Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O QUE É UMA DIETA VEGETARIANA?

O que é uma dieta vegetariana?

“O regime vegetariano não é, exclusivamente vegetal, e seu nome não se origina de alimentação vegetal, mas sim, do latim vegethus, que significa ‘forte’, ‘vigoroso’, ‘saudável’” (WINCKLER, 2004).
As pessoas costumam associar o termo vegetariano a alimentos saudáveis, por isso é comum o vegetariano ser considerado alguém que só come verduras e legumes, alguém que apenas opta por alimentos tipo o tofu, algas, açúcar mascavo, shoyo, etc. As pessoas tendem a confundir o que é ser vegetariano, por falta de esclarecimento. Esses alimentos não são à base da dieta vegetariana, apenas fazem parte da alimentação (MESTRE DE ROSE, 2004; AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION, 2003)… (CONTINUA)
Segundo Winclker (2004) ser vegetariano é não consumir carnes de nenhuma espécie e nem produtos derivados da carne.
Portanto, vegetarianas são as pessoas que se abstêm de comer carne. Mas alguns adeptos deixam de consumir leite e derivados, ovos e outros alimentos derivados de animais, como mel. Portanto existem diferentes tipos de dietas vegetarianas. De qualquer maneira, todas as dietas vegetarianas têm dois pontos em comum, que são utilizar alimentos do reino vegetal e jamais ingerir carnes (SLYWITCH, 2006).
Os profissionais da área de nutrição já não vêem os vegetarianos como ‘subnutridos em potencial’, mas mesmo assim o vegetarianismo é por vezes defendido e por vezes criticado. As doenças crônicas aparecem em menor número em vegetarianos, porém se as dietas vegetarianas não forem corretamente planejadas podem gerar deficiências nutricionais. Esse risco de carências tem relação com o grau de restrição de alimentos de origem animal, ou seja, quanto menos derivados se consome sem serem corretamente substituídos, maior é a chance de uma inadequação. (MEIRELLES, VEIGA e SOARES, 2001; COZZOLINO, 2007).
Portanto, a dieta vegetariana adequada é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para manutenção da saúde, sem faltar, nem sem ter excessos. Além disso, a dieta pode ser muito mais saudável se contemplar a utilização dos probióticos, prebióticos e fitoquímicos (SLYWITCH, 2006).
Os probióticos são microrganismos vivos que, como as fibras, atuam no intestino promovendo o equilíbrio da flora microbiana intestinal. São várias as espécies de Bifidobacterium e de Lactobacillus. Essas espécies estão presentes em iogurtes, produtos lácteos fermentados ou como suplemento alimentar (BOTTONI, 2005).
Os prebióticos têm sido definidos como um componente alimentar não digerível que afeta beneficamente o hospedeiro, estimulando seletivamente o crescimento e/ou a atividade de certas bactérias do cólon, promotoras da saúde. Os prebióticos aumentam o número de bactérias benéficas no intestino grosso de humanos e também aumentam suas atividades metabólicas através do fornecimento do substrato fermentável.
Alimentos fitoquímicos ou alimentos funcionais incluem alimentos integrais, fortificados, enriquecidos ou melhorados que causam efeitos potencialmente benéficos à saúde quando consumido regularmente como parte de uma dieta variada e em níveis efetivos (COSTA e BORÉM, 2003).
FONTE: http://nutricaovegetariana.wordpress.com/2010/03/06/tipos-de-vegetarianismo/
Dra Mariana Marchetti
Contato: 11 6473-0018
marchetti.nutricao@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário