Páginas

sábado, 7 de setembro de 2013

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL OU DEPENDÊNCIA DO BRASIL?








Por: Bruno Ferreira




Todos anos chega a época da data que marcou a história do Brasil o 07 de setembro de 1988 está data marca a independência do Brasil de sua Metrópole Portugal, nessa ocasião D. João havia deixado o Brasil um país que havia passado por transformações pois o próprio rei estava presente no Brasil onde anos antes havia fugido da Europa por causa da ameaça de Napoleão Bonaparte.
O Brasil em 1808 era um pais escravocrata colonizado por uma metrópole pouco desenvolvida que tinha uma aristocracia que pouco queria desenvolver o potencial de Portugal com a vinda dessas elite portuguesa o Brasil desenvolve suas instituições no Rio de Janeiro e também abriu os portos para que os Ingleses vende-se seus produtos.
Com o passar dos anos o Brasil que tinha como Dono Portugal foi mudando de proprietário, de inicio uma elite subordinado a Portugal para uma subordinada a Inglaterra mais tarde a economia do Brasil estava depende dos produtos ingleses, quando a família real saiu do Brasil o rei D. João sabia que a independência aconteceria mais sedo ou mais tarde.
Dom Pedro filho do rei ficou no Brasil e deu a independência para o Brasil no dia 07 de setembro por pressões externas e internas, o Brasil ficou supostamente dependente, mas dependente economicamente da senhora dos Mares Inglaterra que estava espalhando a industrialização e seus produtos pelos sete mares, também ou longo do tempo os Estados Unidos foi desenvolvendo sua economia e seu parque industrial e queria o Brasil como zona de influencia comercial.
Observamos que o Brasil mudou de dono assumiu dividas de Portugal em nome da liberdade, mas dependência da Inglaterra e com o passar do tempo foi sofrendo influencias culturais da França, e no século XX após o grande avanço dos Estados Unidos o Brasil passou a ser dependente de avanços industriais americanos, com o fim da segunda guerra os Estados Unidos aumenta sua influencia no mundo e suas empresas crescem cada vez mais.
Com a parceria de Vargas com Estados Unidos e mais tarde aumentada com as políticas de Dutra e JK o Brasil teve todo o seu crescimento industrial baseado na industria estrangeira fora do pais.
Por fim chega-se a conclusão de que o Brasil sempre fornecedor de matérias primas para o estrangeiro e pouco fez para produzir uma educação para a produção de tecnologia nacional, ou seja, o Brasil mudou de dependência e não pediu a independência até os dias de hoje.


FONTE: HISTÓRIA INTERESSANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário