Terra em fúria? Em menos de 30 dias, 5 vulcões:
Chile, Islândia, México, Filipinas e Rússia
Em cinco pontos diferentes do planeta, cinco vulcões acordam. Cada um causando problemas de diferentes tipos, todos considerados “normais”. Será que toda essa atividade pode ser considerada “normal”? Este ano parece que temos um planeta realmente zangado e duvidamos muito que toda essa atividade da crosta terrestre deva ser considerada normal (pelo menos não lembramos de um ano tão agitado geológicamente como 2010 e 2011).
Mas vamos considerar o básico: Pelo menos 3 vulcões nos últimos dias lançaram gigantescas colunas de fumaça na atmosfera, e a somatória desta quantidade de partículas de forma alguma poderá ser desprezada na avaliação das mudanças climáticas daqui para a frente. Quando falamos em aquecimento global levamos em conta a quantidade de CO2 ou metano lançados na atmosfera e como devemos controlar e reduzir essas emissões.
Mas alguns fatores podem interferir nas medições de temperatura, tais quais as partículas lançadas pelos vulcões na atmosfera e que durante um bom tempo irão refletir os raios solares, reduzindo a temperatura global. E infelizmente servirá de argumento para os que não crêem nas mudanças climáticas causadas pelo homem.
Entre terremotos, tsunamis e vulcões, ainda existe a questão da influência das atividades solares sobre o planeta: será mesmo que, segundo os cientistas, está tudo “normal”?
Vejamos as atividades vulcânicas dos últimos 30 dias, algumas bem divulgadas pela mídia, outras nem tanto:
Vulcão Puyehue
No dia 4 de Junho, a entrada em erupção do Puyehue, 870 Km ao Sul de Santiago, provocou “uma explosão que causou uma coluna de cinzas com uma altura aproximada de 10 Km e 5 Km de extensão”, informou o Serviço Nacional de Geologia e Minas (Sernageomin) do Chile. O Puyehue entrou em erupção depois de 50 anos adormecido e obrigou 3500 pessoas a abandonar as suas casas.
Com 2240 metros de altura, o vulcão situa-se na cordilheira dos Andes. A sua última grande erupção aconteceu em 1960, depois do sismo de Valdivia, de magnitude 9,5 na escala de Richter. Morreram 5700 pessoas no Chile.
A entrada em atividade do Puyehue é a última de uma série de alertas vulcânicos no Sul do Chile nos últimos anos. Em 2008, a erupção do Chaiten, a 1300 Km de Santiago, forçou a evacuação da cidade com o mesmo nome. As ruas ficaram cobertas de uma camada de cinzas com dezenas de centímetros de espessura. Também em 2008 e depois em 2009, o vulcão Llaima – um dos mais ativos do Chile, a 700 Km de Santiago – forçou a retirada de dezenas de habitantes das localidades mais próximas.
Vulcão Popocaptépetl
A erupção do vulcão Popocaptépetl, localizado próximo à capital do México, lançou no dia 3 de Junho uma coluna de cinzas de aproximadamente 3 km de altura, segundo o Cenapred (Centro Nacional de Prevenção de Desastres) da Secretaria de Governo do México. O vulcão, que tem uma altura de 5.426 m acima do nível do mar, é a segunda maior montanha do país. Por isso, dizem os especialistas, a fumaça lançada pela erupção é visível em algumas áreas da capital, a Cidade do México.
Segundo um estudo recente da UAM (Universidade Autônoma Metropolitana) do México, o Popocatépetl perdeu quatro de suas geleiras nos últimos 15 anos por conta do aquecimento global.
Vulcão Kliuchevskaia Sopka
31 de Maio – Apesar do vulcão Kliuchevskaia Sopka estar lançando colunas de cinzas a uma altura de cinco mil metros acima do nível do mar, o Ministério para Situações de Emergência e Defesa Civil da Rússia garantiu que não há risco algum para a população da Península de Kamtcahtka. Kliuchevskaia Sopka está localizado na montanha mais alta da Eurásia (a região que compreende territórios da Europa e da Ásia).
Vulcão Taal
Cerca de 800 toneladas de peixes foram encontrados mortos no dia 30 de Maio, num lago perto de Manila, capital das Filipinas. Segundo as autoridades, o aumento da temperatura da água provocada pela atividade do vulcão Taal causou a mortandade.
Vulcão Grimsvötn
O Grimsvötn registrou uma violenta erupção em 21 de Maio, provocando uma coluna de cinzas de até 20 quilômetros de altura, o que prejudicou o tráfego aéreo na Europa.
O vulcão mais ativo do país registrou a mais violenta erupção em um século.
FONTE http://eco4u.wordpress.com/2011/06/06/terra-em-furia-em-menos-de-30-dias-5-vulcoes-chile-islandia-mexico-filipinas-e-russia/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário