Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

YANTRA:



Yantra


Fonte: Sivasakti

YANTRA literalmente significa "apoio" e "instrumento". Um yantra é um desenho geométrico atuando como uma ferramenta altamente eficiente para a concentração, contemplação e meditação.

Yantras carregam um significado espiritual: há um significado específico que pertence a níveis superiores de consciência.

O YANTRA Fornece um ponto focal é uma janela para que o Absoluto. Quando a mente está concentrada em um único objeto simples (Neste caso, um Yantra), a vibração da mente cessa. Eventualmente, o objeto é descartado quando a esvaziar a mente pode permanecer em silêncio e sem ajuda. Nas fases mais avançadas, é possível alcançar a união com Deus através da visualização geométrica de um yantra.

O yantra é como uma imagem microcósmica do macrocosmo. É um ponto de foco e uma porta exterior e interior.Os yantras frequentemente estão focados em uma divindade (entenda-se que aqui cada divindade possui sua própria simbologia e significados e atributos e qualidades) específica, de modo que, sintonizando em Yantrasdiferentes pode-se tocar em divindades ou centros de força criativa do universo.

Normalmente Yantras são projetados para que o olhar se fixe no centro, e são muito simétricos, podendo ser desenhados em papel, madeira, metal, ou terra, ou eles podem ser tridimensional.


O YANTRA mais célebre na Índia é o Sri Yantra de Tripura Sundari o yantra. É um símbolo de todo o cosmos que serve para lembrar o praticante que entre o sujeito e objeto não há diferença



Como trabalhar com Yantras

A base de operação do yantra é uma coisa chamada "forma de energia" ou "energia forma". A idéia é que cada formaemite uma freqüência muito específica e padrão de energia.

Exemplos de antigas idéias de que yantras e mandalas são formas de energia são: a estrela de Davi, a estrela de cinco pontas (Pentágono), a cruz cristã, as pirâmides e assim por diante.

Alguns dos poderes são atribuídos às várias formas. Alguns têm as energias "mal" ou negativos e algumas energias"boas" ou positivo, mas em Yoga Yantra apenas as energias benéficas e harmoniosas são usados.

Quando alguém se concentra em um yantra, a mente automaticamente fica sintonizado por ressonância na formaespecífica de energia do YANTRA.

O processo de ressonância é amplificado e depois mantida. O Yantra atua apenas como "sintonizar" mecanismo ou uma porta. A Energia Sutil não vem (ou está) no YANTRA si, mas o macrocosmo.

Basicamente yantras são as chaves secretas para estabelecer ressonância com as energias benéficas do macrocosmo. Muitas vezes, os Yantras podem nos colocar em contato com energias extremamente elevadas,sendo de inestimável ajuda no caminho espiritual.



Em primeiro lugar, Yantras não pode simplesmente ser inventados de imaginação. Cada modo específico e emoção tem uma forma específica de energia associada a uma forma (desenho) . Esta forma inequívoca determina a forma do yantra associado a esse estado de espírito. Os Yantras tradicionais foram descobertos, por meio da revelação, pela clarividência, não foram inventados simplesmente. É preciso ser um verdadeiro mestre espiritual, um guru tântrico, para ser capaz de revelar uma YANTRA novo para o mundo.

Daí que os Yantras devem ser conservados em sua forma original, não podendo ser colocados invertidos, da mesma forma que a cruz invertida significa outra coisa.



Dissecando os Yantras:




O poder de Yantras para induzir ressonância é baseada na forma suas especificidades de aparência.

Tal diagrama um pode ser composto de um ou mais formas geométricas que se combinam em um modelo precisorepresentando e transfigurando na sua essência, ao nível do universo físico, a esfera sutil de força correspondente à divindade invocada.

Deste ponto de vista podemos argumentar que o YANTRA funciona de forma semelhante a um mantra (palavra sagrada). Por ressonância, uma certa energia do microcosmo do praticante vibra na mesma sintonia com a presente energia correspondente no infinito, no macrocosmo de energia, que é representada no plano físico pelo yantra.

O princípio da ressonância com qualquer divindade, energia cósmica, aspecto, fenômeno ou energia deve a suaaplicabilidade universal para a perfeita correspondência existente entre o ser humano (visto como um microcosmo verdade) e da Criação como um todo (macrocosmo).


Contorno
Cada YANTRA é delimitado a partir do exterior por uma linha ou um grupo de linhas que formam o seu perímetro.Estas linhas marginais têm a função de manter, conter e evitar a perda das forças mágicas representados pelaestrutura do núcleo do YANTRA, geralmente ponto central. Eles também têm a função de aumentar a sua força mágica e sutil.

O núcleo do YANTRA é composto de um ou várias formas geométricas simples: pontos, linhas, triângulos, quadrados, círculos e lótus que representam, em diferentes maneiras as energias sutis.




Ponto - Bindu
Por exemplo, o ponto (Bindu) significa a energia focalizada e sua concentração intensa. Ele pode ser compreendidocomo uma espécie de depósito de energia, que pode, por sua vez, irradiar energia sob outras formas.

O ponto geralmente é cercado por superfícies diferentes, quer um triângulo, um hexágono, um círculo, etc Estas formas dependem da característica da divindade ou aspecto representado pela YANTRA. Na iconografia tântrica, o ponto é chamado Bindu; no tantra Bindu é simbolicamente considerado Shiva, a fonte de toda a criação.


Triângulo - Trikona

O triângulo (trikona) é o símbolo da Shakti, a energia feminina ou aspecto da Criação.

O triângulo apontando para baixo representa a yoni, o órgão sexual feminino e o símbolo da fonte suprema do Universo, significa o elemento água que tende sempre a voar e ocupar a posição mais baixa possível. Este triângulo é conhecido como SHAKTI KONA.


O triângulo está apontando para cima, significa aspiração espiritual intensa, a sublimação de sua natureza para os planos mais sutis e do elemento de fogo (AGNI tattva).

O fogo é sempre orientada para cima, assim, a correlação com o triângulo para cima - SHIVA KONA.

A intersecção de duas formas geométricas (linhas, círculos, triângulos, etc) representa as forças que são ainda maisintensas do que aquelas geradas pelas formas simples. Tal interpenetração indica um alto nível na interação dinâmica das energias correspondentes. Os espaços vazios gerados por tais combinações são descritos como muito eficientes campos operacionais das forças que emanam do ponto central do YANTRA.

É por isso que muitas vezes pode encontrar representações de mantras em tais espaços. YANTRA e MANTRA são aspectos complementares de Shiva e sua utilização em conjunto é muito mais eficiente do que o uso de uma só.


A Estrela de 6 pontas - SHATKONA
A combinação típica freqüentemente encontrados na estrutura gráfica de um Yantra é a superposição de dois triângulos, um apontando para cima e outro para baixo, formando uma estrela com seis pontos (SHATKONA), também conhecido como Estrela de Davi. Esta forma simbolicamente representa a união de Purusha e Prakriti ouShiva-Shakti, sem o qual não poderia haver Criação.

O Círculo - chakra
Outra forma geométrica simples, muitas vezes usado em Yantras é o círculo, que representa a rotação, um movimento intimamente ligada com a forma de espiral, que é fundamental na evolução Macrocósmica. Ao mesmo tempo, o círculo representa a perfeição, a felicidade plena e o vazio criativo.

Na série dos cinco elementos fundamentais representa o ar - Vayu Tattva.


O Quadrado - BHUPURA
Entre os elemetos geométricas simples que compõem Yantras há também a quadrado. É geralmente o limiteexterior do YANTRA e simbolicamente, representa o elemento terra - Prithivi tattva.

Cada YANTRA começa a partir do centro, muitas vezes marcado por um ponto central (bindu) e termina comquadrado exterior. Isto representa o sentido da evolução universal, a partir do sutil e terminando com o grosseiro,a partir de "éter" e terminando com "Terra".

A maior parte das vezes Yantras são compostos por estas formas geométricas simples, por vezes, encontramosoutros elementos como pontas de flecha, tridentes, espadas, picos incluídos no projeto de um YANTRA com a finalidade de representar vetores e direções de ação para o YANTRIC energias.


O lótus (padma)
O símbolo de lótus (ou suas pétalas) é um símbolo da pureza e da variedade, cada pétala de lótus que representa um aspecto distinto. A inclusão de uma flor de lótus em um Yantra representa a liberdade de interferências múltiplascom o exterior (pureza) e expressa a força absoluta do Ser Supremo.

Em conclusão, um yantra é um instrumento muito complexo espiritual na prática tântrica (sadhana). Ele pode acalmar e concentrar as atividades da mente, e por sua auto-sugestão positiva que tem um impacto benéfico sobre a saúde e bem-estar psíquico de uma pessoa.

A YANTRA sozinha não representa nada. Só quando é despertada pela concentração mental e meditação o processo de ressonância aparecer e as energias benéficas macrocósmico se manifestarão em microcosmo do praticante.


Como usar Yantras
Como mostramos acima, a chave secreta para uso Yantras na meditação é a ressonância. O processo de ressonância é estabelecida pela concentração mental sobre a imagem do Yantra.

Enquanto a mente está em sintonia com o humor específico associado ao YANTRA, os fluxos de energia fluem, masquando a ressonância é interrompida, a energia desaparece.




Instruções para a meditação Yantra:






























1 - pendurar o YANTRA sobre uma parede de frente para Norte ou Leste, colocando o centro do YANTRA ao nível dos seus olhos

2 - adotar sua postura que mais goste ou, se você quiser, sentar em uma cadeira mantendo a coluna reta

3 - respiração pelo nariz e expirar pela boca, mas não force nada, apenas deixar o fluxo de respirar normalmente

4 - olhar para o centro do yantra, tentando piscar o mais raramente possível, sem se preocupar em olhar os detalhes do Yantra, basta manter a sua visão no centro e observar o YANTRA todo de uma só vez.

este exercício deve durar pelo menos 15-30 minutos todos os dias, a experiência será indescritível

no tempo, depois de pelo menos sete dias de meditação YANTRA você será capaz de aproveitar a energia mesmoyantric mesmo sem um YANTRA (no início você pode fixar sua visão em um ponto imaginário ou exterior ou evocar o YANTRA com os olhos fechados)

não se esqueça de consagrar os frutos desta prática para com Deus (karma yoga), você não deve perseguir um objetivo ao fazer meditação YANTRA, apenas deixá-lo gradualmente orientá-lo para as energias sublimes doMacrocosmo

Ao executar este técnicas recomenda-se manter um estado de aspiração e intenso desejo de experimentar as energias beatíficos da consciência
em fases superiores a YANTRA absorve atenção total do praticante, e ele já não pode dizer se o Yantra é dentro de si mesmo ou se ele está dentro do YANTRA, este é o estado de não-dualidade.












Maria Elisete Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário