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quarta-feira, 15 de maio de 2013

DESINTERESSE DOS JOVENS POR CARROS PREOCUPA MONTADORA:



Desinteresse dos Jovens por Carros Preocupa Montadora.



Um recente artigo do The New York Times, da jornalista Amy Chozick, é mais uma prova de que os Jovens mudaram.






A Geração entre 18 e 24 anos está se importando mais com os Outros e com o Mundo em que vivem, superando antigos valores e necessidades de consumo que já não os convencem e, muito menos, os satisfazem.





Uma dessas mudanças importantes está no modo com que os Jovens se relacionam com a mobilidade.


Há poucas décadas, o carro representava o ideal de liberdade para muitas gerações.

Hoje, com ruas congestionadas, doenças respiratórias e falta de espaço para as pessoas nas cidades, os jovens se deram conta de que isso não tem nada a ver com ser livre, e passaram a valorizar meios de transporte mais limpos e acessíveis, como bicicleta, ônibus e trajetos a pé.



Além do mais, “hoje Facebook, Twitter e mensagens de texto permitem que os adolescentes e jovens de 20 e poucos anos se conectem sem rodas.



O preço alto da gasolina e as preocupações ambientais não ajudam em nada”, diz o artigo.


Para entender esse movimento, o texto conta que a GM, uma das principais montadoras de automóvel do mundo, pediu ajuda à MTV Scratch, braço de pesquisa e relacionamento com jovens da emissora norte-americana.



A ideia é desenvolver estratégias adaptadas à realidade dos carros e focadas no Público Jovem para reconquistar prestígio com o pessoal de 20 e poucos anos – público que tem poder de compra calculado em 170 bilhões de dólares, segundo a empresa de pesquisa de mercado comScore.


Porém, a situação não parece ser reversível. “Em uma pesquisa realizada com 3 mil consumidores nascidos entre 1981 e 2000 – geração chamada de ‘millennials’ – a Scratch perguntou quais eram as suas 31 marcas preferidas.

Nenhuma marca de carro ficou entre as top 10, ficando bem abaixo de empresas como Google e Nike”, diz o artigo.

Além disso, 46% dos motoristas de 18 a 24 anos declararam que preferem acesso a Internet a ter um carro, segundo dados da agência Gartner, também citados no texto do NY Times.


O que parece é que os Interesses e as Preocupações Mudaram e as agência de publicidade estão correndo para entendê-los e moldá-los, mais uma vez.



Só que, agora, com o Poder da Informação na ponta dos dedos e o Movimento da Mudança nos próprios pés fica bem mais difícil acreditar que a nossa liberdade dependa de uma caixa metálicaque desagrega e polui a nossa Cidade.


Jovens Brasileiros preferem Transporte Público de Qualidade.





Essa tendência de Não-valorização do Carro já foi apontada também pelos nossos Jovens aqui no Brasil.

A pesquisa O Sonho Brasileiro, produzida pela agência de pesquisa Box1824, questionou milhares de ‘millenials’ sobre sua relação com o País e o que esperavam para o Futuro.

As respostas, que podem ser acessadas na íntegra no site, mostram Entusiasmo e Vontade de Transformação, Especialmente, frente aos Desafios Sociais e Urbanos como Falta de Educação e Integração.


A problemática do Transporte Público se repete nos comentários dos internautas no site da pesquisa, que mantém o espaço virtual aberto para todos que quiserem deixar sua contribuição de desejo de mudança para o local em que vivem.



A maioria das pessoas que opina enxerga o carro como um vilãoque polui e tira espaço da cidade e acredita que a solução está em investimento em transporte público de qualidade.



Esse é o Desejo dos Jovens Brasileiros que também já mudaram e agora estão sonhando, mas de olhos bem abertos para cuidar do Mundo em que Vivem.




Leia também:
- Motorista que fechar bicicletas será multado em SP .
- Organização da Rio+20 quer priorizar bicicleta e transporte público.
- Programa Escolas de Bicicleta formará jovens ciclistas urbanos em São Paulo.

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