As imagens do Buda gordo surgiram durante a dinastia Sung
(960 -1275) na China.
Estas imagens do Buda
sofrem muitas críticas por alguns budistas que dizem que Sidarta Gautama, o
Buda, não era gordo. Estes budistas lutam pelo que acreditam ser correto.
As imagens do Buda Gordo representam a fortuna interior e a prosperidade para o bem. Se pensarmos assim essas imagens poderiam representar como uma luva Sidarta Gautama, o Buda, fundador do Budismo, pois ele atingiu o nirvana e o Budismo é uma das maiores religiões do mundo.
A realidade não é só externa como interna também. Porém existem ainda
budistas que dizem que o Buda gordo foi um monge budista chinês e outros que é Maitreya, o Buda que reencarnará quando todos os ensinamentos de Sidarta Gautama forem esquecidos.
As imagens do Buda Gordo são as mais conhecidas, mais usadas e mais vendidas do Buda e também existem inúmeros tipos destas imagens tanto em esculturas como em pinturas.
A imagem do Buda esquelético, de tão magro, teve sua origem no Paquistão por causa de um trecho de algumas histórias da vida de Sidarta Gautama, o Buda.
O Pai do Buda era rei e vedou seu filho de conhecer a realidade do mundo fora dos muros do palácio, até certo dia em que o filho do rei conseguiu conhecer a realidade fora dos muros do mesmo e então resolveu fugir do ambiente que conhecia desde o nascimento.
O filho do rei viveu como um mendigo, vivendo do que as outras pessoas lhe davam. Um tempo depois decidindo encontrar sua iluminação, resolveu se juntar a um grupo de Brâmanes dedicados a uma severa vida ascética. Eles se auto mortificavam e ficavam muito tempo sem comer.
Dizem alguns contos que Sidarta Gautama chegou a comer um só grão de arroz por dia e por isso ficou esquelético. Claro que o Budismo não concorda com tais práticas, pois Sidarta depois de se iluminar disse que elas não levam a iluminação.
Existem diversas imagens do Buda esquelético, tanto em escultura quanto em pintura.
O Buda da cor Azul é o Buda da Medicina, seu nome é Bhaishajyaguru. Esta é uma imagem Tibetana.
A cor azul representa a estabilidade e a simultaneidade.
Quando o Buda fica desta cor ele apresenta o antídoto para cada doença. Ele
tira a causa e os efeitos de cada doença.
O significado dele estar na posição de Lótus, é para indicar
sua vontade de vencer todas a sombras humanas, de estar de vestes monádicas é o
compromisso de libertar todos os seres de seus martírios e o de estar segurando
um pote, é a de segurar um pote que tem o néctar do Dharma, o remédio mais
profundo que vem por meio do conhecimentos dos próprios defeitos e
transforma-los, das próprias qualidades e se valorizar, do conhecimento dos
outros e da prática espiritual.
Existem meditações, mantras e mandalas do Buda da Medicina.
Seu mantra para curas é:
TEYATA OM . BECATSE.
BECATSE . MAHA BECATSE
RADSA SAMUNG GATE SOHA
O Buda da cor vermelha é o Buda Amitabha, que é conhecido
tanto na linha Zen, Tibetana e Terra Pura, nesta ultima também é conhecida como
Amidismo, devido ser baseada na fé deste iluminado vermelho.
A cor vermelha significa purificar o karma dos desejos, mas
nem sempre ele é pintado dessa cor.
No Budismo Tibetano, Amitabha e também o Buda da Medicina
tem meditações próprias, das quais é necessário receber a iniciação para fazer.
Seu mantra é "OM AMI DEWA HRI" que serve para desenvolver um amor infinito por todos os
seres.
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