Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

CUIDADO COM OS SEUS PENSAMENTOS

CUIDADO   COM  OS  SEUS  PENSAMENTOS:

A
 maioria das pessoas não entende como os pensamentos são importantes e deixam ao deus-dará o desenvolvimento de padrões do seu pensar, como bem afirma o neurocientista Dr. Daniel Amen, da Califórnia. Você sabia, caro leitor, que todos os pensamentos que você tem mandam um sinal elétrico que atravessa todo o cérebro? Os pensamentos são verdadeiras propriedades físicas. Eles são reais! Eles têm uma influência significativa em cada célula de seu corpo. Quando sua mente está sobrecarregada de muitos pensamentos negativos, afeta seu sistema límbico profundo.
            O sistema límbico profundo, cujo tamanho é equivalente a uma noz, fica perto do centro do cérebro. Ele é totalmente energizado por funções, todas importantes para o comportamento humano e sobrevivência. Sob o ponto de vista evolutivo animal, essa é a parte mais velha do cérebro dos mamíferos, que lhes possibilitou experimentarem e expressarem as suas emoções. Isso os libertou de condutas estereotipadas e ações ditadas pelo tronco cerebral, como ocorre em cérebros de répteis mais velhos.
            Assim, é muito importante que você fique atento aos seus pensamentos, pois quando a sua mente está sobrecarregada de muitos pensamentos negativos, afetará, sem sombra de dúvida, o seu sistema límbico profundo e causará, conseqüentemente, irritabilidade, mau humor, depressão... É indispensável a disciplina, o controle, a reeducação para dirigir os pensamentos de maneira positiva, como elemento mais eficiente para se sentir melhor.
            Seus pensamentos não são algo subjetivo, sem vida, que acontecem e vão embora e pronto, não! Eles têm vida, são reais e guardam um impacto verdadeiro sobre o seu modo de sentir e de se comportar.
            Mark George, M.D., do National Institute of Mental Health, dos Estados Unidos, mostrou a importância de se trabalhar o pensamento em um interessante estudo, onde a atividade do cérebro em dez mulheres normais, sob três diferentes condições, demonstrou ação distinta no sistema límbico. Ele propôs que elas pensassem em coisas alegres, depois tristes e, em seguida neutras. Sob exames específicos, ele percebeu que durante os pensamentos alegres, o sistema límbico profundo das mulheres esfriava, mudava a temperatura para menos. Os pensamentos de tristeza davam um significativo aumento na atividade do sistema, por um todo, aumentando o seu calor e com os pensamentos neutros não havia alterações.
            Toda vez que você tem um bom pensamento, sorri, brinca, canta, pensa esperançosamente, seu cérebro libera elementos químicos que fazem com que o seu corpo se sinta bem (esfria-se o seu sistema límbico profundo). Pense na última vez em que teve um pensamento feliz, seus músculos relaxam, seu coração bate mais lentamente, suas mãos ficam secas e elas transpiram mais lentamente.
            Nunca se esqueça: seu corpo estará sempre reagindo a seus bons pensamentos. Então, o que está esperando para mudar o padrão do seu pensar? Comece agora, disciplinando, e se você é um pessimista, um derrotista, sinta-se como um viciado e trabalhe seus padrões mentais a cada dia, com uma nova conquista diária.

FONTE: SITE CIDADE DA LUZ  -  POR JOSÉ MEDRADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário