Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

LILITH, A MULHER QUE FEZ ADÃO IR CHORAMINGAR COM DEUS:


Lilith, a mulher que fez Adão ir choramingar com Deus.


Todos conhecem a história de Adão e Eva, do Antigo Testamento. Mas existiu uma mulher antes de Eva, e esta mulher foi Lilith, criada do pó, como Adão. Por ter sido criada de igual modo, questionou o porquê, de ser submissa ao homem. Isso desagradou muito a Adão.
 

Lilith
 , esse o nome da primeira mulher de Adão, criada do pó, da mesma maneira que o seu companheiro, não é comum ouvir a respeito dela no interior de uma igreja, muitos não tem conhecimento sobre ela, quem tem não ousaria falar, por causa de alguns assuntos tabus que é relacionado a ela; infanticídio, feminismo e sexo demoníaco.




Depois que Deus criou Adão, que estava sozinho, Ele disse: 'Não é bom que o homem esteja só "(Gênesis 2:18). Ele então criou a mulher para Adão, da terra, como Ele havia criado o próprio Adão, e chamou-a de Lilith. Adão e Lilith imediatamente começaram a brigar. Lilith disse: "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti?" Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual." Quando reclamou de sua condição a Deus, ele retrucou: "Eu não vou me deitar abaixo de você, apenas por cima. Pois você está apta apenas para estar na posição inferior, enquanto eu sou um ser superior." Lilith respondeu: "Nós somos iguais um ao outro, considerando que ambos fomos criados a partir da terra". Mas eles não deram ouvidos um ao outro. Quando Lilith percebeu isso, ela pronunciou o Nome Inefável e voou para o ar. Adão permaneceu em oração diante do seu Criador: "Soberano do universo! A mulher que você me deu fugiu!". Ao mesmo tempo Deus enviou três anjos para trazê-la de volta.
 
Estátua babilônica em terracota atribuída a Lilith de 1.500-2000a.C
Os três anjos foram insistiram que ela voltasse e ameaçaram afogá-la, porém ela se recusou a voltar, sendo assim condenada por Deus a perder cem filhos por dia. Desde então, para proteger os recém-nascidos da influência de Lilith, seria necessário colocar amuletos com o nome dos 3 anjos (Snvi, Snsvi, and Smnglof), lembrando-a de sua promessa.
Eva teria então sido criada a partir de Adão. Como outra interpretação diz que ela (Lilith) juntou-se aos anjos caídos quando se casou com Samael que tentou Eva ao passo que Lilith tentou a Adão os fazendo cometer adultério. Desde então o homem foi expulso do paraíso e Lilith tentaria destruir a humanidade, filhos do adultério de Adão com Eva, pois mesmo abandonando seu marido ela não aceitava sua segunda mulher. Ela então passou a perseguir os homens, principalmente os adúlteros, crianças e recém casados para se vingar. Outras histórias referem-se a ela como surgida das trevas ou como um demônio do mar e não como igual ao homem.
Infere-se pelos textos e por amuletos medievais que ela era uma superstição comum entre os camponeses. Deixar esculturas dos 3 anjos que a perseguiram para fora do Éden, Sanvi, Sansavi e Samangelaf, protegeria os bebês recém-nascidos (uma proteção necessária por 8 dias para homens e 20 dias para mulheres) e impediria que seus maridos fossem seduzidos por Lilith a cometer adultério(prática de Sucubismo). 
 

1°- 
 Essa versão poderia ser negada pela grande maioria, alegando ser fantasiosa, se não fosse por dois fatores muito importantes, o qual mostra no antigo testamento hebreu trechos claros sobre a sua existência de fato (na Bíblia, não na vida real).
No primeiro capítulo do Livro de Gênesis, versículo 27, está escrito que: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." porém no segundo capítulo versículo 18: '"O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." e é apenas no versículo 22 do segundo capítulo que Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.".[1] É possível que no primeiro capítulo a mulher criada seja Lilith e levando em consideração o versículo 23: "Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada." podemos verificar na expressão de Adão "...esta sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!..." a afirmativa de existência de outra criatura que não era qualificada como mulher e que não se podia se submeter a ele pois era independente, estava no mesmo nível de criação, a mesma altura de Adão. Em algumas traduções o texto "esta sim..." aparece como "agora sim, esta ..." o que não parece ser um erro de tradução mas uma evidência da afirmação na narrativa.

2°- Na Bília atual ela aparece no livro de Isaías 34:14: "E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilith pousará ali, e achará lugar de repouso para si." Nas traduções recentes da Bíblia a palavra Lilith é substituída por demônio ou bruxa do deserto.

Caso você procure este versículo na sua bíblia, já posso adiantar que não irá encontrar o nome dela, somente a bíblia hebraica se refere a ela ela. Na versão usada no Brasil ( João Ferreira de Almeida) esta da seguinte forma, "...os animais noturnos ali pousarão..."

Sendo demônio ou não, na arte e também na literatura, ela é tida como símbolo do feminismo e de querer direitos iguais para ambos sexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário