicos da TVP é este: as memórias do passado influenciam o nosso presente. O inconsciente é atemporal, o que ocorreu no passado pode estar presente em nós. Essas memórias podem criar conflitos, sintomas, bloqueios, transtornos e dificuldades diversas, assim como também podem influenciar positivamente nosso presente.


A única justificativa de se voltar ao passado e resgatar uma memória é o fato de que essa memória continua dentro de nós e nos influencia nos dias de hoje.


O passado não está lá longe, está aqui e agora, presente, vibrando e pulsando, pedindo uma significação, descarga e compreensão. O passado está dentro de nós e nos constitui como seres humanos.


A TVP tem como hipótese que a maior parte dos problemas atuais tem sua gênese num passado remoto, e não na vida atual.


A experiência das vidas passadas durante a regressão é independente das crenças dos indivíduos. Uma pessoa não precisa acreditar em vidas passadas para realizar a regressão e ver uma vida passada, assim como ninguém precisa acreditar no efeito de um medicamento alopático para ele causar efeitos específicos em nosso organismo. Céticos ou religiosos ortodoxos tem a mesma probabilidade de verem vidas passadas e se beneficiaram da terapia do que os crentes na reencarnação.


TVP não é religião e nem está ligada a qualquer religião estabelecida, ou qualquer instituição, nem direta nem indiretamente. A TVP tem seu próprio campo de investigação e não aceita imposições religiosas dentro de sua abordagem clínica. Alguns terapeutas superficiais podem tentar trazer à TVP conceitos de sua religião preferida, mas isto é um grande equívoco. Alguns termos como alma, espírito, reencarnação, corpo espiritual são adotados apenas para se ter uma ideia aproximada do que ocorre durante as sessões. Mas estes são termos utilizados em várias religiões e não são exclusivos de nenhuma por representarem ideias universais.


Fases que a TVP pode tratar:


Adolescência


Infância


Nascimento


Vida intrauterina


Roteiro kármico


Entrevidas ou intermissão


Morte


Vidas passadas.


A TVP absorve alguns princípios das tradições espirituais, mas isto ocorre por que as evidências clínicas apontavam nesta direção.


A TVP não é ciência, e nem é aceita pelos conselhos de Psicologia, de Medicina, de Enfermagem, ou qualquer outro. Apesar de seguir uma metodologia científica e empírica, baseada na experiência e na comparação dos dados de muitos casos, conceitos abstratos como reencarnação, karma, corpo espiritual, entrevidas, etc ainda a impede de ser aceita pela maior parte da comunidade científica.


A TVP não tem como objetivo a pesquisa para se comprovar a reencarnação, pois, como há dissemos, é uma abordagem terapêutica. O objetivo é o bem estar físico e emocional das pessoas.


A TVP é considerada mais rápida em seus resultados do que as psicoterapias convencionais. Denis Kelsey: “Em um período máximo de doze horas de terapia de regressão, eu posso realizar aquilo que um psicanalista demoraria três anos.” Apesar disso, a TVP não é uma panacéia, ela não cura ou resolve todos os problemas e tampouco funciona para todas as pessoas, assim como qualquer técnica ou terapia científica ou não científica.


TVP não cura doenças, nós dizemos que ela promove um alívio de sintomas. Se um terapeuta prometer cura, desconfie. Além de estar prometendo algo que pode não cumprir, está praticando exercício ilegal da medicina. Nenhum terapeuta pode prometer cura física, podemos apenas dizer que vamos harmonizar as emoções, e com isso, um bem estar físico pode ser alcançado.


A TVP busca encontrar nossos eu do passado, aqueles personagens que estão dentro de nós e que continuam influenciando nossas escolhas e nossa vida.


A regressão de memória pode ocorrer fora do setting terapêutico, a lembrança espontânea de uma vida passada pode ou não melhorar um sintoma.


Raymond Moody, pesquisador que cunhou o termo “Experiência de Quase Morte”, investigou a TVP e fez um resumo das suas principais características:


As Experiências de Vidas Passadas são geralmente visu­ais.


As Regressões a vidas passadas parecem ter vida própria.


As Imagens dão a estranha impressão de familiaridade.


O indivíduo se identifica com um personagem.


Emoções de vidas passadas podem ser revivenciadas du­rante a regressão.


Os eventos de vidas passadas podem ser vistos sob duas perspectivas distintas: primeira e terceira pessoa.


A experiência geralmente reflete questões atuais da vida da pessoa.


As condições mentais podem realmente melhorar depois da regressão.


As regressões podem afetar as condições clínicas.


As regressões se desenvolvem conforme os significados e não segundo uma sequência histórica.


Regressões a vidas passadas se tornam mais fáceis com a repetição.


A maior parte das vidas passadas é comum.


Contraindicações:


Gravidez


Psicose e pré-psicose


Problemas Cardíacos


Surdez


Epilepsia


Asma


Pressão Alta


Deficiências mentais, retardamento


Pós-prandial


Os mitos da TVP


São ideias equivocadas ou distorcidas que estão propagadas sobre a TVP, mas nenhuma destas ideias é real:


A TVP é uma terapia perigosa.


Posso ficar preso ao passado ou a uma vida passada


Reviver uma vida passada pode fazer a pessoa surtar ou enlouquecer.


Ficarei inconsciente e não me lembrarei de nada depois


A maior parte das pessoas que fazem regressão diz ter sido pessoas famosas.


É preciso equilibrar a pessoa antes de fazer a regressão a vidas passadas


Espíritos de luz podem bloquear o processo.


A TVP só deve ser procurada em último caso.


Vida de algoz pode provocar culpa ou remorso.


Minha convivência com familiares pode ser prejudicada após saber de coisas ruins que ocorreram em vidas passadas.


Regressão


A regressão de memória tem dois significados principais:


Ela pode se referir à técnica utilizada, a técnica que permite a regressão de memória.


Ou pode significar a capacidade humana de relembrar, reviver, reexperimentar, reavivar, ou trazer à tona nossa memória do passado desta vida ou de outras vidas.


Regressão é basicamente o ato de recuperar memórias perdidas e revive-las.


Há vários tipos e condições diferentes de regressão.


A Regressão espontânea: Um tipo de regressão que ocorre sem ser provocado por técnicas, uma forma não intencional de regressão. A regressão espontânea é mais comum do que se imagina. Ocorre principalmente pela via dos sonhos.


A Regressão em grupo: É a regressão feita com duas ou mais pessoas. Pode tratar um grande número de pessoas ao mesmo tempo, mas o faz de uma forma superficial. Tem seus pontos positivos e negativos.


A Regressão Simbólica: Essa regressão ocorre sem conteúdos literais, mas com uma vivência simbólica. Ocorre apenas em alguns poucos casos. Aqui não se vê uma vida passada tal como ocorreu, mas sim pela via simbólica. O inconsciente vai produzindo símbolos.


A Regressão à vida animal: É possível uma pessoa se perceber como sendo um animal qualquer numa vida passada (mamíferos, dinossauro, aves, peixes, etc). As vidas passadas de animais ocorrem antes do início das vidas passadas como seres humanos. A TVP não oferece qualquer base para a ideia de que os seres humanos podem retornar ao reino animal.


A Regressão à vida mineral: Embora isso seja bem raro, algumas pessoas se veem com vidas minerais, sendo pedras de vários tipos ou cristais.


A Regressão em Espíritos: A regressão pode ocorrer em encarnados ou desencarnados, no plano visível ou invisível. É possível realizar a regressão de memória em espíritos e faze-los ver suas vidas passadas. Pode ser usada também como técnica de desobsessão em centros espíritas, nos obsessores incorporados em médiuns.


A Regressão a vidas felizes: São vidas em que a maior parte do tempo, ou todo o tempo gozamos de imensa alegria, bem estar e plenitude. As vidas felizes não são muito comuns de serem vistas. As vidas infelizes e sofridas aparecem bem mais e são o foco da intervenção na TVP. Vidas felizes, apesar de trazerem boas recordações e um sentimento positivo para a vida atual, podem gerar apego e saudade, o que pode prejudicar a vida atual.


Regressão a vidas paralelas: Vidas paralelas são vidas em potencial; vidas que iriam se realizar caso tivéssemos tomado outras decisões. São linhas de vida que correm em paralelo na vida normal. Na TVP, é possível relembrar também as vidas paralelas, mesmo que elas não tenham se manifestado e só existirem enquanto uma possibilidade de realização.


Progressão a vidas futuras: Além de ver o passado, é possível também, em alguns casos, ver o nosso futuro desta vida, ou mesmo ver vidas futuras. As vidas futuras, porém, são apenas uma possibilidade, uma linha possível de futuro. Não é certo que elas vão se concretizar; depende sempre de nosso livre arbítrio. Porém, são situações que podem de fato acontecer. É possível ver diferentes linhas de futuro com base em nosso karma. Ver um futuro possível pode nos ajudar a rever certos comportamentos atuais e ajudar uma mudança de rumo em nossa vida, para que um futuro negativo não se torne realidade.


Autorregressão: É quando a própria pessoa provoca a regressão sem qualquer ajuda externa de um profissional. A autorregressão além de ser ineficaz terapeuticamente na grande maioria dos casos, pode também fazer vir à tona certas experiências que sozinhos não estamos aptos a lidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário