Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

CHUVA DE METEOROS GEMÍNÍDEAS:


Chuva de meteoro Geminídeas


Por Jorge Marcelino - Astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro



A Astronomia é uma ciência que, como qualquer outra, necessita de investimento e muita determinação dos pesquisadores. Porém, leva uma enorme vantagem sobre um grande número de outras ciências: a sua divulgação pode ser feita com o auxílio de coisas simples e comuns ao dia a dia, como por exemplo um pequeno bastão e a localização dos pontos cardeais pelo Método de Vitrúvio (fica aqui uma boa experiência para se procurar e fazer em casa), a observação de eclipses solares e lunares e de chuvas de meteoros.



Justamente este último, uma chuva de meteoros, acontecerá neste próximo final de semana, com o pico na madrugada do dia 14 de dezembro. A Geminídea é uma chuva de meteoros associada ao asteroide 3200 Faetonte, sendo uma das poucas não associadas à passagem de cometas, algo muito mais comum. Seu intervalo de atuação ocorre entre os dias 7 e 17 de dezembro e tem o seu radiante, a posição aparente de onde parece se originar, na constelação de Gêmeos, por isto sua denominação.



Normalmente, os minúsculos corpos que produzem as chuvas de meteoros entram na atmosfera terrestre com uma velocidade entre 11 e 70km/s e esta, em especial, tem uma velocidade média de 35km/s, não muito alta para os padrões, o que facilita muito a sua observação. Uma outra característica interessante desta é a sua frequência, uma das mais altas, com a presença de dezenas e até centenas de objetos por hora.



Recomendo a todos que procurem um local com pouca poluição luminosa (algo muito difícil de encontrar nos centros urbanos), e tentem observar em todas as direções do céu mas, principalmente, para os lados Norte, Leste e o Zênite (o alto do céu). Torço para que aproveitem pois irei apreciar este espetáculo que sempre me lembro, não tenho como esquecer a data, pois comemoro o aniversário de minha mãe. Aproveitando, parabéns à D. Glória!



Céu limpo a todos!







fonte : www.planetariodorio.com.br



*************************************************************
AO VIVO: Chuva de Meteoros Gemínidas 2015




12/12/14 - A chuva de meteoros Gemínidas é considerada uma das maiores chuvas do ano!

A chuva de meteoros Gemínidas, também chamada de Geminidas, Geminídeas ou Geminídeos, acontece entre os dias 9 e 19 de dezembro, mas é entre os dias 13 e 14 que ocorre o pico dessa chuva, (momento em que uma maior quantidade de meteoros são observados) podendo chegar até a 100 meteoros por hora, o que faz da chuva de meteoros Gemínidas uma das maiores chuvas de meteoros do ano!

Nessa matéria especial iremos guiá-lo para facilitar sua observação dessa grande chuva de meteoros, e se o tempo não permitir isso, não se preocupe, afinal, você poderá assistir umatransmissão ao vivo da chuva Geminidas 2015 aqui em nosso site, uma cortesia do Projeto Slooh. E como se não bastasse ver os meteoros riscando os céus, você ainda poderá ouvi-losnessa magnífica transmissão em tempo real. Um equipamento especial irá captar os sons dos meteoros através de sua ionização na atmosfera. Você não pode perder!



A chuva de meteoros Gemínidas é o resultado da entrada de fragmentos do asteróide 3200 Phaeton na atmosfera da Terra, o que a torna ainda mais especial, já que a maioria das chuvas de meteoros são originárias de cometas e não de asteróides.

A transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Gemínidas 2015 está programada para ter início no dia 13 de dezembro a partir das 17h35 pelo horário de Brasília (sem contar com horário de verão [20h35 UTC]).





A transmissão ao vivo da chuva de meteoros Gemínidas 2015 terá narração (em inglês) dos astrônomos Bob Berman e de convidados especiais. O evento depende de condições climáticas favoráveis. Conheça também o site oficial do Projeto Slooh.

A chuva de meteoros Gemínidas é conhecida por produzir meteoros lentos, facilmente visíveis no céu noturno após as 02h00 do horário local. Acredita-se que sua intensidade esteja aumentando a cada ano, e um pico ainda mais intenso do que o conhecido é esperado a qualquer momento.


Como observar a chuva de meteoros Gemínidas a olho nu?

Para observar a chuva de meteoros Gemínidas, olhe para o quadrante Norte do céu após as 00h00, na direção da constelação de Gemini (Gêmeos), pois é lá que se encontra o radiante desse chuva (local de onde os meteoros parecem se originar. Dê preferência para um horário após a meia-noite local, sendo que o melhor é um pouco antes do amanhecer (por volta das 04h00).

A constelação de Orion (conhecida como As 3 Marias) estará um pouco acima da constelação de Gêmeos, e é uma boa maneira de se localizar. Assim que encontrar essa região, sente, relaxe e aprecie... Os meteoros começarão a riscar o céu a uma taxa de pelo menos 80 por hora (podendo chegar até a 150), isso em um céu escuro e sem poluição luminosa. Mas vale a grande dica: tenha paciência!



Radiante da chuva de meteoros Gemínidas. Créditos: STELLARIUM
Clique na imagem para ampliar



Para observar uma chuva de meteoros você não precisa de binóculos ou telescópios, pois como eles cruzam grande parte do céu, eles iriam acabar atrapalhando sua observação. O melhor de uma chuva de meteoros é visto a olho nu.

A imagem acima representa a região de São Paulo, e quanto mais ao Norte estiver o observador, mais alta a constelação de Gêmeos estará no céu, o que facilita ainda mais a observação dessa bela chuva, que poderá ser vista em todo planeta.

Boas observações à todos!

Imagens: (capa-ilustração) / STELLARIUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário