Criei este Blog para minha Mãe Cigana Rainha do Oriente, sendo uma forma de homenageá-la, bem como postar assuntos atuais e de caráter edificante, lindas mensagens, poesias de luz, também aqui brindemos á amizade verdadeira e elevemos o principal em nós ou seja a essência Divina, Deus e a Espiritualidade em geral.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

A HISTÓRIA DAS REVOLTAS E MANIFESTAÇÕES NO BRASIL:




Por: Bruno Ferreira


Com o falso mito de que brasileiro é pacifico e tem um historia sem sangue vejamos que em toda a história do Brasil é marcada por lutas internas em nome da independência, republica e em busca da democracia, vejamos alguns fatos que marcaram a luta do povo brasileiro.
Começamos pela luta dos verdadeiros donos da Terra, os povos indígenas que lutam até os dias de hoje fizeram parte da sua luta pela propriedade do seu solo e dos seus costumes a luta desses verdadeiros brasileiros fizeram entrar e combater todos os brancos que entravam em suas terras, mas essa luta durou até quanto pode sendo que esses foram dizimados pelas armas de fogo, esses foram escravizados para retirada do bem que daria o nome a essa terra o Pau Brasil.
Com a formação desse país dividido entre senhores da corte portuguesa sendo donos de capitanias hereditárias para trabalhar em seus engenhos trouxeram a base da força da áfrica a mão de obra necessária para domesticação esses eram os negros escravizados e retirados da sua terra a força, aqui foram governados os brasileiros a força por déspotas como Mém de Sá governador geral do Brasil.
A igreja também fez parte da dominação dos povos aqui existentes dominaram esses culturalmente por meio dos padres jesuítas por de missões, as revoltas dos indígenas contra os cruéis bandeirantes que pegavam esses no laço para trabalhar e serem escravizados.
Os brasileiros lutaram para não serem escravos de portugueses e lutaram depois contra a chegada de Franceses e Holandeses que fixaram por alguns anos suas colônias na costa do Brasil esses foram expulso, com maior facilidade os Frances e anos mais tarde por força da coroa portuguesa e com apoio de alguns indígenas expulsaram também os holandeses.
Com a descoberta do Ouro em nossas terras muitos vieram para o Brasil em busca desse bem mas tantas pessoas trouxeram a fome e os que ali chegaram queriam alimentos a conhecida guerra dos emboabas a luta entres os emboabas e os paulistas na busca de alimentos.
Os negros aqui chegaram e foram torturado por séculos para trabalharem em fazendas, minas de ouro e servir ao seu dono para punir os negros eram usados meios cruéis mas esses lutaram e se rebelaram varias vezes na formação de quilombos e na luta contra a escravidão durante a historia o Brasil.






Sabe-se atualmente que a resistência dos escravos foi feroz e constante: milhares de negros lutaram de todas as formas contra os horrores que o destino lhe reservara. A fuga, solitária ou coletiva, não era a única forma de rebelião: houve incontáveis casos de escravos que quebraram ferramentas, incendiaram senzalas, dispersaram os rebanhos ou atacaram seus feitores. Pg 133.




Um dos quilombos mais famosos era dos palmares e essa resistência durou muitos anos este localizava a 90 quilômetros de Maceió na alagoas.
Pela busca da independência e pela busca da autonomia das minas gerais o movimento mais famoso pela luta e liberdade da história do Brasil foi sem duvida a famosa Conjuração Mineiros onde muitos brasileiros queriam a independência de Portugal e lutavam pela independência provocada por senhores de minas e pessoas de prestigio coube a um alferes ser o bode expiatório o senhor Joaquim da Silva Xavier o Tiradentes foi condenado a morte e foi morto em nome do movimento, mas este virou símbolo do Brasil e herói nacional pois buscava a independência do Brasil.
Entretanto não foi apenas ai que ouve revoltas espalharam pelo Brasil em busca da independência ocorreu além de minas a guerra dos Mascates no recife pernabuco conhecido esse episodio de Insurreição Pernambucana com a chegada de Dom João este conseguiu neutralizar a guerra e nomear outro governador para a região.
Na busca pela independência o pai não foi em peso a luta, mas diversas regiões queriam sua independência e queriam que aqui fosse desde o inicio uma republica baseada na democracia em diversas partes do Brasil ouve luta armada, com o perigo de o país em fragmentar D. Pedro Pediu a Independência.
Ocorreu pelo Brasil a confederação do equador foi novamente em recife com a saída do poder de D. Pedro I o príncipe e sucessor D. Pedro II não tinha idade suficiente para assumir o posto e desta forma assumiu os regentes essas controlaram o pais com muito sangue e bala revoltas espalharam pelo país como a cabanagem, a sabinada, balaiada, praieira e a guerra dos farrapos todos elas tinham como objetivo a independência do império Brasileiro, mas nem todas tinham cunho popular e o caso da guerra dos farrapos sem duvida muitos e milhares morreram nessas revoltas em nome da republica e em nome de melhorias para os brasileiros, mas conseguiram conservar a unidade do Brasil, ate a chegada do imperador D. Pedro II n famoso golpe da maioridade.
Apesar de D. Pedro ser um imperador muito esclarecido vencer a elite oligárquica não era fácil, mesmo assim com muitas pressões externas pela retirada da escravidão no Brasil ela só saiu em 1888 por imposição dos mercados externos e um ano depois chegou a vez dele o imperador brasileiro sair do trono e dar lugar a republicas da espada, outro fator que fez o imperador sair do poder foi a entrada do Brasil na guerra do Paraguai, onde o Brasil exterminou o Paraguai e saiu vitorioso, mas com uma crise interna forte pois os negros buscavam a liberdade e pressionaram o governo a abolição veio pelas mãos da princesa Izabel.
A República ainda chega que tardia essa era comandada por militares o Marechal Deodoro e estava longe de ser democrática e igual outra revoluta foi a da armada no rio de janeiro onde esses eram explorados os marinheiros queriam melhores soldos e melhores condições. No isso de nossa republica passamos por muitas revoltas sociais como a guerra de canudos que massacrou milhares brasileiros miseráveis e mortos de fome no sertão nordestino.
No século muitos imigrantes chegaram de diversas partes do mundo para serem e adotarem o Brasil como pátria aqui chegaram italiano, portugueses, espanhóis, franceses, alemães e japoneses.construíram o Brasil no séculos XX muitos foram trabalhar no campo e outros tantos nas fabricas.
O Brasil tem revoltas que vão construir ela como país de extremas reivindicações, na revolta da chibata, foi uma revolta onde os marinheiros eram contra os castigos sofridos, a guerra do contestado foi o conflito armado entre o exercito e os camponeses miseráveis da região sudoeste do Paraná e noroeste de santa Catarina.
Em 1923 o Brasil teve a revolução gaucha e também a revolução de 1924, mais tarde a revolta chega bem organizada de mudança de uma tradição de mandos vindo do poder central um homem teve o sonho esse foi Prestes que fez pelo Brasil a coluna prestes viajando o Brasil o ideal revolucionário e conscientizar a população rural, fazendo-a sublevar-se contra o domínio exploratório exercido pelas elites, ele Luiz Carlos Prestes virou o cavaleiro da esperança, o movimento mais violento entre seus participantes ocorreu no nordeste e era comandado por Virgulino Ferreira da Silva conhecido como Lampião o rei do Cangaço, justiceiro e bandido essa foi a fama de um dos homens mais temidos do nordeste mas buscava ficou caracterizado como o bandido do bem com o seu banditismo Social.
A revolução que chegou ao Rio e tomou o poder foi a de 1930 comandada por ele Getulio Vargas que buscava o seu direito de poder na política do café do com leite com diz o jornalista Eduardo Bueno.




No ultimo dia de outubro de 1930, Getulio Vargas fez sua entrada triunfal no rio de janeiro. Vestia uniforme militar, lenço vermelho no pescoço e um chapéu gaúcho de aba larga. Apesar de o futuro “chefe do governo provisório” ter vindo do Rio grande do Sul de Trem – uma jornada ruidosa e apoteótica -, muitos de seus aliados gaúchos cobriram o percurso de quase 1500 quilômetros a cavalo. Pg327




Essa era de ficou conhecida como a Era Vargas e fez mudanças fundamentais no Brasil, a revolução foi elaborada para tirar das mãos de Julio prestes o poder e passaram para as mãos de Vargas esse que foi o presidente marcante do século passado e trouxe multidões contra e a favor de sua posição política sua saída acontece por meio de uma incovenciência de que este tinha apoiado o Brasil na segunda guerra e esses lutavam contra uma ditadura mas dentro do próprio pais vivam sob uma ditadura, sua saída do poder aconteceu e deixou como sucessor o general Eurico Gaspar Dutra, em seu governo teve forte luta de trabalhadores em busca de direitos, vargas criou uma cultura nacional forte e trouxe um nacionalismo criando através de campanhas como o “o Petroleo e Nosso” Vargas terminou a sua era com um tiro e deixou um pais transformado.
O Brasil com lema de Juscelino Kubichek de Oliveira fez o Brasil crescer e com ele os problemas também greves e revoltas só foi ocorrer contra o golpe de 1964 e fomentado por ele o grande Leonel Brizola que tentou assegurar a legitimidade de Jango no poder, mas após algum tempo João Goulart caiu, incitado pela burguesia milhares saíram às ruas e os Generais tomaram o poder.
Anos de Chumbo chegaram ao Brasil e duraram 20 anos por meio de violência e tortura, guerrilhas eram sempre organizadas como foi o caso da famosa “Guerrilha do Araguaia” com a crise econômica e pressões sociais pelo longo tempo até a gradual saída dos militares do poder executivo, por meio de lutas chegaram os políticos e artistas que lutavam pelas diretas já, essas eram feitas em praças por todo o Brasil.
Nesse meio surge o sindicalismo e os metalúrgicos do Abc buscavam por meio da greve melhores condições de trabalho havia décadas que a classe trabalhadora não era ouvida com a liderança do sindicalista Lula esse a fez ouvir.
Mas foram por meio da escolha de Tancredo neves que o poder volta à mão dos cidadãos e a democracia, mas foi Sarney o eleito a vice que assume o poder do país.
O povo volta a manifestar-se novamente com a corrupção de Color e por meio dos caras pintadas Color de Mello sai do poder federal o impeachment foi o seu fim como presidente o Brasil ainda passou pela década de 90 como década da injustiça como onde indígenas eram queimados e onde os pobres e miseráveis ficavam cada vez mais pobres.
Certas crises em torno da terra, da casa sempre existiram como manifestações de posse e por lutas particulares, a chegada de Lula fomentado por crises econômicas fez o Brasil mudar para um novo estilo de governo que ao longo do tempo deu em bons resultados para a classe baixa, mas que acabou com a santidade petista quando descobriram o grande escândalo de corrupção, Lula conseguiu contornar
Na Era Dilma manteve a economia, mas a crise chegou em sua política emendada e sem reformas em áreas importantes gerando manifestações em todo pais esses estão contra gastos na copa do mundo, corrupção, melhores serviços entre outros.




BibliografiaEduardo Bueno - Brasil - Um história: um pais em construção - ed. Leya.



Read more: http://historiabruno.blogspot.com/2013/06/a-historia-das-revoltas-e-manifestacoes.html#ixzz2YhOipJMf

Nenhum comentário:

Postar um comentário