Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

domingo, 10 de agosto de 2014

É DIA DOS PAIS E DOMINGO TERÁ A MAIOR SUPER LUA DO ANO!!!




Assistir à Lua cheia nascer é sempre um espetáculo fabuloso, mas nesse domingo o evento será diferente. A Lua nascerá gigantesca e alaranjada e também parecerá muito brilhante que a de costume. Domingo é Dia dos Pais e para brindar teremos a maior Lua cheia do ano!



Batizada popularmente como Superlua Cheia, o fenômeno acontece devido a uma coincidência que acontece sempre que a Lua entra na fase cheia no mesmo dia em que atinge o perigeu, a menor distância da Terra. Cientificamente o fenômeno é chamado de Lua do Perigeu.


Como Acontece a Super Lua
A Lua dá uma volta aparente na Terra a cada 29,5 dias e se tudo fosse perfeito, a superlua nunca existiria. É que a orbita da Lua ao redor do nosso planeta não é um círculo perfeito, mas uma elipse, uma círculo achatado.

Essa irregularidade do shape tem dois pontos principais, chamados perigeu e apogeu lunar. Durante o apogeu, o ponto mais distante da orbita, a distância média da Terra à Lua é de 405,696 km, enquanto no perigeu, o ponto mais próximo, essa distância cai para 363,104 km.

Além disso, as anomalias gravitacionais envolvidas fazem com essas distâncias médias variem um pouco, produzindo perigeus e apogeus diferentes ao longo do ano, alguns deles bastante perceptíveis visualmente.


É exatamente isso o que vai acontecer neste domingo, quando teremos o menor perigeu lunar do ano. Exatamente às 14h44 BRT (Hora de Brasília) a distância Lua-Terra será de apenas 356,896 km.

No entanto, essa aproximação por si só não produz uma Super Lua. Para isso é preciso que ela também esteja começando a fase cheia, que por uma coincidência terá início minutos depois do perigeu, às 15h09 BRT. Juntos, farão a Lua parecer 35% mais brilhante e aparentar um diâmetro 14% maior que o de costume. Em outras palavras, teremos uma Super Lua Cheia!





Além do aumento do brilho e do diâmetro aparente do disco lunar, as superluas também causam efeitos físicos aqui na Terra, uma vez que a maior aproximação produz marés mais fortes que as habituais, mas nada que fuja dos padrões já conhecidos


Vendo a Super Lua
Apesar de o ápice da Super Lua ocorrer na tarde de domingo, ela não poderá ser vista neste momento já que ainda não estará no céu.

Em boa parte do Brasil o astro nasce próximo às 17h30, praticamente ao mesmo tempo em que o Sol está se pondo no lado oeste. Isso faz com que o nascer da Super Lua ganhe uma coloração especialmente alaranjada, obtida devido à refração dos raios de Sol na atmosfera.

É isso aí. Nada como uma Super Lua para comemorar um Super Dia dos Pais. Bons céus!


Nota: O Apolo11 deverá transmitir o evento ao vivo, direto de São Paulo, a partir das 18h30. Se o tempo colaborar!



Fotos: Diretor do Apolo11, Rogério Leite, fala sobre a super Lua cheia. Na sequencia, comparação entre uma Lua cheia "normal" e a superlua cheia. Acima, esquema mostra a órbita da Lua ao redor da Terra. Crédito: Apolo11.com.

Direitos Reservados
É vedada a utilização deste texto
Leia nosso Termo de Uso e saiba como publicar este material em seu site ou blog

URL curta dessa página: http://tinyurl.com/pj87fjd



Pesquise no Apolo11
Utilize a caixa de pesquisa personalizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário