Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ASTERÓIDE QUE PASSOU PELA TERRA TINHA UMA LUA PRÓPRIA:




O asteroide do tamanho de uma montanha que acaba de passar pela Terra trazia consigo uma minilua própria, informou a Nasa nesta terça-feira, ao divulgar suas primeiras imagens de radar da rocha estelar.

O asteroide, conhecido como 2004 BL86, atingiu seu ponto mais próximo do nosso planeta nas últimas horas de segunda-feira, quando passou a uma distância que superava em apenas três vezes a existente entre a Terra e a Lua.

Mas os cientistas viram algo inesperado. As imagens do radar da antena da Nasa, chamada Deep Space Network e localizada em Goldstone, Califórnia, mostram que o asteroide é 150 metros menor que o esperado. No total, mede 325 metros de diâmetro.

E estava acompanhado de uma pequena lua de aproximadamente 70 metros de diâmetro.

O astronauta Chris Hadfield classificou esta descoberta de algo "extremamente delicioso" e perguntou no Twitter: "Quem deve dar um nome a ela?".

O asteroide já era um fato extraordinário porque é dez vezes maior que a maioria dos objetos que se aproximam da Terra, e que costumam medir entre 15 e 30 metros.

A Nasa explicou que mais ou menos 16% dos asteroides de 200 metros ou mais são binários, ou seja, consistem de uma rocha principal e outra menor, dependente que orbita ao seu redor.

O curioso asteroide 2004 BL86 e sua minilua só voltarão a nos visitar dentro de 200 anos, segundo os astrônomos.

O próxima asteroide que se aproximará do planeta é o 1999 AN10, que, segundo a Nasa, passará pela Terra em 2027.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

ASTEROIDE SE APROXIMA HOJE DA TERRA; SAIBA COMO ENXERGÁ-LO:




Um asteroide de meio quilômetro de diâmetro chamado 2004 BL86 passará “bem próximo” da Terra nesta segunda-feira (26). A distância será três vezes maior do que a de nosso planeta para a Lua, ou seja, 1.200.000km. Por conta disso, as ameaças são mínimas, mas será possível ver a passagem mesmo sem equipamentos sofisticados.

“Teremos nesta segunda-feira a maior aproximação do asteroide 2004 BL86 em 200 anos. O fato representa a passagem relativamente próxima de um asteroide consideravelmente grande e teremos uma oportunidade extraordinária de o observar e aprender”, afirma a Nasa.

O asteroide poderá ser visto no céu noturno da Terra em qualquer hemisfério. O 2004 BL86 terá uma magnitude visual 9, ou seja, poderá ser visto como uma estrela tênue. A Nasa indica que com telescópios pequenos (com abertura de 10cm) ou grandes binóculos. Para observá-lo é necessário apontar esses equipamentos para a constelação de Câncer durante a noite.

FOTO DE SUPOSTO EXTRATERRESTRE EM MARTE MOVIMENTA UFÓLOGOS:


Foto: Daily Mirror

A possibilidade de existência de vida em Marte ganhou mais um aliado. Trata-se de uma foto da Nasa, tirada pelo robô Curiosity, que está no planeta. Nela é possível ver uma sombra que muitas pessoas consideram ser de uma forma de vida extraterrestre.

Os defensores de que a imagem mostra um extraterrestre apontam que o ser estaria no lado esquerdo da foto, sem capacete. Em primeiro lugar, afirmam que ele mexe no robô. Em segundo, descartam ser humano justamente por estar sem capacete.

Os cientistas da Nasa responsáveis pela divulgação da imagem logo deixaram claro que não se trata de nenhuma forma de vida, apontando apenas “excesso de imaginação”. Ufólogos defensores da teoria, porém, acreditam que a falta de maiores explicações sobre a imagem mostra que eles têm certeza.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

100 MANEIRAS DE SE TORNAR MAIS CONSCIENTE:









100 MANEIRAS DE SE TORNAR MAIS CONSCIENTE
Por Drew

1. Conecte-se com a natureza - dê um passeio na floresta, na selva, num campo de margaridas, ou onde quer que você se sinta em conexão com a natureza. É possível ter uma profunda sensação de paz e unidade quando você busca se conectar com a natureza. À medida que se aprende a se conectar e apreciar a natureza, você permite que sua consciência se eleve.

2. Mantenha seu corpo em movimento - Exercício e dança vão elevar a sua consciência ao promover padrões de ondas cerebrais saudáveis, níveis de neurotransmissores saudáveis, e grande circulação por todo o sistema nervoso. Ajude você mesmo a erguer-se e quebrar o padrão de não se exercitar, ao ir fazer uma caminhada amigável com um de seus amigos ou até mesmo ir ao clube para dançar. Ambos os exemplos são fáceis, divertidos e empoderadores.

3. Medite simplesmente - Seja você um praticante avançado ou um novato, os benefícios são enormes e permitirão que você contate seu mais elevado estado de funcionamento consciente, se permanecer por tempo suficiente. É um ato que vai certamente aumentar a sua consciência e permitir-lhe atingir um maior foco, disciplina, e desenvolver uma conexão mais profunda e alegre com a vida.

4. Passe tempo com amigos verdadeiros - Encontre amigos que se alinham com quem você é, suas crenças e seus valores, irá torná-lo mais consciente. Estes são os seus verdadeiros amigos, e embora possam ser difíceis de encontrar, eles devem definitivamente ser valorizados. Telefone a alguns dos seus verdadeiros amigos e torne um hábito ao passar mais tempo com eles.

5. Tenha a intenção de "elevar a sua consciência" - Se você tem a intenção de aumentar a sua consciência e estado de atenção, você está no caminho certo. Ter a intenção por si só vai torná-lo mais focado em encontrar maneiras de aumentar a sua consciência.

6. Diga a verdade - Toda vez que você diz a verdade, você aumenta o seu nível de consciência. Por que as pessoas mentem? Para proteger-se em estados inferiores de consciência. As pessoas em estados superiores de consciência não mentem porque querem ser fiéis a si mesmos, aos outros e criar relacionamentos mais conscientes na humanidade.

7. Encontre e viva de acordo com seu propósito - Buscar por um propósito irá ajudá-lo a encontrar sua verdadeira missão aqui na Terra. Quando você encontrar o seu propósito e for capaz de compartilhá-lo com o resto do mundo, você vai continuar a aumentar o seu nível de consciência.

8. Tenha controle consciente sobre suas decisões - Quando você assume o controle consciente sobre todas as suas decisões, na verdade está ativando certos caminhos neurais no cérebro que ajudam a promover o auto-controle, calma e paz interior. Toda vez que você permitir que outros ditem as suas decisões, ou você não assumir total responsabilidade consciente sobre suas decisões, você se torna um pouco condicionado a ser menos consciente ao fazer escolhas.

9. Tenha sempre a mente aberta - Ter a mente aberta é um aspecto fundamental no processo de se tornar um indivíduo mais consciente. Enquanto você ainda não aceitar a diversidade que o nosso planeta tem para oferecer: seja nas diferentes culturas, religiões, vida selvagem e crenças, você vai ficar em seu mesmo estado de consciência ou cair para um estado mais baixo. Ter a mente aberta não significa apenas aceitar que outros tenham outras crenças. Pode-se ter uma mente aberta para tentar algo novo, tal como uma nova rotina de exercícios, prática espiritual, ou provar uma comida nova.

10. Busque a inteligência superior - Há muitas maneiras de se tornar mais inteligente. Ninguém é inteligente em todas as áreas da vida. Algumas pessoas são mais emocionalmente inteligentes, algumas têm um QI mais elevado, enquanto outros são mais espiritualmente inteligentes. Todas as formas de aumento de inteligência e melhorias irão ajudá-lo em sua jornada para a expansão da sua consciência, e a se tornar um ser humano mais consciente.

11. Trate-se com respeito - Ter respeito por si mesmo e por suas ações acabará por aumentar a quantidade de amor que você expressa para si mesmo e aos outros. Tome decisões sábias e respeitosas que reflitam seus valores e que têm forte respeito por suas convicções pessoais. Tratar os outros com respeito irá ajudá-lo a tornar-se um ser humano mais consciente também, mas antes que você possa respeitar os outros corretamente, você deve primeiro aprender a mostrar o máximo respeito para com você mesmo.

12. Pratique o perdão - Perdoar a si mesmo pode ser muito difícil às vezes, especialmente se você estiver operando em um estado de consciência inferior. Perceba que, a fim de elevar-se, avançar, e se tornar uma pessoa mais consciente, você deve ter compaixão e perdão por si mesmo. Todos os pensamentos de ódio ou emoções negativas reprimidas que podem estar sendo retidos contra si mesmo precisam ser liberados. Pensamentos e emoções negativas podem facilmente reduzir nosso nível de consciência, se não praticarmos a compaixão e o perdão.

13. Cultive uma "mente de alto desempenho" - Cultivar uma mente de alto desempenho é um processo muito divertido e revigorante, que envolve acessar conscientemente o estado de ondas cerebrais que você escolher deliberadamente, sempre que sentir que é adequado para uma determinada situação. Uma vez que não há um único, ou melhor estado de ondas cerebrais para viver permanentemente, isto ajuda a treinar a nossa mente para conscientemente ser capaz de "trocar" de estado. Para aqueles que querem entender mais sobre o desenvolvimento de um espírito de alta performance, eu recomendo que você leia o livro The Mind High Performance, de Anna Wise.

14. Conecte-se através da oração - O ato de simplesmente fechar os olhos, cruzar as mãos e dizer uma oração irá aumentar o seu nível de consciência. Há muitas maneiras diferentes para a prática de oração e há muitas práticas diferentes, que quando combinadas com a oração, aumentam o poder de sua mensagem consciente. No geral, a oração é uma grande experiência que tem potencial para ajudar na sua consciência.

15. Desafie seu sistema de crenças - Este pode ser difícil para muitas pessoas, devido à influência de crenças impressas por seus pais ou responsáveis durante a infância. Alguns exemplos de crenças que você poderia mudar: dieta (tornar-se vegetariano), espiritual (do cristianismo para o ateísmo - ou vice-versa), emocional (da tristeza para a felicidade), etc. Ao mudar seu sistema de crenças e experiências com novas crenças, você torna-se mais consciente de infinitas possibilidades da vida.

16. Faça amizade com pessoas que pensem de forma semelhante - em sua jornada para se tornar um indivíduo mais consciente, fazer amizade com pessoas que pensam como você pode ser extremamente útil. Se você está passando por muitas mudanças espirituais, emocionais e mentais, sem a companhia de outras pessoas, o processo pode ser muito mais difícil e confuso do que quando você tem um guia, guru, ou alguns amigos que estão viajando em um ritmo semelhante ao seu. Estar em torno de pessoas de pensamento semelhante é saudável e ideal para a sua consciência, e acabará por lhe dar mais alegria na vida!

17. Prossiga num um caminho de espiritualidade - seguir um caminho de espiritualidade e tornar-se mais espiritual irá ajudá-lo consideravelmente no processo de se tornar um ser humano mais consciente. Nunca tenha medo de adicionar uma nova prática espiritual ao seu repertório - você nunca sabe o que pode ser mais eficaz, ou que será uma experiência de mudança de vida.

18. Expresse gratidão - Expressar gratidão diariamente é um exercício muito positivo para a prática espiritual. Maneiras de expressar gratidão em uma base diária incluem dar graças por sua comida, expressar gratidão por si e por outros através da oração (como discutido anteriormente), cumprimentar outros e deixar a outra pessoa saber que você é grato por tê-la em sua vida. Ao compartilhar e expressar gratidão, você se sente extremamente satisfeito e vai se tornar mais consciente das coisas que realmente aprecia na vida.

19. Faça a você mesmo feliz - Quais tipos de coisas fazem você feliz? Geralmente a resposta é diferente para cada um. Você pode agora fazer um favor a si mesmo, fazendo uma longa lista de tudo o que faz feliz na vida e agindo sobre os itens listados. Sentir-se feliz e experimentar a felicidade em sua vida também lhe dará um impulso poderoso que é necessário para se tornar mais consciente.

20. Aja sobre os seus desejos - Simplesmente ter qualquer forma de desejo vai elevar a sua consciência. O desejo nos encoraja a tomar medidas para avançar conscientemente. O estado de apatia, ou não se preocupar com a sua consciência, irá, naturalmente, diminuir sua consciência. O desejo é uma poderosa forma de elevar a sua consciência.

21. Aumente o poder e funcionamento do seu cérebro - Há muitos exercícios úteis que você pode fazer para aumentar seu poder cerebral e nível geral de funcionamento. Um dos meus artigos mais populares, “50 maneiras de aumentar seu poder cerebral” (http://4mind4life.com/blog/2008/02/06/50-ways-to-boost-your-brain-power ), pode ajudá-lo no caminho certo, se você estiver atualmente confuso sobre o assunto. Aumentar o seu nível de consciência, naturalmente aumentar seu poder geral do cérebro, e aumentar seu poder cerebral, irá aumentar o seu nível de consciência, que afeta uns aos outros em igual proporção.

22. Assuma pleno controle de seu modo de vida - Você está vivendo o estilo de vida que você sente é mais benéfico para o seu bem-estar físico e mental? Talvez haja certos hábitos ruins que você precisa para se livrar, ou certos bons hábitos que você gostaria de implementar em sua rotina diária. Não tenha medo de agir agora e fazer mudanças positivas necessárias no seu estilo de vida, para ajudá-lo a assumir o controle consciente completo.

23. Escolha crenças empoderadoras - No processo de mudança de crenças, escolha aquelas que capacitam a sua alma. Uma boa maneira de saber qual crença será capacitante é simplesmente perguntar-se como você se sente sobre a adoção da nova crença. Se você sente uma forte conexão com uma nova crença, como sentimento de entusiasmo, ela provavelmente será uma escolha muito boa de crença a implementar. Faça um esforço consciente para limpar todas as crenças que são menos do que satisfatórias. Entenda também que, à medida que você se torna um ser humano mais consciente, mudar suas crenças vai se tornar um processo muito mais fácil, mais natural.

24. Evite lutas físicas e abuso - luta física decorre de mal-entendidos emocionais, ódio, e expressões emocionais negativas. Lutar pode ser descrito como o oposto da paz. Luta física e outras formas de abuso podem realmente fazer um grande trabalho aos nos distrair de nos tornar seres humanos mais conscientes. Qualquer coisa que você pode fazer para parar de lutar fisicamente, ou qualquer abuso, acabará por fazer a si mesmo e aos indivíduos envolvidos mais conscientes.

25. Esteja consciente e aceite suas emoções - Não importa quais são suas emoções atuais, você vai ajudar a si mesmo profundamente se aceitá-las. Passar pela vida resistindo a suas emoções e aprisionando-as dentro de si mesmo torna a vida muito mais difícil. Tentar escapar de nossas emoções reduz nossa consciência. Quando você aceita o que sente e conscientemente entende por que tem uma determinada emoção, o seu nível de consciência aumenta.

26. Fale com compaixão - Ao conversar com os outros, você escolhe suas palavras com sabedoria? Ou você é do tipo de pessoa que não se importa com o que diz? A verdade é que as pessoas que escolhem as suas palavras com sabedoria e pensam conscientemente durante a conversa são as que mostram maior respeito por si mesmas e têm mais compaixão pelos outros. Faça um esforço consciente para falar com compaixão, e os resultados positivos virão.

27. Pense positivo, aja positivamente, seja positivo - Ser uma influência positiva é um bom exemplo para os outros e para si mesmo. Positividade e estados de ser positivos têm efeitos diretos ao elevar sua consciência. Eu recomendo tentar ser uma pessoa mais positiva em todas as áreas da vida; você vai notar e sentir as mudanças benéficas na sua consciência.

28. Tenha sexo com seu parceiro - Ter relações sexuais é uma ótima maneira de espalhar e compartilhar seu amor com outra pessoa. A melhor maneira de ter relações sexuais é fazê-lo de forma positiva, saudável, com a pessoa que você ama e em quem confia totalmente. Ter relações sexuais é uma forma amorosa de transferência e partilha de energia com outra pessoa. Não importa com quem você tem relações sexuais, pode haver benefícios conscientes significativos.

29. Identifique-se com a sua alma - Perceba que, em seu núcleo, você é um ser espiritual que está vivendo em um corpo físico. Em estágios mais primários de consciência, este conceito pode parecer irreal e pode ser muito difícil de entender. À medida que você se torna melhor em identificar-se com sua alma, você se torna melhor em percorrer o seu caminho para escalar a montanha da consciência.

30. Veja faltas percebidas como uma "imagem no espelho" - Quando você olha para os defeitos dos outros e identifica falhas em outras pessoas, use-as como uma ferramenta de aprendizado para si mesmo. As pessoas que estão na sua vida não foram postas lá por engano, eles foram colocadas lá para lhe ensinar algo sobre si mesmo. Ao ser capaz de assumir a responsabilidade pessoal por aquilo que está sendo apresentado por outros ao seu foco consciente, você pode tomar a informação e fazer mudanças muito positivas.

31. Expanda seus horizontes - Tentar algo novo pode fazer parte de qualquer área de sua vida. Talvez você queira tentar adicionar um novo hábito saudável para sua rotina diária, fazer compras em uma loja de orgânicos, ou mesmo uma festa no seu quarteirão pela primeira vez. Ter coragem aumenta sua consciência e, ao constantemente tentar coisas novas, você aumenta a sua capacidade cognitiva de adaptar-se e avançar além de quaisquer estados inferiores de medo.

32. Encare seus medos mais profundos - Existem temores que você mantém internamente que o impedem de fazer progresso consciente? Em determinadas fases ao longo da escada de consciência, pode ser extremamente difícil enfrentar seus medos. Tendo dito isso, enfrentar seus medos irá equipar a sua consciência com mais poder e energia. Medos saudáveis incluem fazer um discurso, cantar na frente de outras pessoas, ou dar uma festa; isso seria uma grande lista de medos para liberar e conquistar! A escolha de enfrentá-los irá ajudá-lo consideravelmente em sua capacidade de fazer avanços conscientes.

33. Use mantras poderosos - Os mantras são simplesmente palavras ou frases repetidas várias vezes com intensidade emocional para benefício pessoal ou espiritual. Eles têm sido comumente utilizados em práticas religiosas para louvar certos deuses ou divindades, mas eles também podem ser usados para o desenvolvimento pessoal e para tornar-se mais consciente. Não importa o caminho que você escolhe para usar mantras, estes podem ser muito úteis, um poderoso catalisador para ajudá-lo a tornar-se mais consciente.

34. Pratique afirmações positivas - As afirmações são um pouco diferentes dos mantras, ainda que os conceitos sejam muito semelhantes. Afirmações são usadas para alterar as crenças e padrões de pensamento. Exemplos de afirmações positivas incluem: “Eu me aceito e me amo”, "Eu sou saudável", "Eu sou positivo", e "Eu sou inteligente" O objetivo principal do uso de afirmações deve ser para substituir crenças e padrões de pensamento doentios por outros mais saudáveis; tornando mais fácil escalar a montanha da consciência.

35. Esteja cônscio de seu estado de consciência - Infelizmente, muitas pessoas não estão cientes de seu atual estado de consciência, ou até mesmo o que define a consciência. Você pode até não estar consciente dos mais diversos estados de consciência possíveis, devido ao fato de que pode ter experimentado somente um estado primário de funcionamento em toda a sua vida. Se você é uma pessoa que não experimentou outros estados, ou mais importante, não consegue entender o seu próprio estado, você está definitivamente perdendo alguns aspectos e entendimentos de percepção consciente importantes.

36. Estabeleça um exemplo positivo para os outros - Um exemplo positivo pode pertencer a qualquer área da vida e é altamente recomendável. Criar um exemplo positivo saudável para os outros seguirem envia uma imagem positiva direta para as vidas e mentes dos outros. Tentar ser conscientemente um bom exemplo para os outros irá aumentar ainda mais a sua consciência. Um mau exemplo, ou exemplo inconsciente, vai desacelerar, parar ou reverter o seu desenvolvimento consciente atual.

37. Guie outras pessoas interessadas em elevar suas consciências - Há muitas maneiras de ajudar os outros no processo de elevar a sua consciência, especialmente se você é um indivíduo mais conscientemente avançado. As probabilidades são grandes de que você precise fazer algum trabalho pessoal prévio, aumentando sua própria consciência, antes de que você possa colocar-se em uma posição eficaz para ajudar os outros a aumentar a sua consciência. O que você pode querer fazer, porém, é incentivar outras pessoas para a prática de alguns itens neste artigo, ou outras que pode encontrar em 4 Mind 4 Life.com.

38. Compartilhe sua visão única e sabedoria própria - Todo mundo tem uma perspectiva diferente, com base em sua experiência pessoal, propósito e personalidade. Assim, cada indivíduo tem uma forma única de visão que eles podem compartilhar com os outros. Há infinitas maneiras e oportunidades para você se expressar e compartilhar o seu conhecimento com os outros. Tudo o que você precisa fazer é tomar medidas no sentido de encontrar um meio mais eficaz para permitir que você compartilhe o seu insight.

39. Ganhe sabedoria a partir da experiência de outros - Nenhuma pessoa detém toda a sabedoria do universo em seu cérebro. Por esta razão, é importante estudar a sabedoria dos outros e tentar aplicar à sua vida. Como mencionado anteriormente, todo mundo tem uma perspectiva única e base de conhecimentos para trazer para a mesa. Estudar a sabedoria dos outros pode ser feito de várias maneiras. Os exemplos incluem reunião face-a-face com um indivíduo mais consciente avançado para pedir-lhe conselhos para a vida, a leitura de websites com conteúdo edificante e de desenvolvimento pessoal de várias fontes diferentes, ou talvez assistir a diferentes seminários de desenvolvimento pessoal.

40. Mantenha seu ego sob controle - Quanto mais atento você é ao seu ego, mais fácil é se tornar mais consciente. Com isso dito, à medida que aumenta a sua percepção, o mesmo acontece com o seu estado de consciência. O inverso também se aplica: como sua consciência aumenta, o mesmo acontece com a sua percepção. Deixar o ego tomar o controle e tomar o lugar do motorista em nossa consciência tem potencial para reduzir rapidamente o nosso estado de funcionamento. Tomar o controle e responsabilidade de forma a manter o seu ego controlado, quando confrontado com a adversidade, lhe permitirá avançar conscientemente de uma maneira muito mais saudável.

41. Pratique o desenvolvimento pessoal - Tomar medidas para melhorar a sua vida através do conceito de desenvolvimento pessoal é uma forma extremamente eficaz de tornar-se um ser humano mais consciente. Pense em desenvolvimento pessoal como o ato de melhorar a função de cada área de sua vida, ao mais alto grau possível: saúde, finanças, relacionamentos, etc. Praticamente todos os aspectos do desenvolvimento pessoal levam a um maior desenvolvimento consciente, de uma forma ou de outra.

42. Mude o seu foco consciente - Ficar se preocupando com pensamentos de eventos passados e futuros tem potencial para dirigir a sua consciência na direção errada. Centrando a sua atenção neste exato momento (comumente referido como "o agora"), no entanto, é uma ótima maneira de aumentar o seu nível de consciência. Através de técnicas que lhe permitem aprender a deslocar a sua consciência para este exato momento, você pode fazer maravilhas no processo de avanço consciente.

43. Seja enérgico - Ser enérgico pode ser muito poderoso para avançar seu estado de consciência e para inspirar outros a se tornarem mais conscientemente avançados. Seu corpo pode tornar-se energizado, e seu cérebro pode tornar-se energizado. Quando ambos estão operando na máxima intensidade e energia, você está em um estado de pico de desempenho consciente.

44. Faça mudanças alimentares saudáveis - Fazer mudanças na dieta para ficar mais saudável significa buscar encontrar a melhor dieta possível para atender às suas necessidades mentais, necessidades físicas, espirituais; para atender às suas necessidades. Você está plenamente consciente do que você está consumindo? A fim de aumentar o seu próprio nível de consciência, é importante estar plenamente consciente dos alimentos que você está consumindo em sua dieta, e ser respeitoso ao aceitar as dietas de outros indivíduos, sem fazer julgamentos negativos.

45. Aceite os outros como eles são - Como mencionado acima sobre ser consciente sobre o que você come, é importante aceitar as dietas que outros optam por ter. Seja uma decisão consciente sobre ter uma dieta pouco saudável, ou uma decisão inconsciente, aceite suas ações. Aceitar outros pode aplicar-se a todas as áreas da vida. Não importa se você não concorda com as ações de outra pessoa que esteja em desacordo com a sua personalidade, ou em desacordo com a sua percepção de vida, é importante a aceitá-los pelo que são e não tentar forçar mudanças sobre deles. Resolva suas desavenças com outros indivíduos puramente ao aceitá-los pelo que são.

46. Aceite e ame a si mesmo por quem você é - A jornada da vida torna-se muito mais fácil e significativamente enriquecida se você puder aprender a aceitar a si mesmo por quem você é. Dependendo do seu estado atual de consciência, pode ser difícil de amar e aceitar quem você é. Aproveite o tempo para contabilizar suas bênçãos, ter aceitação por si mesmo e seu nível de consciência. Perceba que neste momento atual você está fazendo o melhor que pode para avançar de forma consciente.

47. Entenda o seu próprio processo de pensamento - uma forma extremamente eficaz para se tornar mais consciente é tomar nota de seu processo de pensamento e compreendê-lo com o melhor de sua capacidade. Tenho visto muitas pessoas andando em círculos mentais devido a uma compreensão ineficaz de seu próprio processo de pensamento. Ser consciente de seus pensamentos e por que está pensando deles é um passo fundamental para a criação de uma compreensão exata da sua realidade.

48. Abençoe tudo o que acontece - Há momentos ao longo da vida quando coisas incríveis acontecem a nós, e outras vezes eventos desagradáveis têm lugar. Assim como aceitar quem você é, é um grande hábito para internalizar, você também deve aprender a abençoar tudo o que acontece em sua vida. Não importa o quão ruim for um evento, tem potencial para causar um impacto positivo na sua vida no longo prazo. Sua capacidade de abençoar e apreciar, até mesmo o que pode ser inicialmente percebido como um cenário do pior caso possível, em última análise, pode fornecer-lhe grande satisfação consciente.

49. Tire um tempo para reflexão interna - Na minha opinião, tirar um tempo para reflexão interna é a maneira mais eficaz de aprender mais sobre si mesmo e seu atual estado de consciência. Reflexão interna certamente vai ajudar você a entender melhor seus pensamentos, emoções, espiritualidade, e fornecer clareza na sua situação de vida atual. Se você ainda não tem tempo para refletir internamente, você poderia muito bem começar uma rotina de meditação 20 minutos todas as manhãs, e observar a diferença que faz rapidamente em seu estado de consciência.

50. Foque em avançar conscientemente - No processo de desenvolvimento da consciência, é importante concentrar-se exatamente sobre o que você está tentando realizar: o ato de se tornar mais consciente. Durante este processo, é importante distanciar todas as distrações não-saudáveis, tais como relações negativas, abuso, luta, drogas ilícitas, etc. Se você se permitir se distrair com hábitos inconscientes e pouco saudáveis, então o ato de avançar conscientemente vai se tornar um processo muito mais difícil ou mais lento do que o normal.




51. Esteja atento à sua respiração - Estar atento à sua respiração significa estar plenamente consciente do seu padrão de respiração. Estar ciente de como você está respirando é importante. Infelizmente, muitas pessoas não sabem que realmente há uma maneira correta de respirar. Uma maneira de respirar, que é ideal para o seu corpo e cérebro. A respiração correta envolve inalar pelo nariz, expirando pela boca a cada respiração. O processo de me tornar mais consciente da minha respiração através de exercícios como meditação e respiração consciente me ajudaram a significativamente aumentar o meu nível global de foco, estabilidade emocional e nível de consciência.

52. Passe mais tempo com você mesmo - No estilo de vida acelerado do século 21, é muito comum as pessoas passarem o tempo com os outros, sem nunca ter tempo pessoal para dispender consigo mesmos e se concentrar em sua própria vida. Se você é um indivíduo que atualmente não está tendo tempo suficiente para si mesmo todos os dias, tente iniciar uma rotina pessoal. Exemplos de formas com que você pode gastar o tempo consigo mesmo, contribuindo positivamente para a sua própria vida, incluem ter tempo para a reflexão interna (meditação), deixar-se saber o quanto você ama a si mesmo, fazer uma caminhada para ouvir seus próprios pensamentos, dar gratidão por tudo o que tem em sua vida, ou se envolver em um hobby que o inspire.

53. Ouça mais frequentemente do que fala - Atualmente, parece que há sempre alguém que quer ser o centro das atenções e as conversas tornam-se facilmente competições egoístas. Ainda que ser o centro das atenções pode fazer alguém se sentir bem e ser uma experiência gratificante, pode tornar-se conscientemente perigoso para a sua consciência, se for motivado por seu ego. Ao praticar o ato de ouvir com mais freqüência do que se fala, você pode treinar-se para ser mais consciente sobre os outros, enquanto ainda mantém a capacidade consciente de contribuir educadamente para uma conversa.

54. Reúna um pouco de coragem - Ser altamente consciente significa fazer o que você quer fazer, dizer o que você quer falar, e viver como você quer viver a cada momento. Em algum lugar ao longo do caminho para o desenvolvimento de uma mentalidade altamente consciente, você terá que ser corajoso. O desenvolvimento de um sentimento de coragem é um passo essencial, possivelmente uma fase que pode durar vários anos, em sua jornada para se tornar mais consciente.

55. Sempre aja com compaixão - Ter total compaixão para com os outros é um resultado direto de se tornar mais consciente. Infelizmente, são poucas as pessoas aqui na Terra que são honestamente capazes de alegar que sempre agem com total compaixão com os outros. Meditação compassiva também permite que você aprenda a mudar seu foco mental de qualquer estado para uma perspectiva de puro amor para com os outros. Como você já deve ter adivinhado, praticar a compaixão pode ser um dos exercícios mais poderosos para aumentar o seu nível de consciência.

56. Melhore o seu foco mental - Melhorar o nosso foco mental nos ajuda a obter uma melhor compreensão da realidade e nos proporciona uma maior clareza interior. À medida que melhora o nosso nível de foco e clareza, conceitos que antes pareciam muito difíceis de entender se tornam de conhecimento geral. Ficamos com um melhor senso de compreensão dentro de nós mesmos e do mundo que nos rodeia. À medida que seu nível de foco aumenta, também aumentará o seu nível de consciência.

57. Pense racional e logicamente - Ser capaz de pensar racional e logicamente permite a você interagir positivamente com a sua realidade muito mais facilmente do que ser irracional e ilógico. Na verdade, ser irracional e ilógico vai realmente diminuir o seu nível atual de consciência. O pensamento racional é um subproduto de um cérebro de alto funcionamento, especialmente a alta atividade dentro do córtex pré-frontal esquerdo. Uma ótima maneira de aumentar a sua capacidade de racionalizar é fortalecer o nível de funcionamento do seu cérebro, aumentando o seu poder cerebral.

58. Purifique seu corpo - Uma ótima maneira de se tornar mais consciente é purificar seu corpo. Você pode ajudar a purificar o seu corpo, buscando uma dieta específica, cortando algumas substâncias de sua dieta, diminuindo o estresse e aprendendo a relaxar profundamente, ficar em uma sauna para suar as toxinas, etc. Ao seguir uma rotina de desintoxicação, esteja consciente do que você está fazendo com o seu corpo. Esteja consciente de que você deve escolher uma rotina de desintoxicação que foi pesquisada e é comprovadamente eficaz, a fim de evitar o risco de danos corporais durante o processo. Tendo isso dito, escolher purificar ou limpar seu corpo pode realmente funcionar miraculosamente para o seu atual nível de consciência.

59. Comece um diário pessoal - começar a escrever um diário pessoal ou blog é um grande investimento de tempo que irá permiti-lo tornar-se mais consciente de seus pensamentos, sentimentos, ações, filosofias, crenças, etc. Escrever em um jornal diário ou em um blog pessoal pode ser extremamente útil no processo de compreensão de seu atual estado de consciência. O que é bom sobre como manter o controle sobre si mesmo é o fato de que você pode ver o seu progresso à medida que empreende uma viagem consciente. Não importa a sua estratégia para manter um diário, entenda que manter o controle sobre si mesmo e sobre eventos em sua vida serve como uma ótima maneira de desenvolver um sentido mais profundo de compreensão, conhecimento e consciência.

60. Faça os outros rirem - Ser engraçado e fazer os outros rirem é uma ótima maneira de aliviar o stress e criar uma perspectiva mais positiva na vida, para si e para os outros. Ainda que você não seja um comediante profissional, ser capaz de fazer os outros rir é extremamente gratificante e satisfatório. Fazer os outros rir e sorrir afasta toda a atenção para longe da dor e das emoções negativas, levando a um estado de puro prazer e felicidade. Piadas e a capacidade de fazer rir realmente podem mudar toda a sua perspectiva do que pode parecer uma situação desagradável ou séria, para uma perspectiva mais feliz, mais positiva.

61. Pratique uma religião - Praticar uma religião é uma forma fenomenal de se tornar uma pessoa mais consciente. À medida que você aumenta o seu nível atual de consciência, você vai descobrir que não há realmente nenhuma religião melhor, ou utopia religiosa, para seguir. O que realmente importa no progresso consciente é ter uma sensação de que as práticas realmente fazem você se tornar mais consciente. Você precisa pessoalmente determinar o que funciona melhor para você. Uma das melhores maneiras de fazer isso é através de experiências entre muitas religiões diferentes.

62. Respeite as crenças dos outros - De forma alguma é amoroso ou respeitoso criticar as crenças dos outros. Não importa o quão conscientemente avançada uma pessoa é ou não é, é importante respeitar seus pensamentos e ações. Quando você tenta forçar os outros a adotar seu estilo de vida, crenças, querendo forçá-los a tornarem-se seres humanos mais conscientes, você está indiretamente expressando emoção negativa em relação a esses indivíduos; seu ego está fortemente envolvido nessa situação. Forçar conscientemente os outros a mudar não é aceitá-los pelo que são verdadeiramente. Se você sente que deve forçar os outros a aumentar a sua consciência, talvez você precise aumentar sua consciência um pouco mais! É importante perceber que todo mundo vai ter seu próprio ritmo de avançar conscientemente, e acabará por chegar ao "topo da montanha" em sua jornada para a sua consciência superior.

63. Faça perguntas sobre a sua vida - A tentativa de aprender mais sobre a vida de cada dia é uma ótima maneira de aumentar sua base de conhecimento geral e uma ótima maneira de se tornar uma pessoa mais consciente. Ninguém "sabe-tudo" na vida, por isso a ação de se fazer perguntas sobre a existência e sobre certas situações na vida vai realmente ajudá-lo em sua jornada. A ideia aqui é de aprender o máximo possível sobre a vida. Isto irá permitir que você torne o seu estilo de vida mais consciente, suas escolhas mais conscientes, suas ações mais conscientes, e você mesmo uma pessoa mais experiente. Se você não tem vontade de se perguntar outras questões, uma ótima maneira de aprender mais sobre a vida é fazer-se questões internas. Muitas vezes não nos damos conta de que, dentro de nós mesmos, temos a resposta para todas as perguntas sobre a nossa vida. Meditação é altamente recomendado como um exercício para aprender mais sobre o nosso eu interior.

64. Entenda que tudo muda - Quer você perceba ou não, tudo e todos estão em um estado constante de mudança. A mudança é inegável e está acontecendo com você e outros como você que estão lendo isso. Não há nenhuma maneira de evitar a mudança, e não há uma maneira de controlar conscientemente a sua alteração. Seja a mudança que você quer ver na Terra e, por favor, faça-o de uma forma positiva, consciente!

65. Perceba que você não está sozinho - Em sua jornada para se tornar um ser humano mais consciente, é importante perceber que você nunca está sozinho no processo. Alguém, em algum lugar está passando pelo mesma coisa e muitos já passaram pelo processo. Existem provavelmente muitas pessoas que são mais avançadas do que você é conscientemente: isto é uma coisa boa. Busque essas pessoas, procurando orientação ao longo do caminho. Nós podemos sempre buscar os indivíduos mais conscientes, em busca de orientação pessoal e conselhos na vida.

66. Expanda seus limites pessoais - Expandir seus limites pessoais para se tornar a melhor pessoa que você pode ser é algo que todos devem se esforçar a fazer. Expandir seus limites pessoais é algo que você pode fazer em cada área de sua vida: relacionamentos, exercício, consciência, espiritualidade, finanças, etc. Expandir seus limites pessoais nas áreas em que você se sinta maior necessidade, ou tenha ligações da alma, são as áreas em que provavelmente você deve fazer a maior parte do trabalho, a fim de sentir a maior sensação de realização.

67. Invista em você mesmo - Quando você ganha dinheiro, você investe em poupança ou ações? Alguma vez você já pensou em investir em si mesmo - no seu propósito de vida, visão de mundo, valores e objetivos? Além do dinheiro, também podemos investir tempo em nós mesmos. Em minha opinião, investir tempo em si mesmo é uma das maneiras mais eficazes para se tornar mais consciente. Investir tempo em si mesmo irá permitir que você descubra o seu verdadeiro propósito e se torne um ser humano mais consciente.

68. Esteja aberto para explorar a consciência - Há muitas maneiras de estar aberto para explorar sua consciência. Vários métodos para explorar sua consciência incluem alteração das ondas cerebrais, meditação, buscar elevar sua consciência, tentar novas atividades, explorar a espiritualidade, conhecer diferentes grupos sociais, mudar seu ambiente (ao viajar), tentar neurofeedback, etc. Se você não conhece outras maneiras saudáveis de expandir sua consciência, comece com as que eu listei. Não há necessidade de matar desnecessariamente as células do cérebro e diminuir sua consciência usando drogas ilícitas para "expandir sua mente..."

69. Desenvolva relacionamentos profundos - Desenvolver relações profundas, de confiança, com outras pessoas é fantástico não apenas para ajudar você a se tornar mais consciente, mas é uma ótima maneira de compartilhar amor e alegria com os outros. Se você ainda não tiver feito isso, desenvolva um relacionamento profundo e pessoal com pelo menos um indivíduo. Poderia ser um bom amigo, esposo, namorado / namorada, poderia ser um bom terapeuta, poderia ser qualquer um que você sente que está no mesmo ponto que você na vida, ou no mesmo nível de consciência. Ter outra pessoa para discutir os seus pensamentos interiores pessoais e compartilhar seu entusiasmo, alegria, e todas as outras emoções, vai realmente fazer de você uma pessoa mais feliz, mais consciente.

70. Convoque os seus guias espirituais - Todo mundo tem guias espirituais - quer acreditem neles, e queiram se comunicar com eles ou não. Antes de nascermos, a nós são designados guias espirituais para fazer exatamente o que seu nome sugere: orientar o nosso espírito. Eles muitas vezes podem nos fornecer valiosos conselhos e algumas formas de conexão intuitiva que a maioria de nós nunca imaginou ser possível. A melhor maneira de se conectar com eles é aprender uma meditação adequada. O trabalho dos guias espirituais é de ajudar a orientar o seu espírito na direção certa, e eles realmente querem se conectar com você para ajudá-lo a aumentar a sua consciência. Portanto, tente aprender maneiras de se conectar com eles em um nível pessoal, ou encontrar um avançado guia ou médium espiritual que saiba sobre guias espirituais e como se conectar com eles. Parece que Erin Pavlina tem obtido grandes debates, discutindo a capacidade dela de ajudá-lo a se conectar com seus guias. Suas palestras são um pouco caras, mas podem vir a ser um grande investimento, a fim de acelerar o seu crescimento e desenvolvimento pessoal consciente.

71. Elimine os bloqueios emocionais - Quase todo mundo tem algum tipo de bloqueio emocional subconsciente que fica reprimido dentro de seu subconsciente. Bloqueios emocionais podem se desenvolver na infância e podem ser esquecidos quando uma pessoa atinge a idade adulta. Eles podem drenar o seu controle consciente sobre a vida, se você não aprender a liberá-los corretamente. Não é aconselhável tentar lidar sozinho com bloqueios emocionais muito fortes ou memórias traumáticas reprimidas. Consulte um terapeuta experiente ou psicólogo treinado para ajudá-lo a trabalhar sua poderosa emoção do passado. Perceba que quando você é capaz de trabalhar seus bloqueios emocionais do passado, você naturalmente se permite atingir um estado superior de consciência.

72. Limpe as "teias de aranha" do subconsciente - O que exatamente são "teias de aranha" subconscientes? Me refiro a teias de aranha do subconsciente como quaisquer crenças e emoções insatisfatórias que foram mantidas em sua mente subconsciente por tempo excessivo. Muitas vezes, nossa mente subconsciente está levando bagagem emocional adicional negativa e crenças limitantes que precisam ser liberadas ou substituídas. Se você quiser limpar o seu subconsciente das "teias de aranha" e assumir o controle consciente de sua mente subconsciente, considere a possibilidade de fazer meditação. A meditação leva a sua consciência para um nível mais profundo e torna o reprogramar sua mente um processo muito mais fácil.

73. Desligue a TV - Dependendo do seu nível atual de consciência, assistir TV pode realmente ser uma coisa boa. Para aqueles indivíduos que operam a um nível extremamente baixo de funcionamento, assistir TV lhes dá esperança, satisfação e um impulso na consciência. Com isso dito, para elevar permanentemente a sua consciência, recomenda-se que se abstenha de assistir TV. Se você pensar sobre o ato de assistir TV, ele não reflete o propósito da sua vida, nem permite que você seja amplamente produtivo. O tempo que você gasta atualmente assistindo TV poderia ser mais bem aproveitado, permitindo-lhe realizar um objetivo pessoal, proporcionando-lhe um tempo extra para o exercício, ou até mesmo dando-lhe tempo para aumentar seu poder cerebral!

74. Leia um bom livro - Se você gosta de ler livros de ficção ou não-ficção (ou ambos), a leitura de livros é uma maneira fenomenal de ajudá-lo a aumentar seu poder cerebral consciente. Ler livros fornece conhecimento, criatividade e permite-lhe expandir totalmente o seu intelecto. Ler livros também irá ajudá-lo a se tornar uma pessoa mais inteligente, com uma mente que está cheia de novos pensamentos e ideias. Quanto mais informação crível você for capaz de ler, tanto mais informação e conhecimento a sua consciência terá para criar conscientemente.

75. Expanda a sua criatividade - Há muitas maneiras pelas quais possamos expandir a nossa criatividade e habilidades de pensar criativamente. Desenvolver maneiras de pensar criativamente não só aumenta o poder do cérebro, ele aumenta a sua consciência. O uso de brainstorming, visualização criativa, koans zen e meditação, são todos conhecidos por aumentar habilidades de pensamento criativo. A criatividade é uma característica importante a desenvolver quando se lida com a sua realidade. Ter criatividade permite que sua mente resolva facilmente mesmo o mais difícil dos problemas. Se o seu lado criativo está em falta, pense em maneiras de estimulá-lo para colher os benefícios conscientes!

76. Desenvolva competências pessoais fortes - Desenvolver habilidades pessoais fortes, como empatia, permitirá tornar-se mais consciente de muitas maneiras diferentes. Ter habilidades pessoais fortes permite-lhe estar à vontade para expressar quem você realmente é, em qualquer situação social. Sem desenvolver habilidades pessoais fortes, você pode ficar preso em um estado de medo em torno de outras pessoas em ambientes sociais ou, pior ainda, você pode se sentir completamente desconfortável ao expressar suas verdadeiras crenças, valores, e discutir seu estilo de vida na frente dos outros. Cultivando um forte conjunto de habilidades pessoais irá permitir que você se torne uma pessoa mais consciente, e que você compartilhe seu amor com os outros.

77. Permita-se ser inspirado - Permitir-se ser inspirado ajuda você a tomar medidas apaixonadas. Para podermos ser inspirados, geralmente é necessário algum tipo de ligação emocional. Talvez você seja profundamente inspirado por uma canção que ouviu recentemente no rádio, talvez seja inspirado por Barack Obama, talvez seja inspirado por Hilary Clinton, talvez você encontre inspiração nas obras de arte de Pablo Picasso. Todo mundo é diferente, e todo mundo é inspirado exclusivamente por coisas diversas aqui na Terra. A inspiração pode realmente fazer magia em sua vida, se você deixar. Tomar ações baseadas em inspiração positiva acabará por orientar sua consciência para um nível mais elevado de funcionamento.

78. Seja gentil com os outros - Ser gentil com os outros é uma ótima maneira de compartilhar o amor, positividade, e uma ótima maneira de dar um bom exemplo aos outros. Cada vez que você der o exemplo, tem alguma influência sobre os outros. Cada vez que você pratica um hábito saudável ou exibe uma forma gentil de agir que os outros vejam, eles serão muito mais inclinados a seguir o exemplo. Quando você é capaz de ser cortês com todos aqueles que você encontrar, você está aumentando a sua consciência através da compaixão.

79. Participe de um retiro espiritual - Há muitos retiros espirituais e oportunidades espirituais que podem rapidamente elevar seu estado de consciência. Retiros de meditação e encontros com o seu grupo religioso são duas das muitas maneiras de aumentar a sua consciência. O ato de ir à igreja é mais uma forma de participar de uma reunião espiritual. Ir a um evento como um retiro holístico, xamânico, espiritualista, também pode ser uma ótima maneira de se conectar com um grupo de indivíduos divertidos e positivos que poderiam revelar-se amigos ao longo da vida. Você nunca vai conhecer verdadeiramente nem entender as possibilidades de transformação consciente que um retiro tem para oferecer, até que você realmente se decida a participar.

80. Forme um Mastermind Group ou Grupo de Apoio - Formar um Mastermind Group ou Grupo de Apoio (um grupo de discussão de ideias e resolução de problemas para estabelecimento e alcance de objetivos específicos) é uma ótima maneira de ajudá-lo a tornar-se mais consciente e completar seus objetivos. Para participar de um grupo de apoio, primeiro você deve reunir alguns amigos de confiança. Em seguida, programem uma agenda ou calendário de eventos em que todo o seu grupo se reunirá para discutir os desafios pessoais, objetivos, realizações, etc. Reúna-se com os outros e discuta seus objetivos. Sejam positivos e encorajadores, uns para o outros, o máximo possível. Ofereça sugestões e sirva como uma motivação para o resto do seu grupo. Grupos Mastermind são uma forma de apoio consciente e positiva que lhe permitem realizar seus objetivos muito mais facilmente. E o apoio social (ou seja, um grupo positivo de amigos) é sempre ótimo de se ter quando se trabalha para se tornar mais consciente. Faça o que quiser com o seu grupo, se divirta, seja positivo, e perceba que você está aumentando a sua consciência no processo!

81. Seja um mediador - Há muitas situações que surgem da negatividade neste mundo. Uma maneira de acabar com estas situações de forma pacífica é ser um mediador. Um mediador é uma pessoa que é capaz de resolver um conflito entre as duas partes e pensar uma solução pacífica para o problema em que ambas as partes conflitantes concordam. No final, a melhor parte de um processo de mediação é a satisfação que você pode ter por ajudar a trazer a paz ao mundo. Ajudar os outros é uma ótima maneira de criar uma verdadeira sensação de felicidade em sua vida. A qualquer momento em que você trouxer a paz, a consciência coletiva da humanidade dá um passo em uma direção positiva.

82. Desenvolva um modelo preciso da realidade - Construir um modelo preciso da realidade é uma ótima maneira de explorar as infinitas possibilidades que a vida tem para oferecer. Ganhar o controle consciente de seus pensamentos vai ajudar você no processo de criação de sua realidade. Quando você é capaz de assumir o controle de seu foco, a construção de um modelo preciso da realidade torna-se uma tarefa mais fácil.

83. Seja um líder - Ser um líder positivo é uma maneira impressionante de elevar seu nível de consciência e a de outros. Se você for capaz de se tornar um líder capaz de influenciar grandes grupos de pessoas de uma maneira positiva, você naturalmente irá desenvolver uma grande quantidade de energia consciente. Cada pessoa que apóie sua mensagem, acrescenta algo à sua capacidade de compartilhar o seu propósito. Se você ainda não pensou sobre dar um passo à frente e se tornar um líder de alguma forma, agora é o melhor momento para começar a pensar nisso!

84. Viaje pelo mundo - Viajar pelo mundo definitivamente tem potencial para mudar e expandir o seu estado de consciência. À medida que você viaja para lugares diferentes, você é capaz de aprender sobre coisas únicas: modos de vida, modos de pensar, religiões, costumes, valores, etc. Este é por isso que é extremamente comum que ocorram grandes mudanças na percepção. Viajar para muitas partes diferentes do mundo é uma forma de exploração que lhe permite experimentar a vida em uma escala maior.

85. Seja empático - habilidades empáticas desenvolvidas podem ser cultivadas através do acesso aos estados de ondas cerebrais mais baixas: ambas as ondas cerebrais delta e teta. Fazer um esforço consciente para se tornar uma pessoa mais empática significa tentar entender e se relacionar com os outros, e suas emoções, da forma mais eficaz possível. Ter empatia é uma ótima maneira de espalhar amor e compaixão no mundo. E espalhar o amor e compaixão é uma ótima maneira de ajudá-lo a se tornar uma pessoa mais consciente!

86. Estabeleça metas e realize-as - Definir metas positivas e trabalhar para realizá-las é uma das maneiras mais eficazes para avançar conscientemente, mesmo sem ter a intenção de avançar conscientemente. Por exemplo: você pode definir um objetivo a exercer todos os dias durante um mês, a fim de melhorar a sua saúde. Ao definir e completar um objetivo como este, seu foco principal é melhorar a sua saúde, no entanto, você está melhorando também indiretamente a sua consciência.

87. Tente técnicas de programação mental ou treinamento em ondas cerebrais - Apesar de programação das ondas cerebrais (veja em http://4mind4life.com/blog/products) parece ser uma técnica new-age, experimental, é uma grande ferramenta para avançar conscientemente, que realmente funciona. Não apenas o trabalho de programação das ondas cerebrais funciona, é uma forma extremamente eficaz de desenvolver um cérebro poderoso e um avançado estado de consciência. Pela prática de programação das ondas cerebrais, o cérebro torna-se mais flexível no processo de mudar para diferentes estados de ondas cerebrais. Você pode sempre dar programação das ondas cerebrais uma oportunidade e avaliar se ela é eficaz em ajudá-lo a avançar conscientemente! Confira o software apresentado em minha seção de produtos recomendados (http://4mind4life.com/blog/products) e experimente a versão de amostra.

88. Tente auto-hipnose - O que muitas pessoas não percebem é que o ato de auto-hipnose é muito útil para alcançar estados de relaxamento completo e controlado. Durante a auto-hipnose você desenvolve profundo e completo controle sobre as crenças que são implantados em sua mente subconsciente. A auto-hipnose relaxa o corpo e leva-o a um estado de relaxamento altamente focado e profundo. Não importa se você gosta mais de auto-hipnose ou de meditação, eles são os exercícios que lhe permitirão elevar a sua consciência. Dê a auto-hipnose uma chance, se você não tiver já feito isso - é um exercício perfeitamente seguro, que irá beneficiar muito a sua consciência!

89. Desenvolva seus chakras - Aprender a limpar e purificar seus chakras pode vir a ser um dos melhores investimentos individuais que você já fez para si mesmo. Chakras têm a chave que lhe permite tocar em seu Eu Superior e se conectar com a energia do Universo. Trabalhar diretamente com seus chakras irá ajudá-lo a se tornar uma pessoa mais consciente, tornando-o mais consciente dos centros de energia do seu corpo e como elas podem afetar toda a sua vida.

90. Libere a sua energia da Kundalini - Minha definição de Kundalini: a (geralmente latente) força energética que está enrolada na base da nossa coluna vertebral. Todos já sentiram a Kundalini de vez em quando, nos momentos extremamente emocionais, quando uma certa música toca, ou quando temos uma experiência poderosa. Como a Kundalini se parece? A energia da Kundalini faz com que sintamos um formigamento na espinha. Ficamos com arrepios por todo o corpo e toda a nossa espinha formiga com energia emocional. A Kundalini é um método completamente saudável e poderoso para avançar conscientemente. Não é recomendado fazer uma experiência de Kundalini cegamente, no entanto. Faça alguma pesquisa sobre "energia Kundalini" e considere trabalhar com um guru ou de uma pessoa que passou por todo o processo, se você deseja liberar sua energia Kundalini.

91. Aprecie o seu entorno - Para permitir um maior desenvolvimento consciente, é importante se sensibilizar e agradecer por tudo em seu ambiente. A cada dia e todos os dias, as pequenas coisas que nós podemos não dar tanto valor, muitas vezes são algumas das formas mais surpreendentes de beleza. Coisas simples como o pôr do sol, um campo de flores, ou o rosto de nossos vizinhos são todas expressões belas que podemos não estar tomando o tempo para apreciar. Quando somos capazes de perceber que tudo está conectado e que estamos realmente com a intenção de amar e apreciar uns aos outros, naturalmente nos tornamos inerentemente gratos por nosso ambiente e o que a Terra tem para oferecer - e, portanto, mais conscientes.

92. Traga vida nova para a Terra - A cada vez que você é capaz de fazer uma contribuição para a vida aqui na Terra, você traz uma outra expressão brilhante de nosso Universo. Cada vez que você traz a vida humana, a vida vegetal, a vida animal, etc. aqui na Terra, é algo para se orgulhar. Maneiras com que você pode contribuir para dar vida a este planeta incluem educação dos filhos, adotar uma criança, plantar uma flor, ou criar um animal. Os sentimentos que você pode ter como resultado de lidar com uma nova vida são perfeitos para encontrar a verdadeira felicidade, e levar ao próximo nível de consciência.

93. Leve uma vida flexível - A flexibilidade é uma parte fundamental da ginástica... e também é uma parte fundamental da vida e do processo de se tornar mais consciente como um ser humano. Levar uma vida excessivamente estruturada muitas vezes torna-se uma sobrecarga e é desagradável. Você precisa ter tempo para apreciar os momentos de espontaneidade e estimular eventos do tipo imprevisto. Ser flexível é um grande atributo a cultivar em sua vida. Embora aprender a ser flexível seja apenas um pequeno hábito que vai torná-lo mais consciente (ao abrir sua vida a novas oportunidades), é um princípio muito importante a implementar em sua vida e realidade.

94. Aprenda com indivíduos "conscientemente avançados" - Pessoas conscientemente mais avançadas têm muito a oferecer àqueles que são menos conscientemente avançados. Eles costumam oferecer-nos grandes descobertas, insights, e guiam nossas vidas em uma direção positiva. Se acontecer de você conhecer alguém que está em um nível cognitivo mais elevado de funcionamento, passe algum tempo com esse indivíduo. Faça-lhe perguntas sobre a vida dele, perguntas sobre sua vida, ou quaisquer perguntas sobre a vida em geral. Veja como esses indivíduos se sentem sobre a elevação de consciência e como eles podem ajudá-lo a trabalhar para aumentar a sua consciência.

95. Viva uma vida bem equilibrada - Manter uma vida equilibrada pode ser muito difícil às vezes. No entanto, manter atividades em equilíbrio adequado é uma ótima maneira de se tornar mais consciente e envolvido em muitas áreas da vida. Faça um esforço consciente para concentrar sua energia no que inspira você ao máximo, mas não se esqueça de ser flexível e de ter tempo para as pessoas importantes, e atividades com amigos, família, expressão e exercício. Estar em equilíbrio entre as atividades na vida nos proporciona maior satisfação consciente.

96. Considere tomar suplementos para saúde - Os suplementos têm sido conhecidos por ajudar no processamento mental e impulsionar o funcionamento físico. Eu, pessoalmente, tenho tomado um suplemento multivitamínico em combinação com 3,6 gramas de óleo de peixe diariamente por quase 2 anos seguidos. No geral, eu sinto que a combinação tem funcionado incrivelmente para ajudar o meu funcionamento físico e processamento mental. Sempre tenha a mente aberta: considere tomar suplementos, se você ainda não tiver feito isso. Faça uma experiência pessoal para ver se os suplementos funcionam bem para você e como vários suplementos afetam sua consciência. No final, você pode achar que todos os suplementos são ineficazes e que eles não eram nada mais do que placebos.

97. Comemore suas realizações - Comemorar suas realizações é uma forma de auto-elogio e auto-respeito. Quando você valoriza e aprecia a si mesmo, é provável que celebre suas conquistas - e, na verdade, tenha conquistas para comemorar! Comemorar é uma atividade divertida e gratificante que torna-o mais feliz. isto aumenta seus níveis de auto-estima e respeito geral: ambos são fatores-chave para o processo de elevar sua consciência.

98. Tenha sempre intenções positivas - as intenções positivas muitas vezes surgem de uma mentalidade positiva. Ter uma atitude positiva e formar o hábito de manter boas intenções é uma ótima maneira de aumentar o seu nível de consciência. Quando você objetiva ter eventos positivos a acontecer em sua vida, e tem sempre expectativas positivas - sua vida vai, naturalmente, atrair pessoas positivas e resultará em felicidade.

99. Leia e recomende o site 4 Mind 4 Life com para os outros - Lembre-se de maneiras de tornar-se mais consciente por reler esta série e outros artigos aqui no 4 Mind 4 Life com e outros bons sites. Eu sempre tento oferecer o conselho mais valioso para ajudá-lo a aumentar o seu nível de consciência. Embora o foco principal deste site seja aumentar o poder do cérebro, seu nível de consciência caminha lado a lado com o quão poderoso seu cérebro é; quanto mais poderoso seu cérebro, o tempo mais fácil você terá para elevar sua consciência. Eu só posso promover a minha mensagem até um certo ponto. Cada vez que você me ajudar com a recomendação de meu site ou esta série para outra pessoa, você estará ajudando a guiar os outros para a mudança positiva. Eu envio bênçãos para todos que lêem esta série, recomendam esta série, recomendam este website, ou aplicam conselhos deste site para melhorar.




100. (Este espaço é intencionalmente deixado em branco para você preencher) - Ninguém sabe e entende o que funciona melhor para ajudar a sua consciência melhor do que você mesmo! Seja criativo, preencha já o último espaço em branco! Escolha uma atividade que você goste, que renove o seu senso de bem-estar e ressoe congruente com a sua alma. Bênçãos para todos que chegaram até aqui nesta lista!

Isto marca o último número do último post da série de quatro sobre Como Elevar Sua Consciência. Espero, sinceramente, que todos vocês tenham gostado e, pessoalmente, sinto que ele vai servir como uma grande referência para todos os visitantes do site. Sinta-se livre para imprimir o seu capítulo favorito nesta série (ou todos eles). Mantenha-os para si mesmo ou compartilhe-os com outras pessoas. Sinta-se livre para conectar-se a esta série a partir do seu site, se você sentir vontade de blogs sobre o assunto. Meu objetivo ao escrever esta série era motivar os outros a aumentar a sua consciência, e iniciar um movimento para se tornarem indivíduos mais conscientes aqui na Terra. Você está pronto para se tornar mais consciente?

Direitos Autorais: http://4mind4life.com/blog/2008/06/10/100-ways-to-become-more-conscious-how-to-raise-your-consciousness/
Tradução: Luciana Pellegrini Drucker - luzpelegrina@gmail.com



©2014 Solange Christtine Ventura
http://www.curaeascesao.com.br
Obrigado por incluir o link do website quando compartilhar esta Mensagem com outros.

domingo, 25 de janeiro de 2015

ALINHAMENTO INTERIOR:


Pergunta: "Como podemos encontrar o equilíbrio entre nossa vontade individual e o fluir natural da vida?" Eckhart Tolle: "Vivendo alinhado com o momento presente, você também alinha sua vontade com a vontade universal, que se poderia dizer 'vontade de Deus'. Na verdade, você não tem uma vontade separada. A vontade separada quer realçar ou fortalecer o sentido de ser da pessoa. A vontade separada se importa apenas com o 'eu' e 'meu', o ego. Porém, há a Consciência Divina, ou Única e há o impulso evolutivo. O que estamos fazendo aqui, a cada instante, é nos alinhando com esta Consciência! (nós tenhamos ou não a consciência disso!) A não resistência é vital, pois, enquanto estiver resistindo ao momento presente (como um fato real), você estará cercado pela vontade egóica. Esta vontade do ego deve desaparecer, e a entrega ao Momento Presente deve prevalecer: é a entrega àquilo que É! Quando você se alinha à Realidade internamente, pode parecer à princípio, uma atitude de fraqueza, que pode ser interpretada como algo que lhe impede de tomar ação efetiva. Porém, a aceitação àquilo que É, é totalmente compatível, como resposta, a qualquer coisa que o momento solicite. Seja qual for a necessidade, algo deve ser recriado, ou manifestado ou feito, neste momento, para poder fluir, você tem que aceitar, primeiro, a forma como o momento presente se oferece. Vejamos de outro modo: quando você se sente doente, por exemplo, não diz: - 'Tenho que aceitar esta doença, o fato de estar enfermo!', pois isto é apenas mais um conceito. Tudo que precisa aceitar é este momento, como ele é! (isto é, sem a interpretação da mente!) Na verdade, não há nenhuma doença neste momento, há somente uma predisposição física. Pode haver alguma dor, ou fraqueza ou desconforto, estas coisas podem aparecer, mas isso é tudo que tem de aceitar. Este momento - agora - sempre foi e sempre será 'pleno', nada a fazer! Esta é a aceitação, assim a ação que daí surge trás consigo uma qualidade diversa de energia. A vontade que fluirá naquilo que você faz não será mais ego-orientada. Portanto, a pequena vontade terá que ceder, para que uma vontade mais poderosa flua e possa lidar com a situação. Há um termo budista para isto, é 'reta ação', que só surge de um correto estado de consciência. Porém, primeiro você deve deixar o ego para trás, antes de surgir a reta ação. Diga 'sim' ao momento presente, é o sacrifício da pequena vontade. Porque reclamar daquilo que aí está? É um completo non-sense!" Eckhart Tolle em Satsang

sábado, 24 de janeiro de 2015

ROSÁRIO 12:12 DE KUAN SHIH YIN:


Gostaria de compartilhar esse “Rosário 12:12 de KUAN SHIH YIN” com todos aqueles que estejam necessitando de Amor, Compaixão e Perdão. Eu o tenho usado diariamente, mantrando, cantando e declamando há algumas semanas - junto com o escaneamento dos 72 Nomes de Deus. Sendo que, nessa meditação, sempre um nome se desprende e toma maior força, criando um campo energético de maravilhosa conexão com a Presença Eu Sou.



A Autoria do Rosário é da querida amiga e escritora Sandra Meirelles que me foi cedido do seguinte modo:



Use-o em seus dias sombrios para que Eu possa ao teu lado estar!

Use-o nos teus dias de glória para que contigo Eu possa cantar!

Meu Rosário 12:12 tem a chave cósmica da Libertação do samsara.

Apesar das palavras serem tão simples, verás ao entoar o bem que as mesmas a ti fará!

(E eu Verônica D’amore afirmo que é a mais pura verdade para mim) _____!!!_____







Elevo minhas mãos à Tua frente

E saúdo Tua Presença!

Mãe Divina,

Luz do Amor,

Raios do Sol,

Brilho da Luz,

Ondas do Mar,

Pureza Cristalina,

Grãos de areia,

Infinita lembrança,



NA MO KUAN SHIH YIN PU SA

Desfilo tuas contas peroladas,

Em busca de mim mesmo,

Sentindo teu perfume a cada conta,

Perfumando minha alma ao cantar,



NA MO KUAN SHIH YIN PU SA

Na Tua Presença me encontro,

Na Tua Força eu venço,

No Teu Amor cresço,

No Teu exemplo aprendo,



NA MO KUAN SHIH YIN PU SA

Peço permissão para essa meditação,

Que eu receba de Ti a proteção tão desejada,

Fortaleça minha caminhada,

Prepare meu espírito,

Acalente minha sombra,

Desperte meu destino,



NA MO KUAN SHIH YIN PU SA

Adentro ao teu Portal

Firmo meus pés em tua Luz,

Acalmo minha mente

Sigo ao teu encontro

Confiante e resoluto



NA MO KUAN SHIH YIN PU SA

Kuan Yin é Real

Kuan Yin é Fiel

Kuan Yin é sabedoria

Kuan Yin é a estrela guia

Kuan Yin é quem ensina

Kuan Yin cura

Kuan Yin desperta

Kuan Yin auxilia



NA MO KUAN SHIH YIN PU SA

Kuan Yin vence as trevas

Kuan Yin prospera

Kuan Yin é autocontemplação

Kuan Yin é a chave do coração

Kuan Yin liberta

Kuan Yin espera

Kuan Yin renasce das cinzas

Kuan Yin protege o filho e a filha



NA MO KUAN SHIH YIN PU SA

Kuan Yin constrói

Kuan Yin aquece

Kuan Yin traz o mérito

Kuan Yin é a porta da salvação

Kuan Yin é a bênção

Kuan Yin é tempo

Kuan Yin é amor

Kuan Yin é a oração



NA MO KUAN SHIH YIN PU SA

Kuan Yin é compaixão

Kuan Yin é a coragem

Kuan Yin é a bondade

Kuan Yin é a solução

Kuan Yin é Paz

Kuan Yin é esperança

Kuan Yin é a criança

Kuan Yin é a natureza



NA MO KUAN SHIH YIN PU SA

Kuan Yin é o próximo

Kuan Yin é a Vida

Kuan Yin é o lago

Kuan Yin é o canto

Kuan Yin é a rosa

Kuan Yin é o bálsamo

Kuan Yin é o lótus

Kuan Yin É



NA MO KUAN SHIH YIN PU SA



_______________________________________

Autoria: Sandra Meirelles

Fonte: Sadana de Kuan Yin

________________________________________
kwan Yin mantra (clique aqui)

http://youtu.be/yRFE7YDq7n4

1,5 BILHÃO DE PIXELS: NASA DIVULGA A MAIOR FOTO JÁ FEITA:




Uma foto da galáxia de Andrômeda, a mais próxima da Via Láctea (nossa galáxia) é a maior foto já revelada. Feita pelo telescópio Hubble, da agência espacial norte-americana, e pelo telescópio da Agência Espacial Europeia, a imagem foi criada a partir da sobreposição de 411 fotos e tem inacreditáveis 1,5 bilhão de pixels, segundo a Nasa.

Leia também:
Nasa prevê colapso da humanidade nas próximas décadas

Para se ter ideia de quão grande é a imagem, se ela fosse armazenada no seu computador, ela ocuparia cerca de 4,3 gigabytes no disco rígido - 3 mil vezes mais espaço do que o tamanho ocupado por uma foto tirada com o seu smartphone. Para exibir essa foto, seriam necessárias 600 telas de televisão.

Na foto, são exibidas 100 milhões de estrelas, localizadas a 40 mil anos-luz da Terra.De acordo com os astrônomos, a galáxia de Andrômeda contém mais de um trilhão de estrelas, o dobro das estrelas contidas na Via Láctea. Compare a foto com uma das primeiras imagens de Andrômeda, feita em 1899. Bacana, né?



Siga-me no Twitter: @charlesnisz

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

AGORA A ASCENSÃO ACELERA...







Mensagem do Conselho Por Ron Head

Já faz algum tempo que conversamos com vocês como o Conselho.

Muitos de vocês estão total e pessoalmente cientes de quem nós somos.

Vocês têm sonhos, visões ou em meditação em que vocês se encontram conosco.

Quando vocês ouvem ou leem sobre câmara, sala de reunião, anfiteatro ou outra instalação do conselho, vocês imediatamente sabem o que está em discussão.

Mas nós sabemos que uns poucos ainda têm perguntas em relação a quem e o que nós somos.

Hoje desviaremos ligeiramente de nossa mensagem normal e explicaremos isso para vocês.

O conselho, como nós denominamos aqui, é uma assembleia daqueles que vocês variavelmente chamam de seres de luz, anjos, guias, mestres e outros aspectos do seu eu que estão em sessão para ajudá-los a tomar decisões em relação às suas atuais vidas encarnadas.

Não há ninguém no seu mundo, e em outros mundos, que não tenha um conselho.

Não há ninguém que não tenha acesso ao seu conselho.

Seu próprio Eu Superior tem um assento no seu conselho.

Isto não deveria ser surpreendente, visto que o conselho se reúne para o seu benefício.

É daí que vem a sua intuição.

Esta é a origem dos pressentimentos, das cutucadas, do saber.

Quando vocês dormem ou meditam normalmente vocês vão ao seu conselho para receber informação e orientação.

Vocês jamais encontrarão seu conselho não estando em sessão e não existe informação de que vocês possam precisar que não esteja disponível para vocês.

Frequentemente há informação que se vê que tem o potencial de perturbar sua mente consciente e vocês não se lembram após despertar.

Isto não significa que vocês não receberam a informação e não fizeram uso dela.

Afinal, há bastante de que seu Eu está ciente e sua mente consciente não está... ainda.

Conforme seu novo ano progride, vocês descobrirão que muitos de vocês se tornam mais e mais capazes de incorporar muito mais do que vocês chamam de Eu Superior.

Este desenvolvimento não é novo.

Ele tem se dado há algum tempo.

Muitos de vocês ficaram pessoalmente cientes disso.

Vocês o chamam de Ascensão.

E conforme seu corpo se torna mais capaz de assumir mais de seu ser, vocês experimentam coisas que variam e que vocês chamam de sintomas da ascensão.

Eles são temporários e nós queríamos que vocês pensassem neles como sinais do progresso e não como algo para ter cautela.

Agora que vocês sabem quem nós somos, vamos voltar ao nosso tema normal nas mensagens futuras.

Vocês descobrirão que neste ano as mensagens que vocês recebem fluirão mais e mais para este tema, provindas de todas as fontes.

Isso é devido à época.

É hora de vocês finalmente estarem cientes de quem vocês são.

É hora de vocês intencional e conscientemente incorporarem mais dos seus eu’s divinos que vocês são.

Agora a ascensão acelera.

E então, visto que é o nosso propósito nesta época, vocês descobrirão que falaremos disso frequentemente, isso se não for sempre.

Aproveitem o passeio!

Direitos Autorais: Copyright © Ronald Head. Todos os direitos reservados.
Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link:
http://oraclesandhealers.wordpress.com/
Tradução: Blog SINTESE: http://blogsintese.blogspot.com/



©2014 Solange Christtine Ventura
http://www.curaeascesao.com.br
Obrigado por incluir o link do website quando compartilhar esta Mensagem com outros.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

LEI DO VÉU É OU NÃO OPRESSIVA?






“Pensem nas milhares de mulheres de cabeças cobertas que enfrentaram exércitos em todas as revoluções populares da Primavera Árabe, nas lutas de resistência anticoloniais e na luta diária de libertação da Palestina. São mulheres que vestem véus sobre seus cabelos, e não sobre suas consciências”, diz Plínio Zúnica, estudante de cultura árabe, sobre a polêmica lei proposta pelo ex-presidente francês Nicolas Sarkozy que proíbe véu islâmico em público; Zúnica é autor de um texto (Je ne suis pas Charlie), que viralizou na internet



18 DE JANEIRO DE 2015 ÀS 09:05






Discutindo Charlie: parte 2 - A Lei do Véu

Por Plínio Zúnica

Se existe uma coisa que eu aprendi nessa vida de militância e estudo é que é sempre uma péssima ideia quando homens determinam como devem se comportar as mulheres, quando ricos decidem o que é o melhor para os pobres, quando brancos falam sobre como se sentem os negros ou quando ocidentais imperialistas julgam ser capazes de sistematizar como pensam outros povos, que em geral foram (ou ainda são) colonizados por estas mesmas pessoas. Por isso, a coisa que mais me chamou a atenção nestes ultimos acontecimentos foi a quantidade enorme de homens brancos europeus que acreditam poder decidir os destinos políticos, opinar sobre como devem se portar, como se sentem e o que pensam as mulheres muçulmanas, geralmente de origem arabe ou africana. Essas decisões e julgamentos são feitos em todas as instâncias, seja quando a França promulga leis que falem sobre como mulheres muçulmanas devem se vestir, seja quando jornalistas publicam charges ou textos falando sobre a opressão que essas mulheres sofrem sem dar voz para que elas falem por si, seja quando comentaristas em blogs, jornais e redes sociais julgam que essas mulheres são apenas vítimas que devem ser salvas a qualquer custo.

Não é apenas uma questão de essas pessoas, na maioria dos casos, jamais terem se preocupado em ler, ouvir e entender o que essas mulheres dizem. É também um problema falar disso porque não se pode falar de uma experiência pessoal que não se conhece. Eu, como qualquer um de nós, tenho a obrigação moral de ouvir e aprender com o que dizem mulheres, negros, árabes, indígenas, gays, lésbicas e transgêneros, e mesmo aprendendo não posso falar por eles. É preciso entender até onde vai o limite da minha atuação. Todo movimento tem espaço para aliados, mas é importante saber quem é protagonista daquele discurso.

Por conta disso, antes de começar a falar sobre a lei do véu, quero fazer uma oferta e um pedido. Questões sobre mulheres são extremamente importantes de serem trabalhadas e expostas, mas na maior parte dos assuntos eu não tenho nenhuma legitimidade para falar sobre isso, e portanto convido qualquer mulher que quiser escrever sobre o tema ou temas correlatos que acreditem ter pertinência neste espaço a entrar em contato. Este é só um blog amador de um autor amador, e existem muitos outros espaços com mais legitimidade e estrutura pra receber textos, mas, querendo publicar, o espaço está aberto, e será uma contribuição valiosa pra a discussão geral, bem como para a educação pessoal deste blogueiro amador.

Pois bem:

O hijab no banco dos réus

Antes, um aviso importante: Não me cabe dizer se o hijab é bom ou mal, se é ou não opressivo. Essa discussão tem que ser (e está sendo) feita, mas não por mim, e sim pelas mulheres muçulmanas. Existe uma lista imensa de mulheres que discutem isso do ponto de vista teórico, que conhecem a história da sua religião e sociedade e que possuem a experiência pessoal necessária para tratar os assuntos que discutem. Dito isto, prossigamos.

Muito se tem falado sobre a opressão das mulheres muçulmanas, e criticas foram feitas ao meu texto "Por que não sou Charlie" a respeito da Lei do Véu. As pessoas que se incomodaram com esse ponto disseram que a lei não é discriminatória, pois ela não se refere apenas ao hijab, e sim a todos os símbolos religiosos considerados “ostensivos”, no intuito de proteger os “valores franceses” de “laicidade”. Essas pessoas estão certas e erradas ao mesmo tempo.

De fato, no papel ela se refere a qualquer símbolo. A lei proibe o uso de turbantes Sikh, os Quipás judaicos, oshijabs islâmicos e crucifixos que sejam grandes o suficiente para serem considerados “ostensivos”. Não vou discutir os ornamentos Sikh e judaicos, porque não tenho conhecimento pra isso. Falemos sobre lenços e cruzes.

De acordo com a Lei de Sarkozy, uma mulher cristã pode usar um crucifixo pequeno no pescoço, um escapulário, uma medalhinha da virgem maria ou qualquer outro símbolo, contanto que esse ornamento seja discreto. Uma mulher cristã não poderia assistir as aulas em roupas de freira, mas essa é uma possibilidade bastante improvável em escolas. Ainda, mesmo que uma cristã seja impedida pela lei de usar uma cruz de madeira de um palmo no pescoço, isso não tem grande impacto na vida religiosa dela, uma vez que nenhuma doutrina cristã coloca como obrigação religiosa o uso de cruzes ostensivas. Assim, essa lei se aplica à cristãos na teoria, mas na prática não.

É importante dizer que muitas mulheres muçulmanas optam por não usarem o hijab, por diversas razões distintas. Ainda assim, para muitas mulheres muçulmanas o uso do hijab é uma obrigação religiosa, e a Lei francesa impede que elas cumpram esse rito. Ninguém tem o direito de dizer pra essas mulheres usarem uma meia lua pequena no pescoço em substituição ao véu e passar pela lei. A crença dessas mulheres é de que elas devem usar o hijab em espaços públicos ou na frente de estranhos, e o que a lei diz é que essa crença não tem valor, que elas devem abandonar o que acreditam enquanto estão dentro da escola e voltar a praticar a sua fé dentro de casa.

Existe pressão de políticos, mídia e de parte da população francesa para que essa lei seja levada também para as universidades, proibindo que mulheres muçulmanas usem seus hijabs enquanto buscam conhecimento. Com isso, cria-se uma distinção entre crentes e não-crentes dentro do sistema educacional, fazendo com que essas mulheres sejam obrigadas a escolher entre a educação formal e a religião. Assim, ao invés de “integrar” todos sob o sistema “laico” francês, o que a lei faz é segregar os muçulmanos, aumentar o sentimento de rejeição dessa parcela já muito discriminada da sociedade, estigmatizar o islamismo e aumentar os índices de evasão escolar entre muçulmanos. Para uma menina muçulmana que queira usar seu véu, as escolhas são: pagar escolas particulares; estudar por correspondência; ou largar a escola.

Outra preocupação é que o banimento de hijabs de escolas públicas se estenda para outros espaços. É uma preocupação válida porque na prática isso já vem acontecendo. Há diversos casos de mães usando hijab que foram poibidas de esperar seus filhos na porta da escola; casos de garotas de véu que foram impedidas de fazer provas de ingresso para universidades; casos de bancos e academias que se recusaram permitir a entrada de mulheres usando hijab.

Em 2010 a candidata pelo partido de esquerda Nouveau Parti Anticapitaliste teve que se retirar da campanha e da vida pública após dura rejeição de membros de seu partido pelo fato de que ela usava um véu. Esse rejeição elimina a representatividade política de mulheres muçulmanas.


Cada cabeça um Hijab

Diversos erros de análise são geralmente apontados quando se fala do hijab. Vamos apontar alguns dos mais comum:

• “As mulheres não deveriam ser obrigadas pelos pais/marido/mesquita a usar o véu”:
Eu concordo totalmente com quem afirma isso, mas é um erro achar que essa é a regra para o uso do véu. Nos últimos dias, passei horas assistindo e lendo depoimentos de mulheres sobre o uso do véu, e nestes depoimentos ouvi o mesmo que ouvi de mulheres muçulmanas que conheci no Brasil, no Egito e na Palestina, sobre como uso foi uma escolha pessoal. Muitas mulheres dizem que optaram por usar o hijab, o niqab ou a burqaaté mesmo contra a vontade dos pais. Eu entendo que há toda a problematização da crítica feminista a respeito do que é de fato uma escolha pessoal e o que é imposição social, e essa é uma questão delicada pra ser tratada neste texto. O que posso dizer com certeza é que não cabe a mim, homem-branco-ocidental-ateu, como não cabe ao Sarkozy, que é homem-branco-ocidental-europeu-rico-racista, dizer pra essa mulher que a escolha dela é uma imposição. Quem deve fazer essa crítica é ela e os movimentos de mulheres que representam essa mulher. Voltaremos nisso mais adiante.

• “Vai ver se as mulheres dos Países Muçulmanos/Afeganistão/Arabia Saudita/Paquistão estão felizes!”: Em primeiro lugar, não existem “as mulheres dos países muçulmanos” com um grupo único, porque os países muçulmanos não são um grupo homogêneo. São países diferentes, com suas próprias condições e contradições, culturas e formas de prática religiosa. Quando falamos sobre o véu na França essa distinção é ainda mais importante, uma vez que na França (assim como no Líbano, Egito, Palestina, Síria e na imensa maioria dos países muçulmanos) o uso do véu não é imposto por lei. Assim, não se pode comparar a situação de um país onde as mulheres são obrigadas a usar o véu com um país onde elas tem a garantia legal de poderem optar entre usar ou não usar. No caso da França, essas mulheres estão sujeitas a leis que as proíbem de usar seus véus em uma série de situações, independente das suas vontades.

• Homens que dizem: "O Ocidente está salvando essas mulheres do obscurantismo e opressão do Islam":
Ainda que muitas vezes haja alguma boa intenção, pouca coisa é mais infantil, machista e colonizadora do que o espírito de cavaleiro medieval salvando a pobre mulher incapaz e indefesa presa na masmorra do dragão. Mulheres ao redor do mundo todo tem problemas, sofrem opressões dos sistemas patriarcais que dominam a política, religião, mídia e senso comum das suas comunidades e lutam contra isso. Elas não precisam que homens as resgatem de seus problemas. Elas precisam que homens parem de decidir o que é bom pra elas, ouçam o que elas tem a dizer, parem de criar obstaculos para a participação política e intelectual delas e deixem de rir de estereótipos bestas. Se esses homens quiserem realmente ajudar, um bom modo de se tornarem aliados é ouvindo o que elas dizem sem questionar a legitimidade de uma mulher sobre a própria narrativa.

A oposição feminista

Muita oposição ao véu vem de feministas ocidentais, que tem sua razões teóricas para dizer que o véu é uma forma de opressão. Novamente, não me cabe defender ou atacar esses argumentos e teorias. O que vale saber é que existem muitas organizações, intelectuais e militantes muçulmanas, africanas e árabes que tem seus próprios pontos de vista sobre o assunto.

Há teóricas, como a historiadora Margot Badran, que se denominam Feministas Islâmicas, reconhecendo a importância do termo Feminismo e adequando a teoria às pautas específicas de mulheres muçulmanas; existem autoras, como a professora Asma Barlas, que pesquisam e militam pelos direitos das mulheres muçulmanas, mas que recusam o nome Feminista por considerar que o feminismo tem raízes coloniais e exclui a mulher não-branca de suas pautas.

Na Turquia existe uma divisão em três grupos de mulheres falando sobre seus direitos: as mulheres seculares ligadas ao Kemalismo, as Neo-Feministas e as Mulheres “Cobertas”, e desde que o hijab é proibido em universidades turcas, a questão da legitimidade e direito ao uso do véu é tema de debate intenso no país.

No Marrocos, onde as feministas muçulmanas conquistaram a reforma do Código Familiar, o uso do véu é desencorajado pelo governo, mas ele tem se tornado cada vez mais comum no norte do país.

O importante em apontar estas diferenças não é deslegitimar as feministas ocidentais, e sim lembrar que existem mulheres pensando e falando sobre suas experiências e particularidades locais, e que essas narrativas não podem ser ignoradas quando se faz a crítica sobre tais particularidades.

O véu no Ocidente

O uso do véu em países não-muçulmanos tem conotações diferentes do uso em países muçulmanos.
A Professora Leila Ahmed, após dez anos de pesquisa, no seu livro “A Quiet Revolution: The Veil's Ressurgance, From the Middle East to America”, aponta algumas dessas diferenças. Ela diz que o uso do véu tem um aspecto muitas vezes mais político do que religioso, principalmente em países ocidentais, imperialistas e colonizadores, como é o caso da França. Segundo a professora Leila, para muitas mulheres é importante afirmar a sua identidade muçulmana, árabe ou africana dentro de países que discriminam muçulmanos, árabes e africanos.


É importante que mulheres mostrem que o fato de serem muçulmanas não as impede de trabalhar, estudar, ir ao cinema, serem carinhosas com seus filhos, praticarem esportes ou tratarem gentilmente pessoas de outras religiões. É importante que as comunidades que vêem diariamente discursos de ódio e estereótipos na televisão possam ver essas mulheres sendo pessoas normais, e assim entender que muçulmanos não são terroristas, selvagens ou inimigos. Isso é um meio muito mais eficiente do que as charges de humor questionável do Charlie Hebdo para combater extremismos, além de quebrar os estereótipos sobre muçulmanos ao invés de tornar esses estereótipos mais violentos e caricatos.

Ainda, muitas mulheres usam o véu como gesto político contra as invasões americanas e européias no Oriente Médio e África, ou em sinal de apoio à causa Palestina. Isso tudo explica o crescimento do número de mulheres que usam o hijab após o episódio do 11 de Setembro nos EUA, ou após cada nova invasão ocidental, momentos políticos que tendem a aumentar o preconceito contra muçulmanos.

Quando existem grupos atacando, ofendendo ou segregando mulheres por usarem véus, a insistência no uso é uma forma de resistência, e é isso que a lei de Sarkozy ataca. O governo francês se beneficia não apenas do apoio da extrema direita, cada dia maior no país, mas também enfraquece grupos de resistência étnica e religiosa. Impedir o crescimento desses grupos é fundamental para a manutenção da ilusão de liberdade, igualdade e fraternidade de um país que se nega a reconhecer os efeitos das suas políticas coloniais, que se recusa a admitir o massacre de argelinos no protesto de 1961, que tem quase 70% da sua população carcerária composta por muçulmanos (lembrando que a população muçulmana na França é de apenas 6%) e que lucra bilhões com as lambanças intervencionistas feitas no Oriente Médio e Africa.

O laicismo e os “valores franceses” combatendo a barbárie

Um comentário frequente nas notícias sobre muçulmanos é que eles “se recusam a aceitar os valores dos países ocidentais” ou que são uma ameaça ao estilo de vida dessas nações. Infelizmente, quem faz esse tipo de comentário tem conceitos muito confusos sobre o que são os valores de uma nação ou o que é um povo.

É muito triste ter que lembrar as pessoas de que um país é um grupo orgânico, que um Estado é apenas uma formação política, uma comunidade imaginária amarrada por leis, fronteiras e nomes. Estados não são empresas, portanto não tem donos, e sim representantes eleitos para garantir direitos coletivos e individuais para todo o seu povo Os cinco milhões de muçulmanos que vivem na França são parte desse povo, e suas tradições, culturas, religião e etnias compõe também a identidade francesa. Essas pessoas pagam seus impostos, votam e constroem a riqueza material e cultural desse estado. É muito triste que hoje a palavra “multicultural” seja usada com um tom negativo, que a pluralidade de pensamentos seja combatida como uma “destruição de valores”. Isso me remete ao começo da formação dos Estados-Nação da Europa, quando judeus eram perseguidos e insultados com o termo “cosmopolita”. O resultado desse tipo de comportamento é bastante conhecido de todos nós.

A repulsa ao véu muçulmano é um tema antigo na política francesa, e é fortemente associado ao discurso colonialista. A socióloga Karima Ramdani, PhD em História das Mulheres Indígenas Durante a Colonização, aponta o fato de que durante a ocupação da Argélia o véu foi usado como um argumento pra validar os “pontos positivos” da colonização. Durante a Guerra de Libertação, a França exibiu uma peça na qual mulheres tiravam os seus véus como promoção da liberdade que a civilização ocidental estava trazendo. Convenientemente, em 2005, um ano após o banimento do véu, a França aprovou uma lei que obriga professores de ensino médio a ensinar sobre os "valores positivos" da Colonização. Desnecessário dizer o absurdo que seria se aprovássemos uma lei no Brasil obrigando as escolas a ensinarem aos alunos os “valores positivos” da escravidão.

O Secularismo fundamentalista, que se propõe a trazer civilidade, faz vítimas na França. Em junho de 2013 uma mulher de 21 anos foi atacada por usar um niqab. Os secularistas extremistas arrancaram seu véu, cortaram seu cabelo, gritaram insultos contra o Islam e lhe chutaram a barriga. Ela estava grávida e perdeu o bebê.

Esse é apenas um dos muitos casos de mulheres atacadas nas ruas por usarem véus, seja o hijab, o niqab ou a burqa, e é o resultado direto da Alta Civilização Secularista Iluminista Nacionalista Francófona.
Como disse no começo do texto, não me cabe dizer se o hijab é ou não opressivo. É muito louvável que tantas pessoas se preocupem com a liberdade de mulheres muçulmanas, mas se realmente querem saber como se sentem e o que pensam estas mulheres, então é preciso ouvi-las. Se querem ver a sua emancipação, simplesmente parem de dizer e impor o que elas precisam, e não criem obstáculos para a educação ou expressão política e religiosa dessas mulheres.

Parem de falar nas mulheres que usam véus com se elas fossem apenas um véu. Pensem em mulheres como a palestina Iqbaal al Assaad, a mais jovem médica do mundo, formada em medicina aos 20 anos. Pensem em Amal Soliman, mestra em Sharia, a primeira mulher egípcia a se tornar uma juíza de casamento no Egito. Pensem em Merve Kavakci, doutora em Ciências Politicas, que foi eleita para o parlamento da Turquia em 1999, mas foi impedida de assumir o cargo por usar umhijab.

Pensem nas milhares de mulheres de cabeças cobertas que enfrentaram exércitos em todas as revoluções populares da Primavera Árabe, nas lutas de resistência anticoloniais e na luta diária de libertação da Palestina. São mulheres que vestem véus sobre seus cabelos, e não sobre suas consciências.

Finalizo com uma fala de Tawakkul Karman, uma mulher iemenita de 32 anos, laureada com o Premio Nobel da Paz, ativista política, membro do partido de oposição Islah do Iêmem, mãe de três filhos e diretora da organização Woman Journalist Without Chains (mulheres jornalistas sem correntes). Ao receber o prêmio Nobel, jornalistas lhe disseram que o uso do hijab não fazia jus à sua inteligencia e nível educacional, ao que ela respondeu:

“O homem das primeiras eras andava quase nú, e conforme seu intelecto evoluiu ele começou a usar roupas. O que eu sou hoje e o que eu estou usando representa o mais alto nível de pensamento e civilização alcançado pelo homem, e não um retrocesso. É a remoção das roupas novamente que representa um regresso aos tempos antigos”.

Concordando ou não com o ponto de vista de Tawakkul, é inegável que ela não é nenhuma ignorante submissa escondida atrás de um lenço. Ela é uma mulher brilhante, e não precisa ser resgatada por ninguém.

(*) Plínio Zúnica é estudante de Língua e Literatura Árabe da Universidade de São Paulo. Esteve duas vezes nos Territórios Ocupados da Palestina, onde trabalhou como corrdenador da Educacional Network for Human Rights in Palestine/Israel. Atualmente vive no Cairo. Texto originalmente publicado no blog Descolonizações .
OBS: SOU TOTALMENTE CONTRA A QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA OU ATENTADO TERRORISTA NO MUNDO, MAS OS FRANCESES FAZ HORAS QUE PERSEGUEM OS IRMÃOS MUÇULMANOS E QUEREM IMPOR SUA CULTURA A FORÇA EM POVOS QUE JA POSSUI SUA PRÓPRIA CULTURA, O QUE NÃO É JUSTO, FATOS ESTES QUE ACABAM DESPERTANDO A ATENÇÃO DE MILITANTES ENLOUQUECIDOS E QUE ACABAM GERANDO VIOLÊNCIA DESNECESSÁRIA. SE PARIS FOSSE MESMO A CIDADE LUZ, TERIA QUE DAR LIBERDADE DE EXPRESSÃO, PARA SER RESPEITADA COMO TANTO QUER E EXIGE RESPEITO...