A Assunção de Maria Santíssima ao Céu -
15 de Agosto
“Mística Cidade de Deus”
...Cristo apresenta a alma de
Maria no céu
Entrou no CÉU empíreo
nosso Redentor Jesus, conduzindo á sua direita a alma puríssima de sua Mãe. Só
Ela, entre todos os mortais, não teve matéria para o juízo particular, nem se
lhe pediu contas. Assim lhe foi concedido, quando a fizeram isenta da culpa comum, eleita
Rainha dispensada das leis a que estão sujeitos os filhos de Adão. Pela mesma
razão, no juízo universal não será julgada como os outros, mas virá á direita de
seu Filho santíssimo, participando no julgamento de todas as criaturas.
No primeiro instante de sua Conceição, foi aurora claríssima e refulgente, retocada com os raios do sol da Divindade, acima das luzes dos mais ardentes serafins. Depois, elevou-se até tocar a própria Divindade, ao se tornar Mãe do Verbo encarnado, Cristo. Era, portanto, conseqüente, que por toda a eternidade fosse sua companheira, com a maior semelhança possível entre Filho e Mãe; Ele Deus e Homem, e Ela pura criatura.
Com este titulo, o Redentor apresentou-a ante o trono da Divindade. Em presença de todos os bem-aventurados, atentos a esta maravilha, a Humanidade santíssima disse ao eterno Pai:
Meu eterno Pai, minha Mãe amantíssima, vossa Filha querida e Esposa mimoseada do Espírito Santo, vem receber a posse da coroa e glória que lhe preparamos, como recompensa de seus méritos. Nasceu entre os filhos de Adão, como rosa entre espinhos, intacta, pura e formosa, digna de que a recebamos em nossas mãos e no lugar onde não chegou nenhuma de nossas criaturas, nem podem chegar os concebidos em pecado.
É nossa escolhida, única e singular, a quem demos graça e participação em nossas perfeições, ultrapassando a norma comum ás outras criaturas; nela depositamos os tesouros e dons de nossa incompreensível divindade, e ela, com a máxima fidelidade, os guardou e fez lucrar os talentos que lhe demos; nunca se afastou de nossa vontade, achou graça (Lc 1, 30) e complacência a nossos olhos.
Meu Pai, retíssimo é o tribunal de vossa misericórdia e justiça, e nele se pagam os serviços de nossos amigos, com superabundante recompensa. Justo é que á minha Mãe se de o premio de Mãe; e se em toda sua vida e obras foi semelhante a Mim, no grau possível á pura criatura, também o há de ser na glória; tenha lugar no trono de nossa Majestade para que, onde está a santidade por essência, esteja também a máxima santidade por participação.
No primeiro instante de sua Conceição, foi aurora claríssima e refulgente, retocada com os raios do sol da Divindade, acima das luzes dos mais ardentes serafins. Depois, elevou-se até tocar a própria Divindade, ao se tornar Mãe do Verbo encarnado, Cristo. Era, portanto, conseqüente, que por toda a eternidade fosse sua companheira, com a maior semelhança possível entre Filho e Mãe; Ele Deus e Homem, e Ela pura criatura.
Com este titulo, o Redentor apresentou-a ante o trono da Divindade. Em presença de todos os bem-aventurados, atentos a esta maravilha, a Humanidade santíssima disse ao eterno Pai:
Meu eterno Pai, minha Mãe amantíssima, vossa Filha querida e Esposa mimoseada do Espírito Santo, vem receber a posse da coroa e glória que lhe preparamos, como recompensa de seus méritos. Nasceu entre os filhos de Adão, como rosa entre espinhos, intacta, pura e formosa, digna de que a recebamos em nossas mãos e no lugar onde não chegou nenhuma de nossas criaturas, nem podem chegar os concebidos em pecado.
É nossa escolhida, única e singular, a quem demos graça e participação em nossas perfeições, ultrapassando a norma comum ás outras criaturas; nela depositamos os tesouros e dons de nossa incompreensível divindade, e ela, com a máxima fidelidade, os guardou e fez lucrar os talentos que lhe demos; nunca se afastou de nossa vontade, achou graça (Lc 1, 30) e complacência a nossos olhos.
Meu Pai, retíssimo é o tribunal de vossa misericórdia e justiça, e nele se pagam os serviços de nossos amigos, com superabundante recompensa. Justo é que á minha Mãe se de o premio de Mãe; e se em toda sua vida e obras foi semelhante a Mim, no grau possível á pura criatura, também o há de ser na glória; tenha lugar no trono de nossa Majestade para que, onde está a santidade por essência, esteja também a máxima santidade por participação.
A glória da alma de Maria
Este decreto do Verbo humanado foi
aprovado pelo Pai e o Espírito Santo. A alma
santíssima de Maria foi elevada á destra de seu Filho e Deus verdadeiro e
colocada no mesmo trono real da santíssima Trindade, onde nem homens, nem anjos,
nem serafins chegaram, ou chegarão jamais, por toda a
eternidade.
Esta é a mais alta e excelente preeminência de nossa Rainha e Senhora: estar no mesmo trono das divinas Pessoas, e ter lugar de Imperatriz, quando os demais o tem de servos e ministros do sumo Rei. A eminência e majestade daquele lugar, inacessível para todas as demais criaturas, correspondem em Maria santíssima os dotes da glória: compreensão, visão e fruição. Daquele objeto infinito que, em inumeráveis e diferentes graus, gozam os bem-aventurados, Ela goza acima e mais do que todos. Conhece, penetra, entende muito mais sobre o ser divino e seus atributos, do que todo o resto dos bem-aventurados.
Entre a glória das divinas Pessoas e a de Maria santíssima há distancia infinita, porque a luz da Divindade, como diz o Apóstolo (1 Tm 6, 16), é inacessível e só ela habita a imortalidade e glória por essência.
A alma santíssima de Cristo também excede, sem medida, aos dotes de sua Mãe. Não obstante, comparada a glória dos santos, a desta Rainha ultrapassa a de todos de modo inatingível, tendo com a de Cristo uma semelhança impossível de se explicar e entender nesta vida.
Esta é a mais alta e excelente preeminência de nossa Rainha e Senhora: estar no mesmo trono das divinas Pessoas, e ter lugar de Imperatriz, quando os demais o tem de servos e ministros do sumo Rei. A eminência e majestade daquele lugar, inacessível para todas as demais criaturas, correspondem em Maria santíssima os dotes da glória: compreensão, visão e fruição. Daquele objeto infinito que, em inumeráveis e diferentes graus, gozam os bem-aventurados, Ela goza acima e mais do que todos. Conhece, penetra, entende muito mais sobre o ser divino e seus atributos, do que todo o resto dos bem-aventurados.
Entre a glória das divinas Pessoas e a de Maria santíssima há distancia infinita, porque a luz da Divindade, como diz o Apóstolo (1 Tm 6, 16), é inacessível e só ela habita a imortalidade e glória por essência.
A alma santíssima de Cristo também excede, sem medida, aos dotes de sua Mãe. Não obstante, comparada a glória dos santos, a desta Rainha ultrapassa a de todos de modo inatingível, tendo com a de Cristo uma semelhança impossível de se explicar e entender nesta vida.
Complacência divina por Maria
Tampouco se pode reduzir a
palavras o gozo que os bem-aventurados receberam neste dia, cantando novos
louvores ao Onipotente e á glória de sua Filha, Mãe e Esposa, em quem eram
glorificadas as suas obras.
Ainda que Deus não pode receber nova glória interior, porque a teve e tem completa, imutável e infinita desde sua eternidade, neste dia foram maiores as demonstrações exteriores de seu agrado e complacência, no cumprimento de seus eternos decretos.
Do trono real, como da pessoa do Pai, saia urna voz a dizer: Na glória de nossa dileta e amantíssima Filha, cumpriram-se nossos desejos e santa vontade, com plenitude de nossa complacência. A todas as criaturas demos o ser que elas tem, criando-as do nada, para serem participantes de nossos bens e tesouros infinitos, conforme á inclinação de nossa bondade imensa.
Este beneficio foi frustrado por aqueles que criamos com capacidade para nossa graça e glória. Só nossa querida Filha não teve parte na desobediência e prevaricação dos outros, e mereceu o que os indignos filhos da perdição desprezaram. Nosso coração não foi decepcionado por Ela em nenhum momento.
A Ela pertencem os prêmios que, por nossa vontade condicional, tínhamos preparado para os anjos desobedientes e para os homens que os imitaram, se todos tivessem cooperado com nossa graça e chamado. Ela compensou este desacato, com sua obediência e submissão. Agradou-nos, plenamente, em todos seus atos e mereceu o lugar no trono de nossa Majestade.
Ainda que Deus não pode receber nova glória interior, porque a teve e tem completa, imutável e infinita desde sua eternidade, neste dia foram maiores as demonstrações exteriores de seu agrado e complacência, no cumprimento de seus eternos decretos.
Do trono real, como da pessoa do Pai, saia urna voz a dizer: Na glória de nossa dileta e amantíssima Filha, cumpriram-se nossos desejos e santa vontade, com plenitude de nossa complacência. A todas as criaturas demos o ser que elas tem, criando-as do nada, para serem participantes de nossos bens e tesouros infinitos, conforme á inclinação de nossa bondade imensa.
Este beneficio foi frustrado por aqueles que criamos com capacidade para nossa graça e glória. Só nossa querida Filha não teve parte na desobediência e prevaricação dos outros, e mereceu o que os indignos filhos da perdição desprezaram. Nosso coração não foi decepcionado por Ela em nenhum momento.
A Ela pertencem os prêmios que, por nossa vontade condicional, tínhamos preparado para os anjos desobedientes e para os homens que os imitaram, se todos tivessem cooperado com nossa graça e chamado. Ela compensou este desacato, com sua obediência e submissão. Agradou-nos, plenamente, em todos seus atos e mereceu o lugar no trono de nossa Majestade.
Assunção de Maria ao céu
A procissão dos anjos e santos
entrou no céu. No fim dela, vinham Cristo, nosso Salvador tendo á direita a
Rainha vestida de ouro, como diz David (SI 44, 10), e tão formosa, que foi a
admiração da corte celeste. Todos se voltaram para contemplá-la e bendizê-la com
jubilosos cânticos de louvor.
Ali se ouviram aqueles misteriosos elogios escritos por Salomão: Sai, filha de Sião, para ver vossa Rainha, a quem louvam as estrelas matutinas e festejam os filhos do Altíssimo.
Quem é esta que sobe do deserto, qual urna névoa de perfumes (Ct 3, 6)? Quem é esta que se levanta como a aurora, mais formosa que a lua, escolhida como o sol e terrível como muitos esquadrões perfilados (Ct 6, 9)? Quem é esta que sobe do deserto, apoiada a seu dileto, transbordando delicias (Ct 8, 5)?
Quem é esta, em quem a Divindade encontrou mais complacência do que em todas as criaturas, e a eleva, acima de todas, ao trono de sua inacessível luz e majestade? Oh! maravilha nunca vista nestes céus! Oh! novidade digna da infinita sabedoria! Oh! prodígio desta onipotência que assim a exaltas e engrandeces!
Ali se ouviram aqueles misteriosos elogios escritos por Salomão: Sai, filha de Sião, para ver vossa Rainha, a quem louvam as estrelas matutinas e festejam os filhos do Altíssimo.
Quem é esta que sobe do deserto, qual urna névoa de perfumes (Ct 3, 6)? Quem é esta que se levanta como a aurora, mais formosa que a lua, escolhida como o sol e terrível como muitos esquadrões perfilados (Ct 6, 9)? Quem é esta que sobe do deserto, apoiada a seu dileto, transbordando delicias (Ct 8, 5)?
Quem é esta, em quem a Divindade encontrou mais complacência do que em todas as criaturas, e a eleva, acima de todas, ao trono de sua inacessível luz e majestade? Oh! maravilha nunca vista nestes céus! Oh! novidade digna da infinita sabedoria! Oh! prodígio desta onipotência que assim a exaltas e engrandeces!
Maria recebida pela Santíssima
Trindade
Com esta glória,
chegou Maria santíssima, em corpo e alma, ao trono real da santíssima Trindade,
onde foi recebida pelas três divinas Pessoas, em amplexo
indissolúvel.
O eterno Pai lhe disse: Sobe mais alto que todas as criaturas, minha escolhida, minha filha e minha pomba.
O Verbo humanado: Minha Mãe, de quem recebi a natureza humana e o retorno de minhas obras que perfeitamente imitaste, recebe agora de minha mão a recompensa que mereceste.
O Espírito Santo: Minha amantíssima Esposa, entra no gozo eterno correspondente a teu fidelíssimo amor, e goza sem receios, pois já passou o inverno do padecer (Ct 2, 11) e chegaste á posse eterna de nossos abraços.
Ali ficou Maria Santíssima absorta entre as divinas Pessoas, mergulhada naquele pélago interminável e abissal da Divindade, enquanto os santos enchiam-se de admiração e novo gozo acidental...
O eterno Pai lhe disse: Sobe mais alto que todas as criaturas, minha escolhida, minha filha e minha pomba.
O Verbo humanado: Minha Mãe, de quem recebi a natureza humana e o retorno de minhas obras que perfeitamente imitaste, recebe agora de minha mão a recompensa que mereceste.
O Espírito Santo: Minha amantíssima Esposa, entra no gozo eterno correspondente a teu fidelíssimo amor, e goza sem receios, pois já passou o inverno do padecer (Ct 2, 11) e chegaste á posse eterna de nossos abraços.
Ali ficou Maria Santíssima absorta entre as divinas Pessoas, mergulhada naquele pélago interminável e abissal da Divindade, enquanto os santos enchiam-se de admiração e novo gozo acidental...
Fonte:
Livro: “Mística Cidade de Deus” –
Maria de Agreda - Espanha Século XVII
Quarto Tomo - páginas: 393 a 397 -
Capítulo 21
Corpo incorrupto de Soror
Maria de Agreda
Prova da veracidade das Aparições que ela presenciou e relatou em Mística Cidade De Deus.
Prova da veracidade das Aparições que ela presenciou e relatou em Mística Cidade De Deus.
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