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Top 10 falhas comuns na mente humana
Top 10 falhas comuns na mente humana
A mente humana é uma coisa maravilhosa. A cognição, que é o ato de pensamento, nos permite processar grandes quantidades de informação rapidamente.
Por exemplo, toda vez que seus olhos estão abertos, seu
cérebro está constantemente sendo bombardeado com estímulos. Você pode
estar pensando conscientemente sobre uma coisa específica, mas seu
cérebro está processando milhares de ideias subconscientes.
Infelizmente, a nossa cognição não é perfeita, por isso existem
alguns erros de julgamento que estamos propensos a fazer. Essa
situação é conhecida no campo da psicologia como viés cognitivo. Ele
acontece a todos, independentemente da idade, sexo, educação,
inteligência, entre outros fatores. Alguns deles são bem conhecidos,
outros não, mas todos são interessantes.
10º - Falácia de Gambler |
A falácia de Gambler, também chamada de falácia de jogador, é a tendência para pensar que as probabilidades futuras são alteradas por eventos passados, quando, na realidade, eles não são. Certas probabilidades, tais como a obtenção de uma “cara” quando você joga uma moeda são sempre as mesmas.
A probabilidade de obter uma “cara” é de 50%, não importa se
conseguiu “coroa” nas últimas 10 tentativas. Veja um exemplo no jogo de
roleta. As últimas quatro rodadas caíram no preto, tem que ser
vermelho desta vez. Certo? Errado! A probabilidade de parar no vermelho
ainda é de 47,37% (18 pontos vermelhos, divididos por 38 pontos no
total). Isto pode soar óbvio, mas esse viés tem levado muitos jogadores
a perder dinheiro, pensando que as probabilidades mudam.
09º - Reatividade |
Reatividade é a tendência das pessoas a agir ou aparecer de forma diferente quando sabem que estão sendo observadas. Na década de 1920, uma obra em Hawthorne (uma fábrica) encomendou um estudo para analisar se os diferentes níveis de luminosidade influenciavam na produtividade do trabalhador. O que se descobriu foi incrível. Infelizmente, quando o estudo foi concluído, a produtividade voltou para os seus níveis regulares. Isto porque a mudança não foi devido aos níveis de luz, mas porque os trabalhadores estavam sendo vigiados. Isto demonstrou uma forma de reação.
Quando os indivíduos sabem que estão sendo vigiados, eles são
motivados a mudar seu comportamento, para se mostrarem com uma
aparência melhor. A reatividade é um problema sério em pesquisas e
precisa ser controlada com experimentos cegos (quando os indivíduos
envolvidos em um estudo de investigação não sabem que estão sendo
analisados, de modo a não influenciar os resultados).
08º - Pareidolia |
Pareidolia é quando imagens aleatórias ou sons são percebidos
como significativos. Ver imagens que parecem ter significado em nuvens
ou ouvir mensagens quando um disco é tocado de trás para frente são
exemplos comuns. É um estímulo inconsciente, e não tem significado
definido. O significado está na percepção do espectador.
Fato interessante: O Teste de Rorschach, que
utiliza uma mancha de tinta, foi desenvolvido para utilizar a
pareidolia numa análise mental das pessoas. São mostradas imagens
ambíguas para que as pessoas possam descrevê-las. As respostas são
analisadas para descobrir os pensamentos ocultos de cada indivíduo.
07º - Profecia autorrealizável |
A pessoa acha que o seu relacionamento amoroso vai falhar,
então começa a agir de modo diferente, afastando-se emocionalmente. Por
causa disso, realmente é possível fazer com que o relacionamento
fracasse. Esta é uma ferramenta poderosa, usada por “médiuns” que
querem implantar uma ideia na mente das pessoas.
Fato interessante: As recessões econômicas
são profecias autorrealizáveis. Uma recessão se configura após dois
trimestres de queda do Produto Interno Bruto (PIB). Sendo assim, você
não pode saber que está em recessão até que esteja há pelo menos seis
meses em uma. Infelizmente, ao primeiro sinal de diminuição do PIB, a
mídia relata uma possível recessão, as pessoas entram pânico, gerando
uma cadeia de eventos que realmente causam recessão.
06º - Efeito Halo |
O efeito halo é a possibilidade de que a avaliação de uma caracteristica possa interferir no julgamento de outros fatores, contaminando um resultado geral. Esse viés acontece muito em avaliações de desempenho de funcionários. Por exemplo: um determinado empregado chegou atrasado para o trabalho nos últimos três dias, eu percebi isso e conclui que ele é preguiçoso.
Há muitas razões possíveis pelas quais ele possa ter chegado
tarde, talvez o carro quebrou, sua babá não apareceu ou a chuva
prejudicou o trânsito. O problema é que, por causa de um aspecto
negativo que pode estar fora do controle do empregado, presumo que ele é
um mau trabalhador.
Fato interessante: No caso da atração física,
isso acontece quando as pessoas assumem que os indivíduos atraentes
possuem outras qualidades socialmente desejáveis, tais como sucesso,
felicidade e inteligência. Isto se torna uma profecia autorrealizável,
quando as pessoas atraentes recebem tratamento privilegiado, como
melhores oportunidades de trabalho e salários mais elevados.
05º - Mentalidade de Rebanho |
Mentalidade de rebanho é a tendência a adotar os comportamentos da maioria, para sentir mais segurança e evitar conflitos. Em sua forma mais comum, o sujeito agrega roupas, carros, hobbies, estilos para se identificar com um grupo de pessoas.
Fato interessante: As coisas que são pouco
atraentes, não parecem legais ou populares acabam ganhando seguidores
devido à mentalidade de rebanho. Os exemplos incluem as calças
pára-quedas, pedras de estimação, tainhas, sutiãs de cone e outras
coisas mais.
04º - Reatância |
Reatância é o desejo de fazer o oposto do que alguém quer que
você faça, numa necessidade de resistir a uma tentativa de alguém
restringir sua liberdade de escolha. Isso é comum com adolescentes
rebeldes, mas qualquer tentativa de resistir à autoridade, devido às
ameaças à liberdade, é uma relutância. O indivíduo pode não ter a
necessidade de executar o comportamento específico, mas o fato de que
ele não pode fazê-lo o faz querer.
Fato interessante: A psicologia reversa é uma
tentativa de influenciar as pessoas que utilizam reatância. Diga para
alguém (especialmente crianças) para fazer o oposto do que você
realmente quer e eles vão se rebelar e acabar por fazer o certo.
03º - O Desconto Hiperbólico |
Desconto hiperbólico é a tendência das pessoas de preferir um menor retorno imediato a um maior retorno tardio. Pesquisas mostram que diversos fatores contribuem para o processo de tomada de decisão individual. Curiosamente, o tempo de atraso é um fator importante na escolha de uma alternativa.
Simplificando, a maioria das pessoas prefere receber 50 reais
hoje em vez de conseguir 100 reais em um ano. Normalmente, faz sentido
escolher uma maior quantidade de dinheiro imediatamente e não menos no
futuro. É interessante como estamos mais dispostos a tomar
imediatamente ao invés de esperar, você preferiria ter R$ 100 daqui a
um ano ou R$ 50 imediatamente?
02º - Escaladas de Compromissos |
A escalada de compromissos é a tendência das pessoas a continuar apoiando os esforços anteriormente fracassados. Com tantas decisões que as pessoas têm de tomar, é inevitável que algumas não deem certo. Claro, a única coisa lógica a fazer nesses casos é mudar essa decisão ou tentar revertê-la.
No entanto, às vezes, as pessoas sentem-se compelidas não só a
ficar com a sua decisão, mas também a continuar a investir nela devido
aos custos irrecuperáveis. Por exemplo, digamos que você use metade de
suas economias para começar um negócio. Após seis meses, é evidente
que o negócio não vai dar certo. A única coisa lógica a fazer é
desistir. No entanto, devido aos custos já gastos, você se sente
comprometido com o negócio e investe ainda mais dinheiro para o projeto
na esperança de que a situação se reverta.
1º - Efeito Placebo |
O efeito placebo é quando uma substância ineficaz produz o efeito desejado. Especialmente comum com medicamentos, o efeito placebo tem sido observado quando os indivíduos recebem uma pílula de açúcar ou farinha para uma melhoria real de uma determinada doença.
Os placebos são ainda um mistério científico. Teoriza-se que
eles causem um “efeito esperança” (em caso de dúvida, a expectativa é o
mais provável de acontecer). Indivíduos esperam que os comprimidos
curem suas doenças, assim eles se sentem curados. No entanto, isto não
explica a forma como os comprimidos ineficazes realmente causam uma
redução nos sintomas.
Fato interessante: O termo placebo é usado quando os resultados são considerados favoráveis.
Fonte: Listverse Fotos: Autoria não identificada/Reprodução/Listverse.com
Foto de capa: newscientist
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