
A PERVERSÃO FARMACÊUTICA
A toda poderosa indústria farmacêutica adquiriu ao longo do desenvolvimento do capitalismo uma força e importância incalculável para a sociedade mundial.Seu poder tanto político e econômico é avassalador, pois sua atividade está ligada a uma das necessidades básicas dos seres humanos, a saúde, ou seja, a superação das doenças e dos males que afetam as pessoas.Os laboratórios farmacêuticos cujas sedes estão localizadas nos Estados Unidos e na Europa tentam garantir, a todo custo, e, ai vale qualquer artifício, seus lucros, que são gigantescos, de qualquer forma.A indústria farmacêutica atua no mundo de forma desumana e cruel. Ela tem pautado suas atuações como um setor de produção qualquer, ou seja, a procura de todas as formas de lucro, de acumulação, se inserindo, assim como um dos setores produtivos – entre milhares – que compõe a estrutura do modo de produção capitalista.

A produção de medicamentos se tornou um negocio como outro qualquer, como produzir sapatos, automóveis e outros bens de consumo, o que prevalece é a busca de lucros cada vez maiores, não importando que para isso ela tenha que subornar colocar centenas de lobistas no Congresso dos países, de deixar de fabricar determinados medicamentos que não são rentáveis, não investirem quase nada em Pesquisa e Desenvolvimento de novos remédios, pois isto requer anos de pesquisa e muitas vezes levam ao fracasso, ou seja, os investimentos numa nova droga – medicamento – podem levar a nada. Isto faz com que essas empresas aleguem que tenham altos custos para a produção de medicamentos que salvam vidas, e aí, mora uma grande jogada destas indústrias, elas recebem elevados subsídios dos governos e, além disso, usam para justificar os altos preços dos seus medicamentos alegando que atuam na Pesquisa e Desenvolvimento de novos remédios. Mas na verdade elas aplicam enormes recursos financeiros em marketing e em maquiar os antigos medicamentos, em patrocinar congressos e conferências médicas, em “visitas” aos consultórios médicos e na distribuição de amostras grátis.


PESQUISAS E FATOS COMPROVADOS-O QUE É O OMEPRAZOL
O omeprazol é o segundo medicamento mais consumido no mundo, da classe dos anti-ulcerosos que reduz a secreção ácida; o medicamento é utilizado por quem tem esofagite de refluxo; gastrite; acidez estomacal; úlcera duodenal; úlcera do estômago e outros tratamentos, mas muitas vezes as pessoas usam esse medicamento sem passar por um médico, o que é um grande problema, pois além da automedicação não ser indicada, o uso prolongado de omeprazol pode levar a demência segundo estudo publicado na revista da Associação Médica Americana (JAMA).A notícia não surpreendeu os médicos; Há mais de 5 anos os médicos vinham ouvindo falar da existência de todos estes efeitos secundários. Mas torna-se difícil a sensibilização tanto dos profissionais de saúde como dos seus pacientes, a fazer o uso mais racional deste medicamento.O aparecimento de omeprazol, segundo especialista, foi uma autêntica revolução no tratamento de úlceras gástricas e é uma das principais indicações do medicamento.
Nome comercial do remédio;LOZEPREL-(omeprazol-20mg)-Laboratório MULTILAB- aprovado pela ANVISA
A SOLUÇÃO NATURAL PARA O ESTÔMAGO SENSÍVEL
Várias pessoas tem o estômago sensível, e um dos principais motivos é a má alimentação. Se comemos com frequência alimentos gordurosos, ácidos ou condimentados , temos grandes chances de desenvolver uma gastrite.Para evitar esses problemas, devemos investir em alimentos bons para combater estômago sensível e comer sempre devagar, mastigar bem os alimentos durante as refeições e não deixar de beber pelo menos dois litros de água por dia , evitando alguns alimentos como :
Cafeína;Refrigerantes (evite ao máximo ou, de preferência,corte);Alimentos industrializados;Frutas cítricas em excesso;Frituras;Leite;Álcool;Alimentos picantes;
Alimentos indicados
Alho: Diversas pesquisas demonstram o efeito protetor do alho no nosso sistema digestório; no caso de como consumir o alho, a forma mais eficaz é a ingestão do alho in natura.
Hortelã: A ação carminativa da hortelã aumenta a secreção dos sucos digestivos e melhora as contrações musculares do estômago, mas a hortelã não tem qualquer ação sobre inflamações no estômago e consequentemente não é usada em gastrites ou úlceras de estômago.
Gengibre: Rico em vitaminas, cálcio, ferro e proteínas, o gengibre é usado no tratamento contra náuseas e dores de estômago, o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e outros benefícios para saúde, o gengibre auxilia na digestão e pode aliviar dores de estômago, além de possuir propriedades para aumentar sucos digestivos e neutralizar os ácidos do estômago. O gengibre fresco é a forma mais potente deste alimento, e você pode usá-lo em chás.
A Espinheira Santa é uma planta medicinal muito útil no combate às dores de estômago, gastrite, úlcera, azia e queimação, devido às propriedades medicinais que possui.Outros nomes populares da espinheira santa são: espinheira-divina; maiteno; salva-vidas; sombra-de-touro; erva-cancerosa; cangorça e espinho-de-deus. Seu nome científico é Maytenus ilicifolia e pode ser comprada em algumas farmácias e lojas de produtos naturais.A Espinheira Santa serve para o tratamento de problemas de estômago como úlcera, gastrite, azia, queimação e dispepsia. As propriedades da espinheira santa incluem ação cicatrizante, anti-inflamatória, anti ulcerosa, calmante,analgésica, tonificante, antisséptica, diurética e laxante.As partes utilizadas da espinheira santa são as suas folhas, casca e raízes.
PARACETAMOL;ESTUDOS COMPROVAM QUE É UM DOS MAIORES CAUSADORES DE LESÕES NO FÍGADO
O paracetamol está presente na maioria dos lares brasileiros e europeus. É bastante usado em tentativas de suicídios, sendo um grande causador de lesões no fígado.Tomar de uma só vez grandes quantidades de paracetamol pode lhe causar grandes lesões neste órgão vital, algumas irreversíveis, necessitando de transplante. Em outros casos, tomar deliberadamente paracetamol pode resultar em uma hepatite fulminante, com conseqüências fatais.Estudo publicado na British Journal of Clinical Pharmacologymostrou que dos 663 pacientes hospitalizados com graves lesões no fígado, ¾ eram provocados por ingestão incorreta de paracetamol. O quarto restante havia ingerido doses maiores do que a prescrita na receita médica.Na França, estudo mostrou que cerca de 90% das falências hepáticas com necessidade urgente de transplante de fígado são causadas pelo uso incorreto do paracetamol. Ele é um medicamento vendido livremente no Brasil e bastante prescrito pelos médicos, o que pode revelar números alarmantes de problemas hepáticos no país se uma pesquisa como esta fosse realizada por aqui
Nome comercial do remédio;TYLENOL-Laboratório Johnsons&Johnsons(o mais vendido)-além de outras marcas de comprimidos para gripe, como TRIFEN,MULTIGRIP,SONRIDOR,TYLALGIN CAF,REFESNOL THERMUS-
ALTERNATIVAS PARA TRATAR A DOR DE CABEÇA E OUTRAS DORES COMUNS, SUBSTITUINDO O PARACETAMOL
Há muitos medicamentos naturais, tratamentos alternativos e medidas preventivas que você pode experimentar para aliviar as dores de cabeça , enxaquecas e dores no corpo em geral, que podem vir a ser efeito de má postura,cansaço, má alimentação,estresse,problemas emocionais comuns e coisas cotidianas do dia á dia, totalmente normais e tratáveis sem remédios.
3-Use alecrim. Alecrim pode ser muito útil no tratamento de dores de cabeça. Tente massagear a cabeça com um pouco de óleo de alecrim (que possui propriedades anti-inflamatórias) para aliviar instantâneamente a dor. Como alternativa, você pode tomar um chá de ervas feito da combinação de alecrim e sálvia para aliviar as dores de cabeça.
5-Use óleo de manjericão. O manjericão é uma erva de cheiro forte que pode ser usada de forma eficaz no tratamento de dores de cabeça. O manjericão age como um relaxante muscular, portanto, pode ser útil no tratamento de dores de cabeça causadas por tensão e músculos tesos. Beber chá de manjericão duas vezes por dia é um excelente remédio caseiro.
8-Coma maçã. Maçãs ajudam a aliviar as dores de cabeça. As maçãs possuem atributos que podem equilibrar os níveis alcalinos e ácidos do corpo, fornecendo assim um alívio das dores de cabeça. Tente comer uma maçã (com casca) assim que você começar a sentir dor de cabeça.
10-Caminhe. Caminhar e tomar ar puro pode fazer maravilhas na melhora da dor de cabeça, particularmente se for causada por estresse ou por passar muito tempo em frente a uma tela. Vá para um lugar quieto, respire profundamente e deixe sua mente vagar. Sua dor de cabeça será esquecida logo.
Lembrando que uma alimentação natural, sem carnes de animais nem aditivos químicos e comidas processadas, diminue muito o índice de dor de cabeça, já que são as substâncias nocivas presente nelas que provocam estas reações orgânicas , e a dor de cabeça é uma delas.
AS AFETAMINAS E OS REMÉDIOS PARA EMAGRECER QUE VICIAM
Anfetaminas são drogas sintéticas que estimulam a atividade do sistema nervoso central. Foi utilizada em larga escala durante a Segunda Guerra Mundial para manter os soldados acordados e mais ativos no esforço de guerra. Ficou evidente também que as anfetaminas, que se mostraram eficazes para deixá-los mais atentos e confiantes, diminuíam a sensação de fome e fadiga.Passado algum tempo, porém, as autoridades médicas da Inglaterra verificaram que, sob o efeito dessas drogas, o desempenho dos pilotos da RAF ficava sériamente comprometido e proibiram seu uso.Mais tarde, quando a ação das anfetaminas como inibidoras do apetite foi comprovada, elas passaram a ser usadas nas dietas alimentares pelas pessoas que queriam perder peso. Embora esse tenha sido o uso que as tornou extremamente populares mundo afora, não é o único.São anfetaminas o “rebite” que o caminhoneiro toma para não dormir ao volante, a “bolinha” que deixa o estudante aceso nas vésperas das provas e os comprimidos de ecstasy de que se serve o jovem para varar a noite nas baladas.O Brasil é o maior consumidor mundial de anfetaminas, dado que preocupa as autoridades de saúde pública. Para cada mil habitantes, são consumidos nove comprimidos de anfetamina por dia, uma droga que produz tolerância e traz prejuízos indiscutíveis à saúde.

Como as afetaminas agem no cérebro
As anfetaminas e seus derivados exercem determinadas ações químicas sobre o cérebro que provocam excitação, insônia e falta de apetite. As alterações que promovem nos neurotransmissores chamados DOPAMINA E SEROTONINA tornam os indivíduos mais alertas, mais atentos e também conferem grande sensação de bem-estar. Sob o efeito dessas drogas, efeito que se mantém por algum tempo, eles acham que conseguem tudo, podem tudo, tornam-se mais falantes e apresentam aparente melhora do desempenho intelectual.Dependendo da droga, sua ação pode durar oito, dez ou até doze horas. Passado o efeito, porém, o indivíduo se sente deprimido, angustiado, como se estivesse descarregado, o que provoca a necessidade de consumir de novo um ou mais comprimidos.
As anfetaminas agem também sobre outros órgãos e provocam aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, arritmias, diarréias, gastrite, tremor fino de mãos, boca seca, irritabilidade intensa. Podem, ainda, ser responsáveis por episódios de intestino preso que, muitas vezes, se alternam com crises de diarréia.
A anfepramona inibe o apetite, tendo como consequência o emagrecimento. Porém, existem alguns efeitos colaterais maléficos para a saúde.O cloridrato de anfepramona, também conhecido como dietilpropiona, possui atividade similar com menor potência que um anorexígeno, estimulando o sistema nervoso central, o que causa a inibição do apetite. Entretanto, possui inúmeros efeitos colaterais que superam em muito os seus benefícios;Anfepramona (Dietilpropiona)
Com a composição do remédio estão as drogas Dietilpropiona ou Anfepramona, a Fenproporex, Manzidol, Metanfatemina e o Metilfenidato. Os produtos que podem ser encontrados na farmácia com essas substâncias são, Dualid S, Hipofagin, Lipomax,Desobesi-M, Dasten, Dianzinil,Fagolipo, Pervitin, Ritalina.

O chá verde, como é conhecido popularmente, é elaborado a partir da infusão das folhas da planta Camellia Sinensis que também deu origem aos chás preto e branco. A diferença está na preparação das folhas que são submetidas ao vapor e depois secas. Este processo de preparação contribui para que a planta contenha propriedades diferentes. O nome se deu devido as folhas possuírem pouca oxidação durante o processo de elaboração dando uma cor esverdeada quando preparado o chá.De acordo com a mitologia chinesa, o imperador Shen Nung tomava água fervida para se tornar mais saudável e ter longevidade. Um dia, as folhas caíram na água e o imperador batizou o chá de “bebida dos céus”.
1-Quebra das células de gordura;2-Saciedade prolongada
3-É antioxidante (antienvelhecimento da pele e prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer);4-Diminui o colesterol
7-Ajuda na digestão;8-Melhora a imunidade
9-Protege a cognição (pesquisas mostraram que o chá verde pode proteger nosso cérebro contra algumas demências como o Alzheimer)
A INTOXICAÇÃO POR ANTIMÔNIO E A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
A intoxicação pelo antimônio, que se concentra no fígado e nos glóbulos vermelhos, causa alterações cardíacas, renais e hepáticas. Este elemento provoca a formação de calosidades na sola dos pés, como os cravos plantares, rachaduras no canto da boca e deformação das unhas, ao lado de intensa fotofobia e grande insatisfação com todas as coisas. As crianças com excesso de antimônio têm tendência a engordar muito e não querem que ninguém as olhe nem as toque. O antimônio provoca efeito desastroso sobre os órgãos genitais, com a perda do desejo sexual e atrofia do pênis e dos testículos. Pode haver uma uretrite com micção difícil e urina sanguinolenta. As mulheres expostas ao antimônio apresentam abortos espontâneos e partos prematuros.Compostos de antimônio já eram usados na antiguidade como cosméticos e fármacos.
Nome do medicamento;O Glucantime® -Antimoniato de meglumina- é comercializado no Brasil pela Aventi
REAÇÕES ADVERSAS DE ALGUNS MEDICAMENTOS COMERCIALIZADOS NO BRASIL
1-Depressão-medicamento –Diasepan-princípio ativo-valium
causa sonolência, tonteiras, prejuízo na memória, fadiga, queda da pressão arterial; descoordenação motora, exitação (efeito paradoxal), insônia, síncope (desmaiar), náuseas, zumbidos, tremores.
princípio ativo-valium
2-Problemas de úlceras no estômago e intestino-medicamento-Tagamet-
Os principais efeitos colaterais da Cimetidina incluem dor de cabeça, tonturas, diarreia, dores musculares, cansaço, reações alérgicas na pele, tristeza, depressão, alucinações, confusão mental, aumento dos batimentos cardíacos, inflamação do fígado, aumento das mamas e impotência sexual.
Princípio ativo-Cimetidina
3-úlcera duodenal, úlcera gástrica benigna, úlcera pós-operatória, síndrome de Zollinger-Ellison-medicamento-Antak-
Os principais efeitos colaterais incluem tontura, sonolência, insônia e vertigem.
princípio ativo-ranitidina
4-Epilepsia-medicamento Rivotril–
sonolência, dor de cabeça, infecção das vias respiratórias, cansaço, gripe, depressão, vertigem, irritabilidade, insônia, incoordenação de movimentos e da marcha, perda de equilíbrio, náuseas, sinusite e dificuldades de concentração.
Princípio ativo-Clonazepam
5-Tranquilizante-ansiolítico-tratamento de doenças psiquiátricas como transtorno de humor e esquizofrenia-medicamento Lexotan
Boca seca; cansaço; relaxamento muscular; sonolência; amnésia.
Princípio ativo-Bromazepan
6-Tranquilizante de ação prolongada-indicado para a ansiedade e síndrome do pânico-medicamentoFrontal
Este medicamento age deprimindo o sistema nervoso central e por isso produz efeito tranquilizante;sonolência; depressão; dor de cabeça; boca seca; constipação intestinal; diarréia; sensação de queda iminente.
Princípio ativo-Aprazolan
7- tratamento da pressão alta-medicamentoLosartana
Fraqueza; fadiga; dor no peito; diarréia; anemia; tosse; dor nas costas; bronquite; sintomas semelhantes à gripe.
Princípio ativo-Losartana Potássica
8- anti hipertensivo, vasodilatador de uso oral, que age no organismo aumentando a excreção de líquidos e diminuindo a resistência dos vasos-medicamento Enalapril
Fraqueza; tosse seca, persistente e nãoprodutiva.Este medicamento pode ser encontrado nas farmácias com os nomes deEnaprotec; Glioten; Pressel; Vasopril e apresenta genérico.
Princípio ativo-Eupressim
9-utilizado para tratar a pressão alta, insuficiência cardíaca e inchaço e prevenir a formação de pedras de cálcio devido ao seu poder diurético e anti-hipertensivo.-medicamento Higroton
Efeitos colaterais incluem urticária com ou sem dificuldade para respirar, falta de ar, manchas vermelho-arroxeadas, coceira, febre, dificuldade para urinar, sangue na urina, confusão, enjoos, cansaço, fraqueza, confusão, vômitos, prisão de ventre, dor de estômago, aumento da vontade de ir no banheiro, sede, dor de garganta, diminuição da visão ou dor nos olhos, dor e inchaço das articulações, tonturas, desmaio ao levantar, perda de apetite e impotência.
Princípio ativo-Clortalidona OBS A Clortalidona pode ser encontrada nas farmácias com o nome comercial de Higroton
10-medicamento diurético e anti hipertensivo de uso oral, que age nos rins inibindo a reabsorção de água e sódio reduzindo o volume de líquidos e o débito cardíaco-medicamentoBurinax
Fraqueza.Risco na gravidez
Princípio ativo-Bumetanida

CONCLUSÃO
Nos dias de hoje pode-se patentear bem dizer qualquer coisa e as indústrias farmacêuticas aproveitam e incluem novos usos, formas de dosagem e combinações de medicamentos antigos chegando ao cúmulo de mudar, como já foi dito, até a cor das pílulas.A indústria farmacêutica não tem interesse em desenvolver medicamentos para tratar doenças tropicais, tais como: malária, a doença do sono ou a esquistossomose, doenças comuns nos países em desenvolvimento e do terceiro mundo, pois nesses países a população é muito pobre e não poderiam comprar seus medicamentos. Por outro lado ela investe, com abundância, em medicamentos para reduzir o colesterol, tratar transtornos emocionais ou azia.Precisamos, com urgência, tomar providências contra estas gigantes da indústria farmacêutica que insistem em distorcer pesquisas, em aumentar seus lucros custe o que custar, em manter através das patentes o monopólio de produção e comercialização dos seus medicamentos e de aumentar seus preços a níveis estratosféricos.Uma, dentre várias, necessidades da indústria farmacêutica é desenvolver medicamentos para clientes que podem pagar os preços estabelecidos por eles. Os laboratórios estavam, há tempos, voltados para pesquisar, para desenvolver medicamentos para tratar doenças; hoje estes anunciam “doenças” que se encaixam nos medicamentos que produzem. Isto pode parecer paradoxal e mesmo perverso, mas é até onde tem chegado essa indústria.
*********************************************************************************************************************
Marcel Proust
*********************************************************************************************************************
Bibliografia para consulta
1-Light the medicine of future
Jacob Liberman
2-Saúde e Industria farmacêutica em debate
Ciro Mortella
3-O grande segredo das indústrias farmacêuticas
Phillipe Pignarre
4-Farmacologia Clínica
Flávio Danni Fuchs
5-Nutrição e Farmacologia
Ana Cláudia Carelle
6-Farmacologia-como agem os medicamentos
Vera Lúcia Pivella
7-A cura que vem do coração
Dr Oz
8-Bad Pharma
Ben Goldacre
9-Pesquisas do departamento de Farmacologia da Universidade de São Paulo-USP
Teses de Mestrados/ Doutorados
Divulgação: A Luz é Invencível
Nenhum comentário:
Postar um comentário